Dicas para a higiene e cuidado do seu gato em casa

Dicas para a higiene e cuidado do seu gato em casa

Se tem um gato em casa ou está pensando em adotar um dentro de pouco tempo, é bom que se informe ao máximo sobre tudo o que é relacionado com a sua saúde e o seu bem-estar. Quando pensa na higiene e no cuidado de um gato em uma casa ou um apartamento, é normal pensar que pode ser um pesadelo: muitos pelos, uma caixa de areia, brinquedos por todo o lado, etc. Mas a verdade é que é uma questão de se organizar e de saber que coisas são importantes e como levá-las a cabo da melhor forma, tanto para nós como para o nosso peludo.

Se quer conhecer algumas dicas para a higiene e cuidado do seu gato em casa, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual lhe vamos dar alguns conselhos para conseguir que o cuidado e a correta higiene do seu felino sejam mais fáceis, para conseguir uma convivência feliz.

Passos a seguir:
1

Uma das coisas que mais costuma preocupar as pessoas que convivem com gatos e desejam proporcionar-lhe os melhores cuidados é a saúde e a higiene destes animais. Para começar a oferecer um bom cuidado ao seu pet e manter em bom estado a sua saúde deverá proporcionar-lhe alimento e água de qualidade. O melhor é gastar um pouco mais no tipo de comida que lhe dá, do que depois gastar muito mais no veterinário.

Quando escolher uma ração ou comida úmida para o seu gato, deverá certificar-se que tem mais proteína animal que outros nutrientes. Outra opção mais econômica é fazer você mesmo a comida, neste artigo pode ver uma receita de comida caseira para gatos de peixe e verá que o seu amigo vai gostar.

Além de colocar água limpa várias vezes por dia e de lhe dar comida de qualidade, deve tentar que a zona onde costuma alimentar o seu gato e os recipientes de comida estarem sempre limpos, assim conseguirá evitar problemas de saúde e manterá uma melhor higiene do seu amigo.

2

Outra das dicas para a higiene e cuidado do seu gato em casa que é muito importante é a escovação diária do pelo. Se o fizer, conseguirá que o pelo e a pele do seu companheiro estejam saudáveis e bem cuidados, evitando assim nós no pelo e problemas de pele, e também conseguirá um piso mais limpo. Como existem diversos tipos de escovas para gatos de pelo comprido e também de pelo curto, deve informar-se bem para saber que escova é a mais adequada para o seu felino.

As bolas de pelo são muitas vezes um problema, por isso se quer cuidar da saúde do seu gato, deverá escová-lo para o ajudar a reduzir este problema.

3

As unhas são um ponto fundamental na higiene e no cuidado do seu gato, deve proporcionar-lhe um arranhador ou vários para poder afiar as unhas ele mesmo, mas quando o acariciar deve observar as suas unhas para ver que estão todas bem, se não for assim, terá que o levar ao veterinário para as cortar.

Além disso, a higiene dentária do seu gato é muito importante para evitar diversas doenças, pelo que lhe recomendamos que lhe ofereça prêmios e brinquedos especiais para a limpeza da sua boca. É recomendável limpar os dentes do seu gato você mesmo com uma escova de dentes e pasta de dentes para gatos.

4

Para ter uma boa higiene e cuidado do seu gato em casa, a sua caixa de areia deve estar sempre limpa, evitando que as fezes e a urina se acumulem por muito tempo. Para lhe facilitar esta tarefa, a nossa dica para a caixa de areia do gato é comprar um modelo que seja fácil de limpar e que tenha uma bandeja de grade que lhe permita filtrar a areia e aproveitá-la melhor, tirando apenas a areia usada. Como existem vários tipos de areia para gatos, aconselhamos que utilize areia aglomerante para lhe facilitar a limpeza da caixa de areia.

5

Embora pensemos que os gatos se lavam normalmente sozinhos, também devemos dar-lhe banho de vez em quando, no máximo duas vezes por mês, para favorecer a sua higiene e a sua saúde. Pode dar banho ao seu gato em casa, sempre que utilizar produtos de higiene para gatos e nunca de humanos.

Além disso, recomendamos que utilize no mínimo três vezes por semana uma esponja úmida para limpar algumas partes do corpo do seu gato que precisam de um maior cuidado e higiene. É aconselhável utilizar duas esponjas diferentes, uma para o rosto do seu companheiro e outra para limpar os seus genitais e zona anal, assim conseguirá uma boa higiene e cuidado do seu gato.

6

Além de limpar os olhos do seu gato com frequência para evitar problemas oculares como a conjuntivite, deve limpar também os seus ouvidos. E, para isso, recomendamos que pelo menos uma vez por semana utilize uma gaze estéril molhada com soro fisiológico.

Envolva o seu dedo com a gaze úmida e passe-a suavemente pela orelha do seu gato, assim evitará que se acumula demasiada sujidade no ouvido do seu gato e, assim se formem otites e outras condições de ouvido.

7

A última das dicas para a higiene e o cuidado do seu gato em casa é sobre o exercício físico e mental do seu companheiro. Tente sempre que tenha alguns brinquedos para gatos à mão, brinque com ele por longos períodos diários e construa jogos divertidos e circuitos com caixas, cordas, presas e outros brinquedos ideais para os felinos. Com estes simples conselhos conseguirá conviver de forma feliz com o seu gato e que este esteja perfeitamente saudável e cuidado.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para a higiene e cuidado do seu gato em casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.