Diferenças entre tartarugas de água e de terra

Diferenças entre tartarugas de água e de terra

Quer conhecer as diferenças entre tartarugas de água e de terra? Neste artigo do PeritoAnimal nos focamos nos detalhes da evolução que tiveram estes fantásticos répteis com o passar do tempo.

No Triásico, há 260 milhões de anos, apareceu pela primeira vez o antepassado da tartaruga, o Captorhinus, foi o primeiro réptil a possuir uma carapaça que cobria o seu tórax, órgãos, e que além disso, cobria as suas costelas. Isto tornou possível que alguns animais, como a tartaruga, desenvolvessem uma carapaça de osso.

Continue lendo para saber tudo sobre as tartarugas!

Diferenças quanto à longevidade

Existe uma grande diferença entre as idades que uma tartaruga pode viver dependendo da sua espécie. As tartarugas de terra, por exemplo, são as com maior longevidade chegando a viver mais de 100 anos. De fato, a tartaruga que mais viveu na história foi uma tartaruga irradiada (Astrochelys radiata) que alcançou os 188 anos.

Por outro lado, as tartarugas de água costumam viver entre 15 a 20 anos. Um outro caso, são as tartarugas de água doce, que podem viver até 30 anos se receberem bons cuidados.

Adaptação das patas ao meio ambiente

As patas das tartarugas são um dos elementos mais importantes na hora de determinar se estamos diante de uma tartaruga de água de uma tartaruga terrestre.

Tendo em conta que as tartarugas marinhas permanecem de forma constante no interior da água é lógico que as suas patas sejam formadas por uma espécie de membrana que lhes permite nadar. Estas membranas, chamadas de membranas interdigitais, por se encontrarem entre os dedos das patas, são fáceis de detectar à vista desarmada.

No caso das tartarugas de terra não têm estas membranas, as suas patas têm forma de tubo e os seus dedos estão mais desenvolvidos.

Outra diferença interessante é que as tartarugas marinhas têm umas unhas compridas e acabadas em ponta, enquanto que as de terra são mais curtas e encontram-se atrofiadas.

O caráter das tartarugas

O caráter depende muito do hábitat em que se desenvolvem e se são domésticas ou não.

No caso das tartarugas de água costumam ter um caráter muito tranquilo apesar da sua interação se estiver em cativeiro ser muito pouca.

No entanto, o temperamento das tartarugas terrestres é mais forte, isto porque viver em liberdade e ter que proteger as suas crias é o que as torna mais irascíveis e estrarem sempre na defensiva.

Um exemplo de agressividade extrema pode ser observado na tartaruga-aligator, uma tartaruga que se adapta maravilhosamente a viver em terra e em água.

Diferenças na carapaça

No caso da carapaça a diferença mais importante é que enquanto a tartaruga de água possui uma carapaça lisa e muito suave que a ajuda a se deslocar pela água, a tartaruga de terra tem uma carapaça cheia de rugas e com uma forma muito irregular. Este último tipo de carapaça é muito característico, por exemplo, da tartaruga-de-esporas-africana.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre tartarugas de água e de terra, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.