Dicas para ter um cachorro saudável e feliz

Dicas para ter um cachorro saudável e feliz

Desfrutar do nosso animal de estimação não consiste apenas em brincar com ele ou acompanhá-lo nos passeios, um pet equilibrado mentalmente é consequência da atenção e dos cuidados que a família lhe proporcionar. Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar algumas dicas para ter um cachorro saudável e feliz.

O equilíbrio nos passeios

O seu cachorro deve passear uma média de duas a três vezes por dia, trata-se de um momento muito importante para ele não apenas pelo fato de poder fazer as suas necessidades, mas o passeio conta com uma série de vantagens físicas e psicológicas muito importantes.

Como devo passear com o meu cachorro?

  • Tente evitar o estresse e o excesso de excitação, um cachorro saudável e feliz deve andar tranquilamente ao seu lado, mais tarde será o momento de brincar.
  • Não o leve a passear se tiver acabado de comer ou estiver muito calor, deve ter os mesmos cuidados que teria com uma criança pequena. Pois pode sofrer de um golpe de calor ou de uma torção estomacal.
  • Deixe-o cheirar sem limites. Se tem um cachorro vacinado e saudável, não se deve preocupar que possa cheirar urinas de outros pets que vivem perto. Muito pelo contrário, o seu cachorro ao dedicar tempo a cheirar significa que está obtendo informações do ambiente, que está relaxado, que está desfrutando do passeio e que quer conhecer tudo aquilo que o rodeia.
  • Utilize o arnês adequado se o seu cachorro é muito jovem, puxa em excesso ou tem problemas de glaucoma. Deve proporcionar-lhe um arnês adequado que melhore a sua qualidade do passeio e que não prejudique o pescoço. Faça com que se sinta cômodo e confortável.
  • Para que o passeio seja positivo para ele deve deixar se relacionar com outros cachorros, sempre com cuidado. A socialização é fundamental para o cachorro que precisa de conhecer cachorros novos e pessoas. É muito positivo que o seu cachorro se relacione corretamente.
  • Participe também no passeio, ou seja, deve felicitá-lo quando se comportar adequadamente, quando se relacionar bem com outro pet, etc, estando sempre atento a tudo o que possa acontecer.

Jogos, exercício e adestramento

Comparar inteligências de diferentes espécies de animais não é o mais correto, embora seja verdade que o cérebro do cachorro é comparável ao de uma criança pequena. O nosso pet precisa de se desenvolver mental e fisicamente diariamente, para ele conhecer novos jogos, experiências e sensações é motivo de felicidade e jovialidade.

Você também deve participar nestas diferentes atividades procurando brinquedos para quando se encontra sozinho, exercício compartilhado depois do passeio e tempo para lhe ensinar novas ordens de adestramento. Lembre-se que embora o seu cachorro seja maior e tenha deficiências no movimento ou nos seus sentidos, gostará muito de aprender novas coisas consigo.

Que atividades posso fazer com meu cachorro?

As opções são infinitas, pode levá-lo a correr, a acompanhá-lo na bicicleta, à praia ou à montanha. Brincar com a bola, jogos de inteligência e inclusive paus são opções válidas, pois o cachorro não é um ser materialista nem egoísta, apenas quer passar bons momentos junto a si. Nos jogos e exercícios pode incluir outros cachorros, algo que reforçará a sociabilização do seu pet.

Nunca deixe de fazer atividades com o seu cachorro, pois no momento em que compartilha atividades ele sente-se produtivo e útil dentro do núcleo familiar.

Amor entre cachorro e dono

Obviamente que o amor é uma peça fundamental do puzzle, uma vez que sem amor e carinho o seu cachorro nunca será feliz.

Para que continue estando equilibrado e saudável mentalmente não tem agir de forma brusca, pelo contrário, devemos ser sempre suaves e cuidadosos para que ele aprenda de nós um comportamento relaxado e calmo. Em casa devemos seguir a mesma regra de tranquilidade e serenidade que o cachorro receberá positivamente.

Reforce os seus comportamentos positivos com prêmios, guloseimas e carícias e evite o contato quando se mostrar agressivo, nervoso ou ansioso. Este é um sistema que os próprios cachorros utilizam na sua matilha, no ambiente natural. Dê-lhe amor sempre que o merecer.

Passe tempo com ele lembrando ordens aprendidas, passeando, acariciando-o, dando-lhe massagens. Dedicar-lhe vários momentos durante o dia é o melhor presente que pode oferecer ao seu pet, pois irá sentir-se querido e amado.

A alimentação

Por último, vamos falar da alimentação, algo que trás felicidade à vida do seu pet, por isso devemos ter em conta estes pontos:

  • O cachorro precisa do seu próprio espaço para comer.
  • Varie a sua alimentação em 2 e inclusive 3 refeições diárias facilitando assim a sua digestão.
  • Não o alimente antes ou depois do passeio.
  • Varia a sua alimentação entre ração, a comida úmida e as dietas caseiras.
  • Ofereça-lhe produtos de qualidade.
  • Informe-se bem das suas necessidades nutricionais em cada fase.
  • Preste atenção à sua saúde se seguir dietas especiais.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para ter um cachorro saudável e feliz, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.