Dieta hipoalergênica para gatos

Dieta hipoalergênica para gatos

Você certamente está se perguntando o que é uma ração hipoalergênica para gatos ou em que circunstâncias seu gato pode precisar desse tipo de alimento. Assim como os humanos, outros mamíferos também podem sofrer de alergias de todos os tipos, desde aquelas relacionadas a elementos encontrados no ambiente, como poeira e pólen, até as que são desencadeadas pelo consumo de certos alimentos.

Nesta ocasião, o PeritoAnimal quer que você conheça todos os detalhes sobre este tipo de dieta para gatos, pois sabemos que uma alimentação adequada é o mais importante para manter o seu felino feliz e saudável, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento. Boa leitura.

Meu gato é alérgico à sua comida?

Assim como os humanos, alguns animais podem desenvolver reações alérgicas a certos alimentos, e o gato é um deles. Quando isso acontece, diz-se que o gato sofre de alergia alimentar, pois após ingerir o alimento responsável pelo problema, o organismo do animal gera anticorpos para se proteger do patógeno, o que resulta em sintomas típicos da alergia.

Uma alergia alimentar pode se manifestar a partir dos dois anos de idade, mesmo com a alimentação habitual do seu gato. Alguns dos sintomas de alergia alimentar em gatos, são:

  • Está se coçando muito
  • Tem diarreia
  • Vômitos
  • Perda de pelos
  • Começa a desenvolver dermatite e/ou vermelhidões na pele

Assim, se o felino apresentar alguns destes sinais, é possível que seja um caso de alergia alimentar, já que cerca de 30% da população felina pode sofrer com essa condição. Quando isso acontece, e para ter certeza de que o problema é devido à comida e não a algum outro agente, é necessário implementar uma dieta com ração hipoalergênica para gatos.

O que é e os benefícios da alimentação hipoalergênica

Recebe esse nome por ser uma dieta que reduz as chances do gato de sofrer uma reação alérgica, graças à eliminação de alimentos conhecidos por ser histamínicos, ou de alimentos específicos que comprovadamente desencadeiam esse tipo de problema em gatos.

Por isso, é uma boa opção de ração para os gatos que têm qualquer tipo de intolerância ou alergia a algum ingrediente e há cada vez mais opções no mercado.

A ideia da ração hipoalergênica para gatos é fornecer ao felino alimentos cuja possibilidade de causar alergia é muito baixa, e para isso é necessário submetê-lo a uma dieta de eliminação, através da qual será possível detectar quais alimentos estão causando a reação alérgica.

É comum que alimentos normalmente utilizados para a fabricação de ração processada, como trigo, soja, milho, leite e até mesmo algum tipo de proteína animal, como a carne bovina, possam causar alergias em gatos, por isso esses são os primeiros a serem retirados.

O que é a dieta de eliminação

Esta é a única forma de diagnosticar uma possível alergia alimentar, a partir da qual será possível determinar se o problema se encontra na alimentação do gato, caso em que se deve optar por uma ração hipoalergênica, ou se será necessário continuar buscando a causa do mal estar.

A dieta de eliminação consiste em suspender o alimento que estava sendo consumido até aquele momento, para alimentar o felino com diferentes partes que permitem determinar qual ingrediente está causando a alergia. Para fazer isso, você deve seguir as seguintes dicas:

  • O teste de cada ingrediente deve durar uma semana para descartar qualquer reação, embora se for o alérgeno que você está procurando, os sintomas provavelmente se manifestarão em apenas algumas horas.
  • Ao fazer essa tentativa e erro, suplementos vitamínicos e visitas do gato ao exterior devem ser evitados para ter certeza da causa raiz do problema.
  • Para confirmar que os sintomas são causados ​​pela alimentação, recomenda-se retornar à alimentação habitual após fazer a dieta de eliminação por sete dias. Se os mesmos sintomas alérgicos se manifestarem, confirma-se que o problema está na alimentação. O consumo deve ser interrompido imediatamente e retornar à dieta de eliminação.

A melhora deve ser perceptível entre a primeira e a terceira semana (um período de oito semanas é recomendado para desintoxicar completamente o corpo do gato). Se durante este tempo nenhum progresso for observado, não é uma caso de alergia alimentar e você deve levar o gato ao veterinário.

Depois de determinar qual é o ingrediente ou os ingredientes aos quais seu gato é alérgico, você pode escolher entre duas opções: procurar uma ração que não os contenha, ou preparar seu próprio cardápio em casa e, para isso, elaborar uma dieta hipoalergênica caseira para gatos.

Opções de rações hipoalergênicas para gatos no mercado

Muitas marcas de ração ​​para gatos oferecem opções hipoalergênicas feitas com proteína hidrolisada, o que reduz o risco de uma reação alérgica.

É uma questão de pesquisar quais são as opções disponíveis e de se certificar de que o alimento em questão não contém o ingrediente ao qual você descobriu que o seu gato é alérgico. No entanto, um certo percentual representativo dos gatos não apresentam bons resultados com ração ​​hipoalergênica, então você terá que recorrer à segunda opção.

Alimentação hipoalergênica caseira para gatos

Alimentar seu felino com comida caseira pode parecer complicado, mas na verdade é apenas uma questão de saber quais grupos de alimentos são necessários. Claro, você terá que eliminar completamente os ingredientes que descobriu que causam alergias em seu felino.

Recomendamos que você utilize frango, peixe, peru ou carne de cordeiro para preparar a dieta hipoalergênica caseira para seu gato. A maior parte da comida deve ser composta por proteínas, já que os gatos são animais carnívoros. A isso, você vai adicionar arroz em pequenas porções, assim como alguns vegetais, óleo de salmão e taurina. Se você ainda não conhece as melhores frutas para gatos, não perca nosso artigo!

Ao cozinhar os alimentos mencionados para preparar a ração hipoalergênica caseira para gatos, deve-se ter em mente que eles só podem ser oferecidos fervidos em água. O metabolismo do gato é diferente do nosso e, portanto, ele não digere os alimentos da mesma forma que nós. Evitaremos assim cozinhar a carne com óleo, temperos e outros produtos típicos da nossa cozinha. Quanto mais natural for a comida, melhor.

Você pode procurar diferentes alternativas para elaborar diferentes dietas. Lembre-se de variar os ingredientes para conseguir uma dieta balanceada e completa. Consulte o seu veterinário sobre o que é mais recomendável para seu gato com alergia alimentar.

Agora que você já sabe mais sobre a ração hipoalergênica para gatos, no vídeo a seguir, te oferecemos uma receita caseira de salmão para gatos simples e rápida para você tomar como guia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dieta hipoalergênica para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Bibliografia
  • Curso de Nutrição; GATOS, FMVZ-USP. DIETA CASEIRA: COMO ADEQUAR ÀS NECESSIDADES DO SEU ANIMAL. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Flavia-Saad/publication/265973163_DIETA_CASEIRA_COMO_ADEQUAR_AS_NECESSIDADES_DO_SEU_ANIMAL/links/54ac02f70cf25c4c472fca58/DIETA-CASEIRA-COMO-ADEQUAR-AS-NECESSIDADES-DO-SEU-ANIMAL.pdf>. Acesso em 2 de junho de 2021.