Diferenças entre o leão e o tigre

Diferenças entre o leão e o tigre

Embora não exista atualmente nenhum lugar no planeta onde leões e tigres coexistam naturalmente, a realidade é que durante a história da vida na Terra houve episódios onde ambos os grandes felinos coexistiram em grande parte da Ásia.

Hoje, é fácil saber que há leões na África e tigres na Ásia, mas qual é a distribuição geográfica exata de cada um desses animais? Se você quiser encontrar respostas a estas e outras curiosas perguntas sobre as diferenças entre o leão e o tigre, neste artigo do PeritoAnimal você encontrará muitas informações úteis para descobrir. Continue lendo!

Taxonomia do leão e do tigre

O leão e o tigre compartilham uma taxonomia comum, diferindo apenas no nível da espécie. Portanto, ambos os animais pertencem a:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Cordados
  • Classe: Mamíferos
  • Ordem: Carnívoros
  • Subordem: Feliformes
  • Família: Felidae (felinos)
  • Subfamília: Pantherinae
  • Gênero: Panthera

A partir do gênero Panthera é quando as duas espécies são diferenciadas: de um lado, o leão (Panthera leo) e, de outro, o tigre (Panthera tigris).

Além disso, dentro de cada uma destas duas espécies felinas diferentes, há um total de 6 subespécies de leões e 6 subespécies de tigres, de acordo com sua distribuição geográfica. Vamos ver na lista a seguir os nomes comuns e científicos de cada uma das subespécies de leões e tigres que existem:

Subespécies atuais de leões:

  • Leão-do-congo (Panthera leo azandica).
  • Leão-do-katanga (Panthera leo bleyenberghi)
  • Leão-do-transvaal (Panthera leo krugeri)
  • Leão-núbio (Panthera leo nubica)
  • Leão-do-senegal (Panthera leo senegalensis)
  • Leão-asiático ou persa (Panthera leo persica)

Subespécies atuais de tigres:

  • Tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris)
  • Tigre-da-indochina (Panthera tigris corbetti)
  • Tigre-malaio (Panthera tigris jacksoni)
  • Tigre-de-sumatra (Panthera tigris sumatrae)
  • Tigre-siberiano (Panthera tigris altaica)
  • Tigre-do-sul-da-china (Panthera tigris amoyensis)

Leão vs tigre: diferenças físicas

Na hora de diferenciar este dois grandes felinos, é interessante destacar que o tigre é maior que o leão, pesando até 250 quilos. O leão, por sua vez, chega até os 180 quilos.

Além disso, a pelagem alaranjada com listras dos tigres se destaca da pelagem amarelo-acastanhada dos leões. As listras dos tigres, fazendo um contraste com suas barrigas esbranquiçadas, seguem um padrão único em cada espécime, e é possível identificar diferentes indivíduos tigres de acordo com a disposição e a cor de suas listras. Surpreendente, não é?

Outra grande diferença quando comparamos o leão vs tigre, é uma característica muito marcante dos leões: a presença de uma juba densa em machos adultos, que é identificada como um dimorfismo sexual chave entre machos e fêmeas, algo que não existe nos tigres. Os machos e as fêmeas diferem simplesmente pelo tamanho, já que as fêmeas são menores do que os machos.

Quem é mais forte, o leão ou o tigre?

Se pensarmos na força proporcional em relação ao peso desses animais, o tigre poderia ser considerado o mais forte na comparação com o leão. Pinturas da Roma Antiga dão a entender que os duelos realizados entre os dois animais tinham normalmente como vencedor o tigre. Mas a resposta a esta pergunta é um tanto quanto compleza, visto que comummente um leão é mais agressivo que um tigre.

Habitat do leão e do tigre

As vastas savanas africanas são, sem dúvida, o principal habitat dos leões. Atualmente, a maioria das populações de leões está localizada no leste e no sul do continente africano, nas regiões da Tanzânia, Quênia, Namíbia, República da África do Sul e Botsuana. Entretanto, esses grandes felinos são capazes de se adaptar a outros habitats, como florestas, selvas, matagais e até mesmo montanhas (como algumas áreas de alta altitude no poderoso Kilimanjaro). Além disso, embora os leões estejam praticamente extintos fora da África, uma população de apenas 500 leões ainda sobrevive em uma reserva natural no noroeste da Índia.

Os tigres, por outro lado, encontram seu habitat natural única e exclusivamente na Ásia. Seja em densas florestas tropicais, florestas ou mesmo savanas abertas, os tigres encontram as condições ambientais necessárias para caçar e procriar.

Comportamento do leão e do tigre

A principal característica do comportamento do leão, que os distingue ainda mais de outros felinos, é sua personalidade social e sua tendência a viver em grupo. Este curioso padrão de comportamento está diretamente associado à capacidade dos leões de caçar em grupos, seguindo estratégias de ataque precisas e coordenadas que lhes permitem derrubar grandes presas.

Além disso, a cooperação das leoas no cuidado de seus filhotes é verdadeiramente espantosa. As fêmeas de um mesmo grupo tendem frequentemente a dar à luz em sincronia, permitindo que os filhotes sejam cuidados como uma comunidade.

Os tigres, por outro lado, caçam sozinhos e exclusivamente de forma solitária, optando pela furtividade, camuflagem e ataques em alta velocidade às suas presas. Além disso, em comparação com outros felinos, os tigres são excelentes nadadores, podendo mergulhar em rios para surpreender e caçar suas presas na água.

Estado de conservação dos leões e dos tigres

De acordo com dados atuais da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), os leões estão em estado vulnerável. Os tigres, por outro lado, têm um nível mais elevado de preocupação com sua conservação, pois seu status está em risco de extinção (EN).

Hoje, a maioria dos tigres do mundo vive em cativeiro, ocupando atualmente cerca de 7% de sua área de abrangência anterior, restando apenas 4.000 tigres na natureza. Estes números drásticos sugerem que, em poucas décadas, tanto os leões quanto os tigres provavelmente sobreviverão apenas em áreas protegidas.

E agora que você já viu algumas características e diferenças entre o leão e o tigre, talvez possa te interessar o vídeo a seguir em que apresentamos 10 animais selvagens da África:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre o leão e o tigre, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Equipo de Redacción (23/11/2011). Misión: salvar al tigre. National Geographic España: Biodiversidad & Grandes felinos. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.com.es/naturaleza/grandes-reportajes/mision-salvar-al-tigre-2_5206/18>. Acesso em 22 de julho de 2021.
  • Canela, A. () León: El rey de la sabana. National Geographic España: Biodiversidad. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.com.es/felinos/viaje/leon_15446>. Acesso em 22 de julho de 2021.