Problemas de comportamento

Dicas para cachorros com medo de trovão

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 novembro 2018
Dicas para cachorros com medo de trovão
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Hoje é inegável que os cachorros possam sentir emoções que até há pouco tempo acreditávamos que eram exclusivamente humanas, por exemplo, atualmente podemos afirmar que os cachorros também sentem ciúmes. No entanto, apesar das emoções caninas estarem suportadas na atualidade por múltiplos estudos, qualquer dono poderá observar o mundo emocional do seu pet facilmente.

Os cachorros também podem sentir medo e podem senti-lo de uma forma desmedida, chegando a ter fobia, o que repercute não só sobre o psicológico dos mesmos como também sobre o seu organismo, que pode ter, entre outros fenômenos, um aumento da frequência cardíaca.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar algumas dicas para cachorros com medo de trovão, caso seja o caso do seu pet.

Também lhe pode interessar: Cachorro com medo de fogos, o que fazer?

Índice

  1. Por que os cachorros têm tanto medo dos trovões?
  2. Nunca castigue o seu cachorro
  3. Arrume um lugar seguro para o seu cachorro
  4. Faça com que o seu cachorro perda o medo dos trovões

Por que os cachorros têm tanto medo dos trovões?

Alguns cachorros têm medo dos carros, outros têm medo de descer escadas, em contrapartida outros sofrem de fobia à água, mas de forma genérica podemos afirmar que praticamente todos os cachorros têm muito medo quando ouvem trovões.

Trata-se de uma experiência assustadora para o animal e embora não se conheça uma causa exata desta condição, foram consideradas algumas hipóteses:

  • Predisposição genética.
  • Ter estado presente quando uma pessoa ou um animal se assustou perante uma tempestade.
  • Ter sofrido antes de uma má experiência relacionada com um temporal.

A manifestação desta fobia pode alcançar diferentes graus de gravidade, algumas vezes os cachorros mostram simplesmente uma ansiedade moderada, mas nos casos mais extremos o cachorro treme, ofega, pode querer fugir e pode inclusive chegar a saltar por uma janela ou magoar-se gravemente porque durante uma tempestade estas costumam estar fechadas.

Não existe um determinado tratamento para este tipo de fobia, no entanto existem muitos recursos terapêuticos que se podem usar de forma eficaz.

Dicas para cachorros com medo de trovão - Por que os cachorros têm tanto medo dos trovões?

Nunca castigue o seu cachorro

Embora o seu cachorro passe pelos níveis mais elevados de ansiedade, você nunca deve repreender este comportamento durante uma tempestade, uma vez que apenas conseguirá agravar a situação. Lembre-se que o seu pet está vivendo uma experiência assustadora e, a última coisa que precisa é que o castigue ou grite com ele, isto além de ser cruel aumentaria os seus níveis de ansiedade.

Deve permanecer ao seu lado, calmo e se se mostrar predisposto deve tentar iniciar algum jogo em casa com ele, desta forma começará a associar o barulho dos trovões com outros momentos melhores e divertidos. Enquanto acompanha o seu cachorro, também pode ligar a televisão ou utilizar música relaxante para cachorros, desta forma irá minimizar o ruído externo.

Dicas para cachorros com medo de trovão - Nunca castigue o seu cachorro

Arrume um lugar seguro para o seu cachorro

Se a sua casa conta com uma cave, sótão ou cômodo pequeno pode utilizar este espaço para que o seu cachorro tenha um lugar seguro ao qual possa recorrer durante a tempestade, mas claro que para isso precisa de estar treinado.

Durante as primeiras vezes, ao se assustar, acompanhe-o a este lugar até que ele consiga associá-lo a uma zona de segurança no contexto de uma tempestade, sem precisar da sua intervenção.

É preferível que as janelas deste cômodo estejam com as persianas baixas, embora também seja importante incluir uma luz quente e uma pequena casa para cachorros com um colchão macio no seu interior.

A caixa de transporte, quando associada a algo positivo, pode ser um lugar onde o cachorro se sinta seguro. Leia o nosso artigo sobre como acostumar cachorro na caixa de transporte.

Dicas para cachorros com medo de trovão - Arrume um lugar seguro para o seu cachorro

Faça com que o seu cachorro perda o medo dos trovões

Como se pode conseguir que um cachorro com medo de trovão deixe de ter medo? Com paciência, dedicação e uma música com fundo de chuva e sons de trovões. De seguida vamos lhe mostrar como deve realizar esta técnica:

  1. Junto ao seu cachorro, inicie a música da tempestade.
  2. Quando começar a alterar-se, interrompa a reprodução.
  3. Espere que o seu cachorro se acalme.
  4. Reinicie a reprodução da música.

Este processo deve se repetir aproximadamente 5 vezes, durante 4 ou 5 dias, depois deixe passar 2 semanas e volte a realizar as sessões.

Com o tempo, poderá observar como o seu cachorro parece mais tranquilo perante as tempestades, além disso se aplicar os outros conselhos que lhe mostramos conseguirá observar bons resultados de uma forma mais rápida.

Dicas para cachorros com medo de trovão - Faça com que o seu cachorro perda o medo dos trovões

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para cachorros com medo de trovão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Dicas para cachorros com medo de trovão