Diferenças entre rato e ratazana

Diferenças entre rato e ratazana

Se está pensando em adotar um rato ou uma ratazana como pet, entrou no sítio certo, pois neste artigo do PeritoAnimal vamos-lhe mostrar as diferenças de ambos os animais incluindo caraterísticas físicas, inteligência ou comportamento.

Descubra todas as diferenças entre rato e ratazana assim como curiosidades que lhe surpreenderão pois tratam-se de animais inteligentes e sociais dos quais desfrutará se estiver considerando adotar um.

Não se esqueça de comentar se tiver dúvidas ou se quiser compartilhe com a nossa comunidade fotografias destes dois roedores. Vamos a isso!

Diferenças físicas

Para começar devemos ter claro que o rato e a ratazana não são da mesma espécie. A ratazana pertence ao gênero Rattus que contempla até 57 espécies diferentes tais como Rattus rattus ou Rattus norvegicus. O rato por sua vez pertence ao gênero Mus e encontramos cerca de 38 espécies muito diferentes incluindo o Mus musculus, conhecido como o rato doméstico.

Fisicamente e de forma geral podemos distinguir um rato de uma ratazana pelo tamanho: as ratazanas podem chegar a medir até 30 centímetros, enquanto que o rato é mais pequeno conformando-se com uns 15 centímetros (embora alguns possam chegar aos 20).

No entanto, a melhor forma de distinguir fisicamente uma ratazana de um rato é a fisionomia que apresenta, conferindo pequenos detalhes: as ratazanas costumam ter as patas maiores e os ratos mais pequenas. As orelhas da ratazana são mais pequenas em comparação com as do rato.

Os bigodes do rato costumam ser mais compridos que as da ratazana, pois têm a sua capacidade visual ligeiramente diminuída, algo que compensam com um ouvido e olfato muito desenvolvido.

A cor do roedor é outra diferença física a ter em conta, pois as ratazanas costumam ser de cores escuras (marrom, preto e cinza) e os ratos combinam cores claras com escuras (marrom, branco, cinza).

Diferenças de comportamento entre ratos e ratazanas

De seguida, vamos distinguir um pouco o comportamento destes dois roedores:

  • As ratazanas são capazes de mostrar comportamentos muito diferentes para expressar as suas emoções. Podemos identificar uma ratazana feliz quando salta, mexe a cauda ou range os dentes. Por outro lado, quando se sente ameaçada ou tensa costuma manifestar guinchos agudos em tom baixo, morder e inclusive bater de forma selvagem. É recomendável não incomodar uma ratazana que esteja guinchando, mostrando os dentes ou com o pelo eriçado.
  • As ratazanas são animais muito sociais que gostam da companhia de outras ratazanas. Costumam se limpar mutuamente, cheirar e mostrar afeto.
  • Por sua vez, os ratos também são animais muito sociais que devem viver na companhia de outros da sua espécie. Deve juntar apenas um macho com várias fêmeas (esterilizadas) a não ser que dois machos tenham sido criados juntos desde o seu nascimento. Caso contrário, podem surgir conflitos graves.
  • A ratazana não costuma manifestar agressividade tão rapidamente como um rato, no entanto, é capaz de se colocar de pé sobre duas patas (com a ajuda da cauda) e preparar-se para atacar se for necessário. Podemos dizer de forma geral que são mais dóceis as ratazanas, embora isso dependa do caráter de cada exemplar em concreto.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre rato e ratazana, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.