Dicas para adestrar um Schnauzer

Dicas para adestrar um Schnauzer

Se está pensando em adotar um Schnauzer ou se já vive com um, é fundamental conhecer o seu caráter, quais são as suas qualidades e qual é a melhor forma de o educar desde pequeno. Desta forma, conseguirá que em adulto seja um cachorro equilibrado, sociável e feliz.

Por este motivo, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar alguns conselhos e dicas para adestrar um Schnauzer corretamente. Apesar da sua forte personalidade, é fácil ensinar-lhe o básico se souber fazê-lo. Por isso, continue lendo este artigo e conheça melhor esta raça canina para desfrutar ao máximo da sua companhia.

Caraterísticas do Schnauzer

Esta raça é originária da Alemanha e existem vários tamanho, pelo que podemos encontrar Schnauzer miniatura, médio ou gigante. Todos eles se caraterizam por um pelo com uma camada interna mais suave e uma externa áspera e de cores preto e prata, sal e pimenta, preto ou branco. Além disso, algo que diferencia esta raça facilmente são as sobrancelhas, a barba e o bigode muito denso.

O caráter desta raça destaca-se pela sua personalidade forte, a sua confiança em si mesmo, a sua inteligência e, também são conhecidos por serem um pouco teimosos. Tratam-se de cães muito ativos, curiosos, corajosos, leais, confiáveis e de temperamento estável. Por isso, devemos ter uma atitude autoritária com eles, mas nunca agressiva. Pelo que nunca deve pegar nele e gritar-lhe ou educá-lo de forma negativa. É muito mais eficaz o reforço positivo, ou seja, premiar os comportamentos bons e desejados.

Também deve saber que são muito apegados à sua família, pelo que é muito importante que todos os membros desta compartilhem tempo com ele. Além de defender os seus perante tudo, se passarem muito tempo sozinhos em casa acabam por ser destrutivos e podem inclusive sofrer de ansiedade de separação.

A importância da socialização

Para saber como educar um Schnauzer miniatura, médio ou gigante deve saber a importância que a socialização tem. O ideal é que esta ocorra nos primeiros meses de filhote, que é quando pode aprender mais coisas e o seu caráter se forma, mas se tem um cachorro adulto também é possível socializá-lo corretamente, sobretudo com a ajuda de um etólogo canino.

Como qualquer outra raça, se não for socializada, educada e adestrada corretamente, podem tornar-se territoriais, desconfiados e inclusive agressivos. Por isso, é fundamental uma socialização adequada desde cedo, para que desta forma quando chegarem a adultos sejam equilibrados e felizes.

Para conseguir socializar um filhote de Schnauzer corretamente deve ter em conta o seguinte:

  • Lembre-se que o seu filhote deve estar vacinada para poder estar em contato com outros e que os primeiros animais com os quais decidir ter contato, é preferível que sejam equilibrados e tranquilos. Desta forma, evitará más experiências desde filhote que apenas conduzirão a um adulto com problemas de confiança e comportamento.
  • Para começar a relacionar-se com outros cachorros é bom procurá-los de um tamanho e idades idênticas ao seu e, em poucos dias, apresentar-lhe outros de tamanho maior e idade. Para lhe apresentar animais de outras espécies deverá seguir as mesmas regras.
  • É sempre melhor que estes encontros ocorram em um território neutro, ou seja, em uma zona da rua nova ou em um parque novo para os cães, onde nenhum dos dois achou antes que era o seu território e que o outro o está invadindo. Procure lugares agradáveis e seguros.
  • Além de habituar o filhote a todo o tipo de animais de companhia e a barulhos da rua, também é fundamental que todos os membros da família se envolvam e o cão os conheça bem para que mais para a frente não haja problemas de convivência. Além disso, devemos permitir que conheça mais pessoas.

Colocar regras e limites

Para educar e adestrar um Schnauzer corretamente é muito importante que, a partir do momento em que se torna parte da nossa família, coloquemos regras e limites e o ajudemos a entendê-los.

