Partilhar

Dicas para motivar o meu cachorro a brincar

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 20 novembro 2017
Dicas para motivar o meu cachorro a brincar

Ver fichas de  Cachorros

As brincadeiras e as interações sociais são fundamentais para o bem-estar e a felicidade do cachorro, por esse motivo, motivá-lo a brincar deve ser uma das suas principais prioridades no seu dia a dia. Além disso, é uma excelente forma de melhorar a vossa relação.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe oferecer um pequeno guia de conselhos e dicas para motivar o seu cachorro a brincar, ideias básicas para incentivá-lo a praticar exercício e a se divertir, seja em casa ou no parque. Continue lendo e descubra os nossos conselhos.

Também lhe pode interessar: Como brincar com gatos

1. Fora de casa

No geral, fora de casa o cachorro encontra-se num ambiente muito mais diverso e rico em cheiros, pessoas e estímulos. Na rua temos uma grande variedade de opções para motivar o seu cachorro a brincar e a fazer exercício com você.

  • Pode ir até ao parque e utilizar qualquer brinquedo para o motivar (bolas, ossos, mordedores,...) assim como objetos do próprio ambiente natural (paus e ramos). Por vezes alguns cães não parecem mostrar interesse pelos brinquedos convencionais, pode procurar um que faça barulho para conseguir chamar a sua atenção.
  • Se os brinquedos parecerem não motivar o suficiente o seu cachorro, pode ir até a um parque de cães para se distrair relacionando-se e perseguindo outros cachorros. Para isso, é essencial que o seu cachorro esteja bem socializado para que tenha um comportamento adequado com os outros cães.
  • Dar um passeio pela montanha ou praia é uma boa opção se se tratar de um exemplar adulto e saudável, pois desta forma desfrutará de novos lugares, correndo e conhecendo sítios novos é uma boa forma de motivar o cachorro a passar um bom momento.
  • Também podemos motivar os cachorros perseguindo-os em qualquer lugar, na realidade os cães gostam muito da companhia humana, especialmente de quem cuida deles e os protege. Por esse motivo brincar com ele diretamente é uma excelente opção.
Dicas para motivar o meu cachorro a brincar - 1. Fora de casa

2. Em casa

Embora o exterior nos proporcione mais opções, a verdade é que dentro de casa também podemos motivá-lo a brincar. Sem recorrer ao exercício intenso também podemos motivar o cachorro a brincar e a passar um bom momento:

  • Praticar obediência não só nos ajuda a ter um animal com um comportamento sereno e adequado, como também é uma ótima forma de o motivar e brincar com ele. Ensine-o a sentar ou procure outras ordens que ainda não tenha aprendido no site do PeritoAnimal. Pratique todos os dias durante 15 minutos e com prêmios. Lembre-se que deve utilizar sempre o reforço positivo.
  • Como deve saber, a comida é um forte estimulante para o cachorro, por esse motivo encontrará à venda uma grande variedade de brinquedos de inteligência como é o caso do Kong.
  • Uma versão econômica do ponto anterior consiste em esconder comida pela casa esperando que o cachorro a encontre. Se o seu cachorro não estiver conseguindo encontrar os prêmios, guie-o.
  • Dentro de casa também pode utilizar brinquedos simples como bolas e bonecos, se não parecer interessado inclua-se na atividade perseguindo-o com o brinquedo.
  • Pode motivá-lo a brincar fantasiando-o, ou pelo menos tentar fazê-lo. Os cães gostam de receber atenções, por esse motivo é provável que desfrute muito deixando-se mimar.
Dicas para motivar o meu cachorro a brincar - 2. Em casa

O meu cachorro continua sem estar motivado

Se acha que nenhum dos truques anteriores funcionou, então considere estes fatores:

  • Os cachorros podem não relacionar corretamente os brinquedos com a própria atividade de brincar, deve ser constante e esforçar-se para o motivar. Leve-o para junto de outros cachorros para aprender com eles a brincar e saber como se deve comportar.
  • Os cachorros idosos costumam dormir muito mais horas e mostrar uma atitude muito relaxada perante a brincadeira, é próprio da idade. Se o seu cachorro está entrando na fase idosa não se preocupe e continue tentando motivá-lo quando se encontrar acordado ou especialmente alegre.
  • Pode acontecer que o cachorro esteja sobre-estimulado de tanto jogo, permita-lhe brincar quando ele quiser, pode ser que a sua personalidade não seja especialmente brincalhona.
  • Os cães com grandes níveis de estresse podem mostrar estereotipias, assim como uma apatia generalizada na hora de se mexerem e interagir. Se adotou recentemente um cachorro deverá dar-lhe espaço para se adaptar e começar a recuperar da sua anterior situação. Pouco a pouco ele irá se abrindo.

Se não consegue em nenhum caso motivá-lo e o tempo está lhe demonstrando que não se recupera, talvez seja bom consultar um especialista etólogo.

Dicas para motivar o meu cachorro a brincar - O meu cachorro continua sem estar motivado

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para motivar o meu cachorro a brincar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário sobre Dicas para motivar o meu cachorro a brincar

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Brendinha 😚
Dês de que minha cachorrinha era filhote, numca estimulei minha cachorrinha a brincar e nunca dei nem um brinquedo à ela, comecei a estimula-la já grande ( 1 ano) mais ela não sabe brincar, comecei a comprar brinquedos novos, aqueles também que tem como por comida dentro e ajuda bastante no estímulo do animal, mais de nada adiantou... 😔 o que eu faço?? Será que foi culpa minha não ter ensinado dês de pequena??

Dicas para motivar o meu cachorro a brincar
1 de 4
Dicas para motivar o meu cachorro a brincar

Voltar ao topo da página