Dietas caseiras

O que cachorro com diabetes pode comer?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 5 dezembro 2019
O que cachorro com diabetes pode comer?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Um dos principais problemas do sedentarismo dos nossos animais de estimação é o sobrepeso. Os cachorros não realizam exercício suficiente para a quantidade de comida que ingerem diariamente. Uma das consequências desses quilos a mais é a diabetes em cachorros.

Trata-se de uma doença que exige do tutor determinadas medidas especiais. Entre elas, pedir ao veterinário que dê orientação para que seja possível criar dietas para cachorros diabéticos. Se você não sabe muito bem como cuidar da diabetes em cachorros, neste artigo do PeritoAnimal explicamos tudo o que precisa de saber sobre a dieta para cachorros diabéticos:O que cachorro com diabetes pode comer? Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer linguiça?

Índice

  1. A água, muito importante para os cachorros com diabetes
  2. O que cachorro com diabetes pode comer?
  3. Receita caseira para um cachorro diabético passo a passo
  4. Cozinhe o arroz integral
  5. Cozinhe a carne
  6. As cenouras e o feijão verde
  7. Misture todos os ingredientes e e adicione o iogurte
  8. Receita de petisco para cachorro diabético
  9. Preparação
  10. Ração para cães diabéticos
Ver mais >>

A água, muito importante para os cachorros com diabetes

Neste artigo, daremos algumas recomendações gerais sobre como alimentar o seu cachorro, caso ele seja diagnosticado com diabetes. No entanto, não se esqueça que cada animal de estimação pode ter necessidades nutricionais específicas, por isso, o veterinário é quem deve recomendar as regras para você seguir.

Uma recomendação geral para qualquer animal de estimação é que este tenha sempre à sua disposição água fresca. Este conselho tem uma maior importância no caso de um cachorro com diabetes. Lembre-se que o cachorro diabético precisa beber muito mais água, por isso, se vai sair de casa, certifique-se de deixar sempre a quantidade necessária.

Se você suspeita que seu cão possa estar com diabetes, confira este artigo do PeritoAnimal Diabetes em cães - Sintomas e tratamento.

O que cachorro com diabetes pode comer? - A água, muito importante para os cachorros com diabetes

O que cachorro com diabetes pode comer?

A dieta de um cachorro com diabetes deve incluir alimentos com altas doses de fibra. Isto ajuda a reduzir um possível aumento de glicose repentino. Este tipo de aumento pode afetar bastante a saúde do cachorro. Por isso mesmo, nestas dietas também se adicionam carboidratos de assimilação lenta (batata, arroz ou massa).

Alimentos recomendados

  • Cereais
  • Aveia
  • Massa
  • Trigo
  • Arroz
  • Painço
  • Soja
  • Legumes
  • Feijão verde
  • Batatas

As vitaminas na dieta para cães diabéticos

Não é de estranhar se o seu veterinário recomendar algum complemento vitamínico especial. As vitaminas C, E e B-6 ajudam a controlar essas subidas de glicose que nos referimos antes.

Agora que você já tem uma ideia do que cachorro com diabetes pode comer, conheça as receitas passo a passo que você pode preparar para ele.

O que cachorro com diabetes pode comer? - O que cachorro com diabetes pode comer?

Receita caseira para um cachorro diabético passo a passo

Para começar, você deve reunir todos os ingredientes desta dieta para cachorros diabéticos:

  • Arroz integral
  • Carne magra (frango sem pele, peru ou vitela)
  • Feijão verde
  • Cenouras
  • Iogurte 0% em gorduras
O que cachorro com diabetes pode comer? - Receita caseira para um cachorro diabético passo a passo

1. Cozinhe o arroz integral

Modo de preparo:

Comece por preparar o arroz. Por ser integral, precisa de mais água que o arroz normal. Se normalmente usamos duas xícaras de água por uma de arroz, com o integral precisamos de três de água.

Dica: para que o arroz fique mais macio, coloque de molho em água fria durante uma hora. Assim, a água vai penetrando nos grãos de arroz.

Coloque o arroz para ferver. No momento em que a água estiver fervendo, diminua a temperatura para que cozinhe em fogo lento. Lembre-se que deve cozinhar com a tampa da panela colocada. O arroz integral demora mais a cozinhar, por volta de 40 minutos.

O que cachorro com diabetes pode comer? - 1. Cozinhe o arroz integral

2. Cozinhe a carne

A primeira coisa a fazer é cortar a carne em pedaços pequenos. Se o seu cachorro for muito pequeno, também tem a opção de picar em pedacinhos. Frite a carne em uma frigideira até ficar bem dourada. Se houver gordura que possa retirar, elimine por completo.

