Partilhar

Dicas para seu cão não enjoar no carro

 
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 19 dezembro 2017
Dicas para seu cão não enjoar no carro

Ver fichas de  Cachorros

Viajar com o nosso cachorro de carro é quase imprescindível, uma vez que outros meios de transporte como os públicos às vezes colocam alguns entraves no transporte de animais.

No carro é onde o nosso cachorro vai melhor, pois terá espaço e podemos ir parando durante a viagem para ele sair e esticar as patas. Mas para que tudo corra bem e o seu pet não acabe ficando enjoado com a viagem, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar algumas dicas para seu cão não enjoar no carro.

Habitue o cão ao carro

Independentemente de que o seu cachorro talvez possa ter mais ou menos predisposição ao enjoo nas viagens de carro, vai sempre ajudar habituarmos o cão a andar de carro desde que é filhote. Quando são jovens absorvem todas as experiências e incorporam-nas no seu contexto natural.

Por isso, é recomendável que desde bem pequeno faça pequenas viagens ou saídas curtas com ele no carro. Porque se quando for maior nunca tiver vivido esta experiência, pode ser que quando quiser que ele entre no carro, o cachorro veja isso como algo incomum e fique nervoso, causando-lhe uma indisposição.

Independentemente de ser um cachorro pequeno ou adulto, deve ir aumentando o tempo da viagem de forma gradual. As primeiras viagens devem ser curtas, uns 10 minutos no máximo. O carro deve ir a uma velocidade adequada, pois se for muito rápido o impacto vai ser maior para o seu cão.

É importante que acostume o seu cachorro a entrar na caixa de transporte. Para isso, leia o nosso artigo sobre essa matéria.

Dicas para seu cão não enjoar no carro - Habitue o cão ao carro

Associação positiva: carro = diversão

A associação positiva é realmente importante. Se queremos evitar que o nosso cachorro enjoe viajando no carro, tem que o relacionar com algo relaxante e divertido. Ou seja, se apenas o levarmos no cachorro para ir ao veterinário é lógico que a experiência o assuste, não gosta e pode acabar em enjoo.

Ir no carro é algo anormal até nos habituarmos às sensações, ao movimentos, aos ruídos, tudo é desconhecido e pode ser inquietante para o seu cachorro até se habituar, pois não sabe a que se deve tanto encontrão. Por isso, é importante ter em conta estas dicas:

  • Antes de uma viagem: Embora às vezes uma viagem possa ser estressante, temos de tentar estar relaxados porque o nosso estado de ânimo transmite-se ao nosso pet. Por isso, temos que estar tranquilos e preparar todos os acessórios necessários com calma. Além disso, será muito positivo ter dado com ele uma boa volta antes para o deixar cansado e com vontade de dormir na viagem.
  • Depois de uma viagem: Nas primeiras vezes, temos que acabar a viagem em um sítio divertido para ele. Desta forma, quando entrar no carro irá associá-lo com experiências agradáveis. Podemos ir a um parque ou a um sítio que possa brincar. E mesmo que não vá a um sítio com um parque, pode sempre premiar o seu comportamento com um prêmio, doses de brincadeiras e carinhos.
Dicas para seu cão não enjoar no carro - Associação positiva: carro = diversão

Dicas para a viagem de carro

Embora o cachorro se sinta bem e associe o carro a coisas positivas, pode ser que fisicamente se sinta mal durante a viagem. Para evitar na medida do possível os seus enjoos, deve tomar uma série de medidas mais fisiológicas como as seguintes:

  1. Não deve dar-lhe de comer nas horas antes da viagem. Assim evita que se origine uma má digestão.
  2. Deve prendê-lo bem com um cinto específico para pets, assim evita que se mexa em acelerações bruscas ou paragens repentinas.
  3. Se durante a viagem for com o seu brinquedo ou boneco de pelúcia favorito e com uma pessoa ao lado a acariciá-lo, pode ser que ele relaxe mais.
  4. Por último, é importante parar a cada hora como máximo para fazer as suas necessidades, esticar as patas e beber água. Não pode fazer uma viagem longa de uma vez, pois isso vai cansá-lo bastante.
Dicas para seu cão não enjoar no carro - Dicas para a viagem de carro

Consultar o veterinário no caso de enjoos persistentes

Se apesar de todos estes esforços, observar que o seu cachorro fica muito mal nas viagens de carro e não se consegue habituar, continua enjoando e fica demasiado cansado, deve ir ao veterinário com ele.

Existem medicamentos que ajudam o seu pet a enjoar menos ou a não enjoar de todo. E se poder ajudar o seu cachorro de forma natural, melhor ainda. O importante é que ele possa fazer a sua vida normalmente.

O carro vai fazer parte da sua rotina, por isso se o seu cachorro sofre de enjoos leve-o ao veterinário para lhe receitar um medicamento adequado para deixar de sofrer nas viagens. Às vezes estes medicamentes conseguem que o cachorro se habitue a ir no carro com tranquilidade e acabe por não precisar de nada para viajar.

Dicas para seu cão não enjoar no carro - Consultar o veterinário no caso de enjoos persistentes

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para seu cão não enjoar no carro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Dicas para seu cão não enjoar no carro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Dicas para seu cão não enjoar no carro
1 de 5
Dicas para seu cão não enjoar no carro

Voltar ao topo da página