Partilhar

Dieta para gatos obesos

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 13 novembro 2017
Dieta para gatos obesos

Ver fichas de  Gatos

Oferecer uma alimentação específica a um gato que sofre de obesidade é imprescindível para que este possa emagrecer apropriadamente e ter um peso adequado segundo a sua constituição. Como deve saber, a obesidade favorece o aparecimento de certas doenças e reduz a sua esperança média de vida, por isso é muito importante agir o quanto antes.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar uma dieta para gatos obesos que você pode realizar em casa, assim como alguns conselhos sobre a sua alimentação e outros detalhes que ajudarão o seu gato a recuperar a sua forma física ideal. Continue lendo e descubra tudo o que precisa saber para o seu gato deixar de sofrer de obesidade.

Também lhe pode interessar: Obesidade nos coelhos - Sintomas e Dieta

Perigos da obesidade felina

A obesidade nos gatos repercute negativamente na sua saúde. A diabetes e a hipertensão são doenças graves bastante relacionadas com o sobrepeso. Perante isso, deve tomar uma série de medidas para em primeiro lugar parar o aumento de peso no nosso gato, para depois reduzir o peso com a dieta.

A primeira coisa a fazer será deixar o recipiente de comida do gato durante um determinado tempo. Passado esse tempo deve retirar a comida ao gato, para ele perceber que a comida só está disponível nesse tempo. O melhor é habituá-lo a fazer 3 ou 4 refeições por dia.

Uma boa medida para saciar o gato, e por sua vez reduzir a sua ingestão de ração, será colocar de molho a ração meia hora antes de o servir. A ração vai absorver a água, ficará inchada e aumentará de peso, tornando-se mais saciante e por sua vez mais hidratante.

Dieta para gatos obesos - Perigos da obesidade felina

Exercício para um gato com sobrepeso

Para motivar o nosso gato a realizar exercício, devemos usar a imaginação. Em primeiro lugar, devemos adquirir ou fazer alguns brinquedos que o nosso gato possa "caçar". Mas com o tempo, e após caçar cinco mil vezes o rato falso, é provável que o seu interesse desapareça. É nessa altura que deverá recorrer a outro brinquedo, uma cana de pesca para gatos. Basta prender algum brinquedo a uma corda e fazê-lo apanhar esse brinquedo. Este novo brinquedo despertará de imediato no gato o seu instinto caçador e tentará apanhar esse brinquedo correndo e saltando. Cinco ou dez minutos por dia praticando este jogo de caça será suficiente para o seu gato realizar um exercício muito saudável.

Para além disso, pode consultar mais alguns exercícios para gatos obesos que temos neste artigo.

Dieta para gatos obesos - Exercício para um gato com sobrepeso

Diga adeus ao tédio

Uma das causas que provocam um excesso de ingestão alimentar no seu gato é o tédio. Brincar com ele mais tempo que o habitual é excelente para combater isso, mas se não conta com o tempo necessário, a melhor solução será adotar um filhote para lhe fazer companhia.

No princípio a brincadeira deles pode parecer fatal, e durante alguns dias é possível que o primeiro gato se mostre ofendido e aborrecido pela presença de mais um pet. Mas o filhote com a sua vontade de brincar e o seu encanto natural, conseguirá ser aceite e logo brincarão muito um com o outro. É raro ver gatos obesos vivendo juntos, por isso adotar outro gato pode ser uma excelente solução.

Dieta para gatos obesos - Diga adeus ao tédio

Dietas com ração light

Existem à venda vários tipos de rações baixas em calorias para gatos obesos. Estas rações são eficazes, mas não devem ser dadas durante muito tempo, pois carecem do elemento ômega e a epiderme e o pelo do seu gato poderia se ressentir.

Além disso, qualquer tipo de dieta deve ser supervisionada pela veterinário em função do estado do gato, da sua idade e das suas circunstâncias (se estiver castrado, por exemplo). Isto porque o organismo do gato é mais delicado que o do humano ou o do canino, e o seu fígado demora mais a metabolizar as toxinas. Uma súbita descida das calorias ingeridas poderia acarretar uma lipidose hepática.

Dieta para gatos obesos - Dietas com ração light

Dieta caseira saudável

Uma receita caseira saudável pode ser alternada com a ração seca ou úmida receitada pelo veterinário. A composição deverá ser indicada pelo veterinário e deverá realizar as variações que ele lhe propuser.

Ingredientes:

  • 500 gr de abóbora
  • 2 cenouras
  • 100 gr de ervilhas
  • 2 ovos
  • 100 gr de fígado de vaca
  • 100 gr de fígado de frango
  • 200 gr de carne picada de vitela ou ave

Preparação:

  1. Ferva a abóbora, as cenouras, as ervilhas e os ovos bem lavados juntos.
  2. Passe levemente por uma frigideira antiaderente o fígado de vaca e o de frango sem sal.
  3. Corte em pedaços pequenos a abóbora, as cenouras e os ovos sem casca, colocando tudo em um recipiente. Adicione as ervilhas cozidas.
  4. Corte em pedaços pequenos o fígado de vitela e o de frango, adicionando no recipiente.
  5. Adicione a carne picada crua ou levemente passada pela frigideira antiaderente, no recipiente e amasse bem todos os ingredientes. Uma vez perfeitamente amassada, divida a mistura em porções de uma almondega grande e envolva cada bola em película aderente. Guarde no refrigerador e dê duas vezes por semana uma bola ao gato depois de descongelada.

Pode-se enriquecer a mistura adicionado uma lata de atum ao natural (sem óleo nem sal). Desta forma, o ômega 3 também estará presente na dieta do gato. O fígado de vitela e o de frango em menor medida contêm taurina, elemento imprescindível para a saúde do gato.

Dieta para gatos obesos - Dieta caseira saudável

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dieta para gatos obesos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Dieta para gatos obesos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ilma Lobão
Gostei muito da dieta caseira para gatos.
É uma forma saudável de variar a alimentação do felino

Dieta para gatos obesos
1 de 6
Dieta para gatos obesos

Voltar ao topo da página