Diferenças entre jacaré e crocodilo

Diferenças entre jacaré e crocodilo

Muitas pessoas entendem os termos jacaré e crocodilo como sinônimos, embora não se esteja a falar dos mesmos animais. No entanto, estes possuem semelhanças muito importantes que os diferenciam claramente de outro tipo de répteis: são verdadeiramente rápidos na água, possuem dente muito afiados e mandíbulas extremamente fortes e são muito inteligentes quando se trata de garantir a sua sobrevivência.

No entanto, também existem diferenças notórias entre eles que evidenciam que não se trata do mesmo animal, diferenças na anatomia, no comportamento e inclusive na possibilidade de permanecer em um ou outro habitat.

Neste artigo do PeritoAnimal explicamos-lhe quais são as diferenças entre o jacaré e o crocodilo.

Classificação cientifica do jacaré e crocodilo

O termo crocodilo faz referência a qualquer espécie pertencente à família Crocodylidae, no entanto os verdadeiros crocodilos são aqueles que pertencem à ordem Crocodilia e nesta ordem podemos destacar a família Aligatoridae e a família Gavialidae.

Os jacarés (ou caimões) pertencem à família Aligatoridae, portanto, os jacarés são apenas de uma família dentro do amplo grupo dos crocodilos, utilizando-se este termo para definir um conjunto de espécies muito mais amplo.

Se compararmos os exemplares pertencentes à família Aligatoridae com o resto das espécies pertencentes às demais famílias dentro da ordem Crocodilia, podemos estabelecer diferenças importantes.

Diferenças na cavidade bucal

Uma das maiores diferenças entre o jacaré o o crocodilo pode ser vista no focinho. O focinho do jacaré é mais largo e na sua parte inferior possui a forma de U, por outro lado, o focinho do crocodilo é mais delgado e na sua parte inferior podemos ver a forma de V.

Também existe uma importante diferença nas peças dentais e na estrutura da mandíbula. O crocodilo tem ambas as mandíbulas praticamente do mesmo tamanho e isto permite observar os dentes inferiores e superiores quando a maxila está fechada.

Pelo contrário, o jacaré tem a mandíbula inferior mais delgada que a superior e os seus dentes inferiores apenas são visíveis quando a maxila está fechada.

Diferenças no tamanho e na cor

Em várias ocasiões podemos comparar um jacaré adulto com um crocodilo jovem e observar que o jacaré tem maiores dimensões, no entanto, comparando dois exemplares nas mesmas condições de maturidade, observamos que geralmente os crocodilos são maiores que os jacarés.

O jacaré e o crocodilo têm escamas na pele de uma cor muito parecida, mas, no crocodilo podemos ver manchas e ondulações presentes nas extremidades das cristas, uma característica que o jacaré não tem.

Diferenças no comportamento e no habitat

O jacaré vive exclusivamente em zonas de água doce, por outro lado, o crocodilo tem umas glândulas específicas na cavidade bucal que utiliza para filtrar a água, portanto, também é capaz de viver em regiões de água salgada, no entanto, é habitual encontrar algumas espécies que se caracterizam por viver em um habitat de água doce apesar de terem estas glândulas.

O comportamento destes animais também apresenta diferenças, uma vez que o crocodilo é muito agressivo na natureza mas o jacaré apresenta menos agressividade e é menos propenso a atacar humanos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre jacaré e crocodilo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.