O que cachorro com diabetes pode comer? - 2. Cozinhe a carne

3. As cenouras e o feijão verde

Lave tudo muito bem e corte em pedaços. Neste caso, vamos deixar os vegetais crus pois, ao cozinhar, perdemos grande parte dos seus nutrientes. Ainda assim, se o seu cachorro não estiver habituado, você pode colocá-las para ferver junto do arroz.

O que cachorro com diabetes pode comer? - 3. As cenouras e o feijão verde

4. Misture todos os ingredientes e e adicione o iogurte

Assim você já tem uma deliciosa receita que o seu cachorro diabético irá gostar!

Recomendação: não deixe de ler nosso artigo no qual indicamos as frutas e legumes recomendados para cachorros. As frutas são ótimos complementos para a dieta do seu animal de estimação.

O que cachorro com diabetes pode comer? - 4. Misture todos os ingredientes e e adicione o iogurte

Receita de petisco para cachorro diabético

O que cachorro com diabetes pode comer como guloseima ou prêmio? Uma das principais recomendações para um cachorro com diabetes é regular o consumo de açúcar dele. No entanto, não precisamos deixar o nosso cachorro sem guloseimas, confira esta receita muito simples:

Vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 700 g de fígado
O que cachorro com diabetes pode comer? - Receita de petisco para cachorro diabético

Preparação

  1. Passe o fígado pela picadora para ficar em pedaços muito finos
  2. Misture com os ovos e a farinha
  3. Deixe a massa bem homogênea
  4. Coloque a mistura de forma uniforme em um prato especial para o forno
  5. Pré-aqueça o forno a 175 graus e deixe por 15 minutos.

Conselhos

  • Mais refeições e menos quantidade. Se você diminuir a quantidade de alimento e aumentar o número de refeições por dia, será mais fácil para o seu cachorro digerir a comida.
  • Controle o peso do seu cachorro com exercício moderado, o seu cachorro deve estar no peso ideal.
O que cachorro com diabetes pode comer? - Preparação

Ração para cães diabéticos

Segundo o estudo realizado pelo Veterinay Medicine dvm 3601, o efeito das fibras alimentares não demonstra mudanças significativas na concentração da glicose no sangue. O mais importante é estabelecer uma dieta equilibrada, estipular horários específicos preferencialmente sempre antes da insulina.

Ração que cachorro com diabetes pode comer

A ração para cachorro diabético é aquela que em sua composição apresenta várias substâncias essenciais para o organismo. Entre elas estão as vitaminas A, D3, E, K, C, B1, B2, B6, B12, Carbonato de Cálcio, Cloreto de Potássio, Óxido de Zinco, Sulfato Ferroso, Fibra de Ervilha, Polpa de Beterraba, Fibra de Cana, Psyllium em Grão e Proteína Isolada de Soja. A alimentação dos cachorros diabéticos deve ser bastante balanceada para que eles consigam absorver todos os nutrientes necessários para obter uma menor oscilação da glicemia, prevenindo assim, a redução excessiva do nível de açúcar.

O que cachorro com diabetes pode comer? - Ração para cães diabéticos

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que cachorro com diabetes pode comer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Referências
  1. Audrey K. Cook, BVM&S, Msc Vet Ed, DACVIM, DECVIM, DABVP (Feline). The latest management recommendations for cats and dogs with nonketotic diabetes mellitus. Acessado a 29 de novembro de 2019. Disponível em: https://veterinarymedicine.dvm360.com/latest-management-recommendations-cats-and-dogs-with-nonketotic-diabetes-mellitus?id=&sk=&date=&%0A%09%09%09&pageID=5
Bibliografia
  • LAMPREIA GROU, Isabel Maria (2008). Diabetes Mellitus em canídeos p. 19-20. Acessado em 29 de novembro de 2019. Disponível em: https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/900/4/Diabetes%20mellitus%20em%20Can%c3%addeos.pdf

Vídeos relacionados com O que cachorro com diabetes pode comer?

1 de 3
Vídeos relacionados com O que cachorro com diabetes pode comer?
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
edson
tenho um cão de 10 anos que é diabético. come ração diabetic, e eu
coloco abobrinha, xuxu, batata doce e batata yacon na alimentação
diária. todo dia aplico insulina com 10cc em seringa própria. eu estou
agindo certo?


