Dicas para adestrar um Pitbull

Dicas para adestrar um Pitbull

Encontramos no Pitbull Terrier uma das raças de cães consideradas em muitas regiões como raça potencialmente perigosa devido aos seus atributos físicos que o fazem um animal forte e robusto, não sendo avaliada em nenhum caso a psicologia do animal. Esta raça pode chegar a ser inclusive considerada como uma das mais perigosas.

É importante referir que o comportamento dos cachorros é um reflexo do adestramento e cuidados que os donos lhe dão, por isso o que muitas vezes acontece com esta raça de cachorro é uma falta ou um adestramento deficiente. Se tem um Pitbull ou está pensando em adotar um, continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que lhe damos dicas para adestrar um Pitbull.

O Pitbull Terrier como raça potencialmente perigosa

Como já referimos no início, o Pitbull é considerada uma raça potencialmente perigosa em muitas regiões. E isto pode nos levar a acreditar que a agressividade do cachorro está relacionada com a raça de um cachorro, algo totalmente errado. O Pitbull é um cão perigoso?

A principal conclusão de um estudo da Universidade de Córdoba é que são os donos os principais responsáveis pelos ataques dos seus pets. Segundo o autor, Joaquín Pérez Guisado, a causa principal de um animal se tornar agressivo é a má ou inexistente educação proporcionada ao animal.

Se procurarmos outros estudos, vemos que Rachel Casey (da Universidade de Bristol) afirma que relacionar a agressividade a determinadas raças não tem qualquer rigor científico.

De fato, um artigo publicado na edição americana do Huffinton Post vai mais além. Nele encontramos o resultado de uma investigação da "American society of temperant". No seu infográfico podemos ver que o Pitbull é a segunda raça mais tolerante, apenas atrás do Labrador Retriever.

Por que se relaciona o Pitbull a uma raça agressiva?

Ao longo da história vemos que as raças potencialmente perigosas são as que se utilizaram para realizar lutas de cachorros assim como esportes de caça. O treinos dos cachorros consiste em um teste duro desde que são filhotes, são estimulados desde cedo para pegarem em paus e desenvolverem assim a sua agressividade, para depois serem utilizados em lutas.

A lei também não está do lado dos Pitbull Terrier em muitas regiões, pois nestes locais em que a raça é considerada potencialmente perigosa o uso da focinheira é obrigatória. A justificação para esta medida é que devido à sua força física e poderosa mordida, devem usar a focinheira. Mas se pensar um pouco, existem outros cachorros com capacidades físicas iguais que não são considerados como potencialmente perigosos, por que isto acontece?

Infelizmente, isto fez com que a sociedade pense que estes cães são perigosos, quando na verdade não há nenhuma prova científica que o comprove, pelo contrário.

Adestrar um filhote de Pitbull

A educação de um filhote de Pitbull rege-se sob as mesmas regras que as de qualquer outra raça. Para o ajudar vamos-lhe explicar os passos mais importantes a ter em conta na hora do adestramento básico de um cachorro:

  • Antes da chegada do filhote a sua casa, deve decidir o que pode ou não fazer. Por exemplo, se vai puder subir para os sofás e camas, onde vai dormir, entre outras coisas. Toda a família deve ser consciente dessas regras, pois todos devem agir da mesma forma com o cachorro, caso contrário ele ficará confuso.
  • Procure um nome para o seu cachorro Pitbull e ensine-o a relacioná-lo corretamente com ele, em pouco tempo conseguirá que aprenda o seu nome.
  • Deve socializar o seu cachorro Pitbull desde que é um filhote, é muito importante para que no futuro se possa relacionar com cachorro e pessoas adequadamente.
  • Deve aprender a não morder para não o machucar à medida que for crescendo, para isso será fundamental proporcionar-lhe uma vida relaxada assim como o uso de brinquedos e mordedores.
  • Evite dar bronca no seu cachorro e, sempre que fizer algo de bom utilize o reforço positivo. Perante uma situação desagradável deve dizer "Não" firme e nunca dar bronca em excesso, isso só vai causar estresse no cachorro.
  • Ensine o seu cachorro a ficar sozinho pouco a pouco e informe-se sobre a ansiedade por separação para a prevenir adequadamente.
  • Faça sessões de treinamento curtas (de entre 10 a 15 minutos) e ensine-lhe ordens básicas que lhe ajudem no dia a dia, como sentar ou ficar quieto.

No entanto, os Pitbull Terrier, tal como outras raças, são cachorros que têm muita energia que precisa de ser liberada. Isso faz com que você precise de ser consciente de que precisa de muita atividade física de forma diária, por isso deve saber quantas vezes o deve passear segundo o seu nível físico, adaptando-se sempre ao seu cachorro em concreto.

Cada cachorro é diferente e único, mas no geral deve sair e exercitar um Pitbull no mínimo cerca de duas horas por dia. É importante que dê a este ponto a devida importância. Um cachorro que não faz suficiente esporte, é um cachorro infeliz e nada saudável.

  • Recomendação: qualquer raça considerada potencialmente perigosa deve andar sempre na rua com uma focinheira. Por isso, é muito importante habituá-lo a usá-la desde filhote. Pode começar assim que fizer dois meses de idade, mas sempre pouco a pouco. Comece com sessões apenas de 1 minuto e vá aumentando gradativamente.

Adestrar um Pitbull adulto adotado

Se adotou um cachorro Pitbull Terrier, primeiro deixe-me dar-lhe os parabéns. Muitos Pitbull enchem os canis de todo o mundo devido à quantidade de formalidades que são necessárias para o adotar. No entanto, deve ter em atenção pois não conhece o passado do seu cachorro, talvez o seu dono anterior não o tenha educado corretamente. Ou pior ainda, pode ser que o tenho educado para lutar.

Independente disso, deve ter claro que sob nenhuma circunstância lhe deve dar bronca ou utilizar a agressividade, pois lembre-se que ele é um cachorro forte do qual desconhece o seu caráter e história. Ter em atenção a linguagem corporal do cachorro será fundamental, deve verificar se em algum momento assustou o seu cachorro.

Se acha que o seu cachorro tem algum tipo de problema de comportamento grave, o ideal é consultar um etólogo ou educador canino, especialmente se não estiver bem socializado, nunca tente fazê-lo você mesmo.

Para finalizar este artigo deixamos-lhe uma curiosidade sobre os Pitbull. Sabia que esta raça era conhecida como "cachorro babá"? Era conhecida assim por serem tolerantes e pacientes com as crianças, saiba mais no nosso artigo o Pitbull Terrier como cachorro babá.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para adestrar um Pitbull, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Conselhos
  • Se estiver em um país onde o Pitbull seja considerado uma raça potencialmente perigosa, é muito importante cumprir com todos os requisitos para conseguir adotar um cachorro desta raça.