Dicas para evitar brigas de gatos

Dicas para evitar brigas de gatos

Os gatos são animais muito territoriais e não é incomum acontecerem brigas entre eles. Se já vive com um gato em casa e está pensando em trazer-lhe um companheiro, deve ter em conta que é provável que alguma vez briguem. No geral, são brigas sem importância mas é importante que saiba como reagir para evitar feridas e que os problemas vão além disso.

Os gatos que entram e saem livremente de casa são mais suscetíveis a se depararem com algum felino estranho e podem ocorrer brigas. Ao acontecerem fora de casa são mais difíceis de evitar.

Se quer saber mais sobre as brigas que ocorrem entre gatos e como acabar com elas, continue lendo este artigo do PeritoAnimal. É importante saber quando deve ou não intervir para evitar arranhões ou mordidas. Por isso, vamos lhe dar algumas dicas para evitar brigas de gatos.

Por que os gatos brigam?

É impossível determinar com exatidão porque os gatos brigam entre eles. Apenas podemos orientar-nos com base no caráter do gato e na situação que acontecer, tentando supor o que pode causar a briga. Os principais motivos que causam brigas entre gatos são os seguintes:

  • Luta pelo território: Especialmente quando um novo felino chega a casa, é possível que os gatos que já vivem em casa mostrem alguma rejeição. Começam a bufar, ocorrem emboscadas e pode ser que o seu gato não deixe o novo pet acessar à comida ou água. Dependendo do caráter dos gatos, se forem machos ou se não estiverem esterilizados podem chegar a ocorrer feridas se a inimizade continuar. Esta situação pode provocar estresse no novo felino e atrasar a sua adaptação à casa.

    Para evitar estas brigas iniciais deve separar os comedouros, de maneira a que o novo felino tenha o seu próprio espaço. Assim, também evitará que o gato original se sinta invadido por o outro gato utilizar o seu comedouro.

  • Luta por fêmeas: Quando convivem vários gatos em casa, entre eles machos e fêmeas sem esterilizar, podem ocorrer muitas brigas. Especialmente durante a época do cio, os machos tentarão acasalar com a fêmea.

    A esterilização evita estas situações, torna mais fácil a convivência entre eles e evita gestações não desejadas. Tenha em conta que é muito difícil manter uma fêmea sem estar esterilizada longe dos machos, caso vivam na mesma casa. Informe-se no nosso artigo sobre os benefícios de castrar um gato para conhecer mais sobre o tema.

  • Defesa: Quando um gato se sente ameaçado ou encurralado pode tornar-se muito agressivo. Pode assustar-se com uma pessoa estranha, um cachorro ou outro gato desconhecido. Sentem-se especialmente assustados se estiverem encurralados e não conseguirem escapar dessa situação.

Se o seu gato eriçar a sua cauda, arquear as costas e começar e emitir um rosnado significa que se sente ameaçado ou assustado. Nunca deve tentar pegar nele nos braços ou tentar acariciá-lo. O melhor é deixá-lo quieto e, voltar quando estiver mais calmo. Tenha em conta o que causou esta situação, uma vez que em situações idênticas pode chegar a atacar para se defender.

A chegada de um novo gato

A chegada de um novo gato a casa é um acontecimento muito importante na vida dos nossos gatos. Eles sentem-se donos da sua casa, pelo que a entrada de um novo felino representa uma invasão do seu território. Por isso, devemos preparar a primeira visita do nosso novo gato:

  • Prepare uma zona para o novo gato: deve contar com a sua própria água e comida. Se em um primeiro contato tentar comer do comedouro do seu gato principal, este pode reagir mal.
  • Rosnar e bufar: é normal que no primeiro contato os dois gatos rosnem, se olhem fixamente e se mostrem cautelosos. Não se deve preocupar, isto é normal. Não tente que brinquem ou se aproximem desde o primeiro momento. Devem fazê-lo por vontade própria à medida que os dias forem passando.
  • Apresentação gradual: se for possível faça com que a primeira visita dure apenas uns minutos e que, pouco a pouco vão compartilhando o seu espaço. Fechar os dois no mesmo cômodo sem se conhecerem vai derivar em briga.
  • Evite os ciúmes: tente prestar a mesma atenção a ambos os gatos. Os ciúmes entre gatos podem causar brigas. Tenha isso em conta, sobretudo nos primeiros dias.
  • Passarelas de gatos: preparar um ambiente no qual um gato se possa esconder, trepar e sentir mais confortável pode ajudar a tornar os primeiros dias mais positivos. Utilize passarelas e pontes.

Preparar corretamente a chegada do novo felino pode ajudar a evitar brigas entre gatos e o mal-estar dentro de casa. Uma adoção responsável deve planejar sempre estes pequenos detalhes. Leia o nosso artigo completo sobre como acostumar um gato com outro filhote.

Brincadeira ou briga?