A sua avaliação:
Marco Antonio
Gostaria de saber onde armazenar os biscoitos de fígado e a validade dos mesmos.
Obrigado.,
A sua avaliação:
Reinaldo Machado
Tenho uma cachorra diabetica que esta somente comendo raçao Premier Diabete especifica, mas ela esta ficando muito magra. Gostaria de saber se posso alimenta-la tambem com outros alimentos naturais
para que ele possa ganhar peso sem prejudicar a saude dela.
João Carlos
Bom dia Reinaldo. Meu cachorro também está com diabetes e a veterinária receitou a mesma ração. Ela disse que poderia acrescentar com a ração, alimentação natural: arroz integral, frango, fígado de boi ou carne vermelha magra: no máximo DUAS COLHERES junto com a ração (a quantidade de ração seria de acordo com o peso de sua pet. Ela também disse que poderia dar legumes verdes no intervalo das refeições. Mas seria bom consultar o veterinário antes de qualquer coisa. Espero ter ajudado e melhoras para sua cachorrinha. Abraço.
A sua avaliação:
Márcia
Gostei muito mesmo do artigo, parabéns.
A sua avaliação:
Junior
Muito bom pessoal essas receitas !! Fiz e recomendo
A sua avaliação:
Marcia
Poderia me informar qual o tempo de validade do biscoito de fígado? Qual a quantidade que deve ser servida por dia? Estamos um tanto desesperados, porque os picos de glicemia tem sido quase constantes apesar da insulina... Desde já agradeço
Elisa
Olá, início desse mês recebi a notícia que minha Nany (Fox Paulistinha) está com Diabetes. Já está fazendo uso do Glifage. Porém, ainda estou perdida e desesperada em relação à Dieta dela... Quantidade, etc... Alguém poderia me ajudar, por favor!
Lisia
Elisa, eu também recebi há dias esta notícia. Minha cadela está diabética também. Que medicamento você está usando? São comprimidos? Está funcionando? Estou desesperada com a prática de aplicar insulina. Tenho pavor de agulhas e seringas. Agradeço, abraço.
Maria Elvira
Lisia há 4 dias recebi a noticia também que minha maltês esta com dia.Como voce to apavorada com a aplicaçao de insulina.Estou sofrendo muito com a pratica
Existe outra akternativa?
O Glifage da resultados?
Marcos
Quanta brincadeira desses veterinarios indicarem glifage, ele serveria se fosse diabetes tipo 2 mas em caes sempre é tipo 1 insulinodependente.
Sandra
Olá ! Gostaria muitooooo de receber receitas para cães diabéticos, tenho um podlle de 11 e está a um ano com diabetes, ele adora iogurte natural desnatado, mande mais opções 🙏😘
Roberta
Oi Sandra a minha Jequiti tá está c diabete ela é poodle top está c 12 anos, uma ajuda sua seu cachorro come ração ou alimentos?
Maria santana
Meu lhasa apson esta com diabete..ele tem 9 anos.. ele adora batata doce..posso continuar dando?
Luísa Savala
Oi Maria! Tal como referido no artigo você pode dar batatas para o seu pet, no entanto, o mais indicado é buscar um médico veterinário de confiança para que ele passe uma dieta equilibrada e variada de acordo com as necessidades do seu cachorro.
Sabrina Munhoz
Quero receber dietas para diabeticos...tenho uma poodle com diabetes com 10 anos...
Carlos Vinicius
leve na veterinária endocrinologista e na veterinária clínica, veja se os olhos estão começando a ficar brancos e está bebendo mais água do quê o normal, se está urinando mais do quê o normal.
Elizabeth Cassel
Gostaria de mais detalhes para variar a dieta do meu cão diabético. Ele tem 17 meses .
Carlos Vinicius
leve para veterinária endocrinologista e para veterinária clínica, veja se está começando a ficar com os olhos brancos, se está bebendo mais água do quê o normal, se está urinando muito.
Durval dos santos
Esta é minha perola negra, A Morgana, esta semana fiquei sabendo que ela está com diabetes.
Mudou tudo em nossas vidas.
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Durval! Muito obrigada por partilhar a foto da sua Morgana, é uma doçura :) Acredito que essa doença tenha mudado as vossas vidas. Se quiser pode se informar um pouco mais sobre a diabetes em cães aqui: http://www.peritoanimal.com.br/diabetes-em-caes-sintomas-e-tratamento-20302.html
Durval dos santos
Fiquei sabendo esta semana que minha cadela estava com diabete. Me abalou muito, fiquei acho que mais doente que ela. E procurando saber mais sobre alimentação, ficamos perdido no que pode e no que não pode. sendo que aqui encontrei a solução perfeita. A alimentação, pois não pode acho eu ser baseada apenas em ração apropriada, o que para começo é muito cara e não tenho condições de poder sempre comprar. Gostei da receita da guloseima.
1 de 11
O que cachorro com diabetes pode comer?