Dieta para gatos obesos

Dieta para gatos obesos

Oferecer uma alimentação específica a um gato que sofre de obesidade é imprescindível para que este possa emagrecer apropriadamente e ter um peso adequado segundo a sua constituição. Como deve saber, a obesidade favorece o aparecimento de certas doenças e reduz a sua esperança média de vida, por isso é muito importante agir o quanto antes.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar uma dieta para gatos obesos que você pode realizar em casa, assim como alguns conselhos sobre a sua alimentação e outros detalhes que ajudarão o seu gato a recuperar a sua forma física ideal. Continue lendo e descubra tudo o que precisa saber para o seu gato deixar de sofrer de obesidade.

Perigos da obesidade felina

A obesidade nos gatos repercute negativamente na sua saúde. A diabetes e a hipertensão são doenças graves bastante relacionadas com o sobrepeso. Perante isso, deve tomar uma série de medidas para em primeiro lugar parar o aumento de peso no nosso gato, para depois reduzir o peso com a dieta.

A primeira coisa a fazer será deixar o recipiente de comida do gato durante um determinado tempo. Passado esse tempo deve retirar a comida ao gato, para ele perceber que a comida só está disponível nesse tempo. O melhor é habituá-lo a fazer 3 ou 4 refeições por dia.

Uma boa medida para saciar o gato, e por sua vez reduzir a sua ingestão de ração, será colocar de molho a ração meia hora antes de o servir. A ração vai absorver a água, ficará inchada e aumentará de peso, tornando-se mais saciante e por sua vez mais hidratante.

Exercício para um gato com sobrepeso

Para motivar o nosso gato a realizar exercício, devemos usar a imaginação. Em primeiro lugar, devemos adquirir ou fazer alguns brinquedos que o nosso gato possa "caçar". Mas com o tempo, e após caçar cinco mil vezes o rato falso, é provável que o seu interesse desapareça. É nessa altura que deverá recorrer a outro brinquedo, uma cana de pesca para gatos. Basta prender algum brinquedo a uma corda e fazê-lo apanhar esse brinquedo. Este novo brinquedo despertará de imediato no gato o seu instinto caçador e tentará apanhar esse brinquedo correndo e saltando. Cinco ou dez minutos por dia praticando este jogo de caça será suficiente para o seu gato realizar um exercício muito saudável.

Para além disso, pode consultar mais alguns exercícios para gatos obesos que temos neste artigo.

Diga adeus ao tédio

Uma das causas que provocam um excesso de ingestão alimentar no seu gato é o tédio. Brincar com ele mais tempo que o habitual é excelente para combater isso, mas se não conta com o tempo necessário, a melhor solução será adotar um filhote para lhe fazer companhia.

No princípio a brincadeira deles pode parecer fatal, e durante alguns dias é possível que o primeiro gato se mostre ofendido e aborrecido pela presença de mais um pet. Mas o filhote com a sua vontade de brincar e o seu encanto natural, conseguirá ser aceite e logo brincarão muito um com o outro. É raro ver gatos obesos vivendo juntos, por isso adotar outro gato pode ser uma excelente solução.

Dietas com ração light

Existem à venda vários tipos de rações baixas em calorias para gatos obesos. Estas rações são eficazes, mas não devem ser dadas durante muito tempo, pois carecem do elemento ômega e a epiderme e o pelo do seu gato poderia se ressentir.

Além disso, qualquer tipo de dieta deve ser supervisionada pela veterinário em função do estado do gato, da sua idade e das suas circunstâncias (se estiver castrado, por exemplo). Isto porque o organismo do gato é mais delicado que o do humano ou o do canino, e o seu fígado demora mais a metabolizar as toxinas. Uma súbita descida das calorias ingeridas poderia acarretar uma lipidose hepática.

Dieta caseira saudável

Uma receita caseira saudável pode ser alternada com a ração seca ou úmida receitada pelo veterinário. A composição deverá ser indicada pelo veterinário e deverá realizar as variações que ele lhe propuser.

Ingredientes:

  • 500 gr de abóbora
  • 2 cenouras
  • 100 gr de ervilhas
  • 2 ovos
  • 100 gr de fígado de vaca
  • 100 gr de fígado de frango
  • 200 gr de carne picada de vitela ou ave

Preparação:

  1. Ferva a abóbora, as cenouras, as ervilhas e os ovos bem lavados juntos.
  2. Passe levemente por uma frigideira antiaderente o fígado de vaca e o de frango sem sal.
  3. Corte em pedaços pequenos a abóbora, as cenouras e os ovos sem casca, colocando tudo em um recipiente. Adicione as ervilhas cozidas.
  4. Corte em pedaços pequenos o fígado de vitela e o de frango, adicionando no recipiente.
  5. Adicione a carne picada crua ou levemente passada pela frigideira antiaderente, no recipiente e amasse bem todos os ingredientes. Uma vez perfeitamente amassada, divida a mistura em porções de uma almondega grande e envolva cada bola em película aderente. Guarde no refrigerador e dê duas vezes por semana uma bola ao gato depois de descongelada.

Pode-se enriquecer a mistura adicionado uma lata de atum ao natural (sem óleo nem sal). Desta forma, o ômega 3 também estará presente na dieta do gato. O fígado de vitela e o de frango em menor medida contêm taurina, elemento imprescindível para a saúde do gato.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dieta para gatos obesos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.