Mesmo quando os seus gatos se deem muito bem, é possível que de vez em quando ocorra alguma briga. Contam com comida em abundância e têm espaço suficiente, mas mesmo assim brigam. Não se preocupe, é algo habitual, os gatos têm um caráter muito especial e entre eles ocorrem e resolvem-se pequenas disputas.

Ainda assim, as brigas não são boas e devemos saber diferenciar quando os nossos gatos estão brincando ou brigando. Por vezes, especialmente os gatos jovens, brincam muito intensamente, e pode ser que em algum momento rosnem ou bufem como aviso. São momentos em que a brincadeira deve acabar. Os gatos irão resolver isso entre si. Não é recomendável intervir nestes casos, a não ser que se tenha passado claramente a briga.

Para saber reconhecer se é uma briga ou uma brincadeira entre irmãos, devemos observar e prestar atenção a cada gato. Se conhecer a sua personalidade poderá reconhecer de imediato que situação está acontecendo.

Como parar uma briga de gatos

Para começar, é fundamental saber diferenciar uma briga ou princípio de agressão com um simples alerta. Os gatos, tal como outros animais, não podem expressar entre eles o que sentem através de palavras. Por esse motivo, perante o mal-estar ou incômodo respondem através de rosnados, bufar e mostrando os dentes.

Reprimir este comportamento natural do gato pode dar como resultado um gato arisco e agressivo, uma vez que lhe estamos ensinando que não deve rosnar e, por isso poderia atacar diretamente sem aviso. Quando o nosso gato bufa a outro gato está lhe explicando quais são os seus limites e até onde pode chegar. Não se preocupe.

Se observar brigas entre os seus gatos, é importante não os deixar continuar. Se deixar que eles lutem, podem chegar a ferir-se nas orelhas ou no pescoço. Irão se habituar a essa relação e será muito difícil corrigir esse comportamento. Quando os seus gatos começarem a brigar, siga estes conselhos:

  • Não tente separá-los: Quando dois gatos se encontram agarrados em uma briga podem arranhá-lo ou morder se tentar separá-los. Nunca meta as mãos entre eles.
  • Chame a sua atenção: Diga um "Não" firme ou outra palavra em tom alto. Um assobio ou um golpe também são válidos. Deve chamar a atenção dos gatos para deixarem de prestar atenção à briga. Isso vai fazer com que provavelmente o indivíduo menos dominante fuja.
  • Spray: Pode utilizar um spray de água para os separar, mas esta ação pode se virar contra si, tenha isso em conta.
  • Nunca utilize o castigo físico: As agressões nunca são produtivas. Apenas conseguirá que a relação com o seu gato piore. Deve se utilizar sempre o reforço positivo. Pode utilizar recompensas para os premiar quando se reconciliarem.

Se os seus gatos brigaram ou quase que o fizeram, será conveniente tentar se antecipar e prevenir que volte a acontecer, continue lendo e descubra as propostas do PeritoAnimal.

Como evitar as brigas?

Para evitar brigas entre os gatos que temos em casa devemos observá-los e conhecer as suas personalidade. Cada gato reage de forma diferente a certas situações. Alguns são especialmente ariscos no momento de compartilhar a comida e, outros incomoda-os quando dormem. Siga estes conselhos:

  • Antecipe-se: quando dois gatos estão tensos é algo evidente. Quando vir que começam a aproximar-se um do outro, chame a sua atenção e tente acabar logo com as coisas. Uma simples palavra em um tom alto pode distraí-los e acabar com a discussão.
  • Promover um ambiente agradável: as passarelas, a tranquilidade e a música relaxante podem ajudá-lo a criar um ambiente apropriado para reinar a calma em sua casa. Se, pelo contrário se dedicar a gritar, quebrar objetos e tornar os seus gatos loucos, é muito provável que possa surgir algum problema.
  • Descubra o que causou a briga: Embora por vezes não saibamos a causa, em outras conseguimos perceber. Se descobrir que o problema é porque competem pela mesma cama ou pelo mesmo brinquedo, resolva essa questão. Compre outra cama ou outro brinquedo para evitar brigas. O uso da caixa de areia também pode causar brigas, por isso arrume duas caixas de areia.

Em uma questão de semanas os novo gato e o antigo irão compartilhar brincadeiras e provavelmente cama. Os gatos são muito carinhosos entre eles, quando se conhecem e tiverem passado um tempo juntos sem brigas, higienizam-se mutuamente e a sua relação ficará mais próxima. É muito gratificante os nossos gatos se darem bem, pois passarão muito tempo juntos em casa e, em muitos casos sem o controle do seu dono.

E quando você não estiver em casa?

O ideal seria separar os gatos em diferentes zonas da casa para não brigarem entre eles. Além de evitar radicalmente qualquer tipo de briga, irão ajudá-los a relaxar e a sentirem-se confortáveis.

Ao separá-los, não se esqueça que todos devem ter acesso a alimento, água fresca, uma caixa de areia e uma zona de conforto. Além disso, os brinquedos de inteligência como o kong, podem ajudar a acalmar o seu estresse proporcionando relaxamento e estimulando a sua mente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para evitar brigas de gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.