Para isso, é fundamental que todos os que convivem com o animal estejam de acordo em que coisas pode ou não fazer, assim como as palavras que vão usar exatamente para lhe ensinar as ordens e fazê-lo entender situações. Isto é fundamental, pois se uma pessoa lhe indicar uma ação ou ordem com uma palavra e outra o fizer com uma palavra diferente, o cão não vai entender a relação e não vai aprender.

Além disso, também deverá pensar nos horários e nas rotinas que o seu pet terá, pois nestes aspetos também devem ser consistentes para que o cachorro possa ter equilíbrio. Além disso, tem que entender em que zonas da casa pode ou não estar, pelo que é bom que tenha espaços próprios fixos nos quais tenha água e comida, a cama, mantas e brinquedos. Deixando as regras e os limites claros, sempre de forma positiva, o seu pet poderá ter a estabilidade que um cachorro precisa e ser feliz.

Corrigir os maus hábitos

Mesmo cumprindo com o anterior, sobretudo se houver coisas que não o ajudamos a compreender desde filhote, é possível que o cachorro desenvolva maus hábitos ou tenha maus comportamentos. Por exemplo, pode estar pedindo comida a todo o momento enquanto estamos comendo, pode puxar muito a coleira nos passeios ou quebrar alguns objetos.

Por isso, quando o seu cachorro não fizer caso de você, não cumprir com as regras que já conhece ou tiver um mau comportamento, corrija-a com reforço positivo. Ou seja, não o repreenda, castigue ou bata, pois isto não é eficaz e pode inclusive piorar o comportamento do seu cachorro gravemente.

Para usar o reforço positivo, basta dizer-lhe um NÃO firme, sem gritar, ou deixar de fazer o que está fazendo, por exemplo deixar de andar se o problema é ele puxar a coleira e não voltar a andar até que ele pare, acalme e volte para ao seu lado. E cada vez que fizer as coisas bem, deve premiá-lo ou felicitá-lo, seja com uma guloseima de vez em quando, com palavras amorosas ou com carícias.

Ordens básicas

Ensinar ordens básicas a um cachorro é uma forma deste criar uma ligação forte e positiva consigo e com toda a família, pois ajudará a sentir-se útil dentro da família, algo muito importante para o seu desenvolvimento e equilíbrio.

Como geralmente os Schnauzer são cachorros um pouco teimosos e, além disso estão sempre muito atentos a tudo o que acontece à sua volta, é fácil se distraírem do que estamos a ensinar-lhe, por isso é preciso paciência.

Para adestrar o seu Schnauzer miniatura, médio ou gigante, tem que começar pelas coisas mais simples e básicas que fazem parte dos seus cuidados. Por este motivo, desde filhote deverá educá-lo a fazer as suas necessidades fora de casa, começando por lhe indicar um lugar de casa ao qual possa recorrer quando precisar e pouco a pouco irá fazendo na rua e não dentro de casa.

Ao mesmo tempo que aprender onde fazer as suas necessidades, pode ensinar-lhe ordens básicas para cachorros e que não podem faltar se quiser que seja equilibrado e feliz. Trata-se de aprender a ficar quieto, sentar-se, deitar-se, vir quando o chama e andar ao seu lado. Além disso, sobretudo se tiver um Schnauzer gigante, deve ensinar-lhe a não saltar para cima das pessoas.

Outras ordens

Quando tiver conseguido que o seu pet aprenda todas as coisas e ordens básicas referidas e se certificar que lhe oferece todos os cuidados que o Schnauzer precisa, então pode começar a ensinar-lhe outras ordens mais avançadas com trazer brinquedos, dar voltas, dar a pata, rodar sobre si mesmo ou fazer-se de morto, entre muitas outras.

Para seguir todas estas dicas para adestrar um Schnauzer terá que se basear no reforço positivo e nunca em forçá-lo ou castigá-lo. Verá que desta forma é muito mais simples e eficaz, além disso evitam-se muitos possíveis problemas futuros, conseguindo que o seu Schnauzer seja um cachorro adulto feliz, estável e equilibrado e desfrutem mutuamente da vossa companhia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para adestrar um Schnauzer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.