Dicas para evitar que meu cachorro cheire mal

Dicas para evitar que meu cachorro cheire mal

Um certo 'mau cheiro' canino nem sempre é justificado pela falta de limpeza, tanto é que já pode ter acontecido de você perceber que o seu cachorro cheira mal mesmo depois do banho. Suor, sujeira ou a presença de fungos são algumas das causas possíveis. Embora na maioria das vezes se deva a causas que não afetam de todo a saúde do nosso cachorro, é importante descartar a hipótese de alguma doença da pele. Para esclarecer, neste post do PeritoAnimal separamos dicas para evitar que o seu cachorro cheire mal mesmo depois do banhoe explicamos como tirar o mau cheiro.

'Meu cachorro cheira mal mesmo depois do banho'

A falta de banho não é a única causa para o mau cheiro canino. Se, com o perdão da expressão, o seu cachorro fede mesmo depois do banho a causa pode estar além da higiene corporal. Os cuidados da saúde bucal, infecções na pele, otites e as glândulas anais são alguns dos responsáveis mais comuns pelo cachorro cheirar mal mesmo após o banho.

Uma vez que você tenha identificado a possível causa, os seguintes cuidados podem tirar o mau cheiro do cachorro:

1. Escovação regular

A escovação é uma prática necessária na higiene diária dos cachorros e ajuda a tirar o mau cheiro do cachorro. Com ela, você conseguirá não apenas eliminar o pelo morto mas também ajudar a eliminar o pó e a sujeira que pode ficar agarrada da rua e inclusive da casa.

É importante que identifique o tipo de pelo do seu cachorro para que saiba com que frequência o deve escovar. Se dedicar algum tempo a esta prática, conseguirá evitar os nós e os emaranhados, pontos onde também se acumula sujeira. Descubra quais são os diferentes tipos de escovas segundo o pelo do seu cachorro para começar o quanto antes.

Além das vantagens que já referimos, escovar o seu cachorro irá ajudar a melhorar a ligação entre vocês e fará com que o seu pelo fique mais brilhante e cuidado.

2. Dê banho ao seu cachorro apenas quando precisar

Dar banho no nosso animal de estimação é uma rotina muito importante para tirar o mau cheiro do cachorros, mas deve ter em atenção que não lhe deverá dar banho em excesso.

Isto porque os cachorros contam com uma gordura natural na pele que os protege e isola do ambiente, ao eliminar esta camada com demasiada frequência estamos fazendo com que, inconscientemente, o nosso cachorro fique cheirando pior. Ao invés de lhe dar banho, se se tiver sujado pouco, pode utilizar lencinhos umedecidos para bebês centrando-se mais na zona suja.

Com que frequência devo dar banho ao meu cachorro?

  • Para cachorros de pelo curto será suficiente um banho a cada mês e meio.
  • Para cachorros de pelo comprido será suficiente um banho por mês. Neste caso deverá aplicar também um condicionador ou suavizante específico para cachorros para evitar os nós.
  • Para cachorros de pelo duro, como o Westie, será suficiente um banho a cada duas ou três semanas.
  • Por fim, para cachorros de pelo encaracolado será suficiente dar-lhe banho uma vez a cada 20 dias.

Um truque muito útil e que lhe incentivamos a experimentar é adicionar vinagre de maçã ao xampu habitual do seu cachorro, isto fará com que cheire melhor e durante mais tempo. A mistura deverá ser de 50% de xampu e 50% de vinagre de maçã. E os benefícios não acabam aqui, aplicar este produto totalmente natural fará com que o pelo do cachorro fique mais brilhante e saudável.

3. Seque e perfume

Uma má secagem também pode fazer com que o cachorro cheire mal depois do banho. Com a toalha não conseguimos secar por completo o nosso animal de estimação, mas por outro lado com o secador humano assustamos o nosso cachorro. O que devemos fazer? Encontrará à venda secadores específicos para cachorros, um aparelho silencioso e muito útil que os profissionais utilizam.

Além disso e, para melhorar o cheiro do seu cachorro pode fazer um perfume caseiro totalmente natural e rápido em sua própria casa:

  1. Utilize uma embalagem de plástico em spray nova
  2. Use uma base de água destilada
  3. Adicione uma colher de sopa de óleo de amêndoas
  4. Adicione uma colher de sopa de glicerina
  5. Por fim, dê um toque pessoal e adicione o suco de meio limão ou de laranja

Desta forma, terá um perfume único e que não irritará a pele do seu animal de estimação. Coloque todos os ingredientes na embalagem de plástico em spray nova, agite e está feito!

Não se esqueça que depois do banho é fundamental colocar uma pipeta no pelo do seu cachorro para prevenir o aparecimento de pulgas, carrapatos e picadas de mosquitos.

4. Boca e ouvidos

Tanto a boca como os ouvidos são zonas que produzem mau cheiro, por esse motivo é fundamental que mantenhamos uma higiene correta e constante destas partes do corpo do nosso cachorro.

Para começar, devemos prestar atenção aos ouvidos, uma parte sensível e delicada. Se não sabe como limpar as orelhas do seu animal de estimação, saiba que pode ir ao seu veterinário para que este lhe faça uma demonstração prática.

  • Use uma gaze limpa e nova (esterilizada), à venda em qualquer farmácia.
  • Cubra o seu dedo com a gaze e introduza-o no canal auditivo do cachorro, é importante que não force a entrada nem aplique demasiada pressão.
  • Mexa o dedo lentamente e de forma circular.
  • Uma vez que acabe com uma orelha troque a gaze e utilize uma nova para o outro ouvido.

Cachorro com cheiro forte na boca

Você deverá terminar o processo de higiene com a boca, uma parte que costuma cheirar especialmente mal. A maioria dos cachorros não segue um ritual de higiene, o que faz com que acumulem sarro em excesso e deixem o cachorro com cheiro de carniça. Para limpar os dentes do seu cachorro com cheiro forte na boca será suficiente adquirir uma pasta dentífrica específica para cachorros e utilizar o seu dedo ou uma escova para os escovar. Siga esta rotina uma vez por dia.

Além disso e, para melhorar o mau hálito lembre-se que é melhor oferecer-lhe ração seca ao invés de comida úmida assim como adquirir ossos anti-sarro.

5. Como tirar mau cheiro do cachorro de casa

Para eliminar todo o rastro do mau cheiro cachorro é muito importante manter uma limpeza rigorosa e regular em casa. Assim, deverá prestar atenção aos cantos onde se pode acumular o pelo e utilizar detergentes que desinfetem a fundo para melhorar a qualidade do ambiente do seu animal de estimação. Também recomendamos a utilização de ambientadores neutros.

Algo básico e super importante é que limpe com frequência todos os elementos do seu cachorro como a cama, a roupa do seu cachorro, os brinquedos e outros objetos.

Combine a limpeza com a educação do seu animal de estimação premiando-o cada vez que seguir um comportamento higiênico e limpo. Não permita que suba para sofás ou poltronas, zonas que não costumamos limpar com frequência e, felicite-o sempre que se encontrar na sua cama. Lembre-se que o reforço positivo é a melhor arma de educação.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para evitar que meu cachorro cheire mal, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.