Partilhar

Decorações de Natal perigosas para pets

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 6 dezembro 2018
Decorações de Natal perigosas para pets

Todos nós gostamos de decorar a casa com enfeites de natal e sentir o calor desta festa tão esperada. Compramos grandes árvores de Natal e chamativas guirlandas para decorar a nossa casa ao mais puro estilo americano. No entanto, como acha que reage o seu pet perante estas decorações?

Se a resposta é morde-as, brinca com elas ou tenta pegá-las, deverá repensar a decoração natalina deste ano e prestar atenção a todas aquelas decorações de Natal perigosas para pets. No PeritoAnimal queremos ajudá-lo, por isso oferecemos-lhe uma lista com as decorações e as consequências de não tomar as medidas necessárias.

Também lhe pode interessar: Os 5 animais mais perigosos do mundo

O que deve saber antes de decorar a sua casa

Antes de falarmos de cada um dos enfeites natalinos perigosos para os nossos pets, é imprescindível falar da localização das decorações de Natal. Visto que a árvore de Natal é o objeto que mais enfeites prejudiciais tem, devemos prestar especial atenção ao local onde a vamos colocar. Por muito que gostemos de ter uma árvore grande, bonita e cheia de enfeites, se o nosso pet for um filhote, tenderá a morder objetos, a mandar-se a eles ou se se tratar de um adulto curioso, não temos outra hipótese se não optar por uma árvore de Natal mais pequena que deve ficar longe do seu alcance. Tenha em conta que poderia comer a árvore ou ser esmagado por ela no caso de lhe cair em cima.

Para encontrar o melhor lugar, deve ter em conta a altura do seu pet e as suas habilidades para escalar. Isto quer dizer que teremos que colocar a árvore em um sítio que seja mais alto que ele, e difícil de chegar se o nosso pet for um gato. Deve aplicar a mesma lógica para as guirlandas de Natal que usar para decorar a fachada da sua casa ou o interior, e os objetos pendurados.

Cabos e luzes de Natal

São muitas as pessoas que decidem instalar luzes natalinas no seu jardim ou árvore de Natal, pois o resultado é realmente espetacular. Mas, já pensou em quais são as consequências para o seu pet? Em especial se o nosso pequeno companheiro é um cachorro que gosta de morder tudo o que encontra, um gato inquieto que se sente atraído por todos os objetos brilhantes ou um roedor que deixamos solto por casa, devemos manter longe do seu alcance tanto os cabos como as luzes de Natal.

No momento de fazer a instalação é importante manter os cabos bem recolhidos, no caso de os deixar soltos o seu pet poderia tentar brincar, se enrolar e, inclusive asfixiar-se com eles. Além disso, uma vez finalizada a instalação da iluminação, tente não deixar os cabos pelo solo, uma vez que se o nosso pet os morder estando conetados à corrente poderia sofrer de uma descarga elétrica. Neste sentido, mantenha a iluminação natalina desligada sempre que não a estiver utilizando ou estiver fora de casa, visto que morder as luzes estando estas conectados não só pode provocar danos no nosso pet pelos vidros, como também pode causar uma descarga elétrica.

Decorações de Natal perigosas para pets - Cabos e luzes de Natal

Bolas de Natal

Especialmente os gatos sentem-se atraídos pelas bolas de Natal cheias de purpurina e feitas com materiais brilhantes. Além disso, aqueles cachorros que costumam brincar com bolas facilmente terão o desejo de pegar nesse objeto redondo tão idêntico ao seu brinquedo. Por isso, evite as bolas de vidro ou feitas de materiais que ao quebrar possam fazer feridas graves ao seu pet. No PeritoAnimal aconselhamos você a optar por bolas de Natal caseiras, feitas com feltro ou corda e que, tente mantê-las fora do seu alcance.

Visto que hoje em dia existem vários enfeites para a árvore de Natal, que vão para além das típicas bolas, recomendamos que aplique estes conselhos também a esses objetos e tente não os comprar de vidro nem de materiais perigosos para o seu pet.

Guirlandas, laços e estrelas brilhantes

Como referimos no ponto anterior, todos os enfeites de Natal brilhantes chamam a atenção especialmente dos gatos. E se a este fato somarmos que se trata de um objeto pendurado com o qual pode brincar, então a festa está assegurada. Por isso, é muito provável que o seu companheiro felino tire essa guirlanda que colocou com tanto cuidado na sua árvore ou tente chegar à estrela no topo da árvore de Natal. E no pior dos casos, o que pode acontecer é a árvore cair em cima do seu pet.

No entanto, não são apenas os gatos que se podem sentir atraídos por estes enfeites tão perigosos, os cães também podem querer brincar com eles e, inclusive comê-los. Neste caso, deve saber que a ingestão destes objetos pode chegar a causar tanto asfixia como uma obstrução intestinal. Para evitar que isto aconteça, o mais aconselhável é manter a árvore longe e tentar optar por fitas, laços e estrelas de tonalidades opacas e menos chamativas.

Centros de mesa com velas

Embora a árvore de Natal seja a decoração mais perigosa para o nosso pet, não é a única, pois também deve ter cuidado com os centros de mesa e as velas. Para evitar que o nosso pet sofra de queimaduras por tentar brincar com as velas acessas, recomendamos que as coloque em lugares aos quais não tenha acesso e as acenda apenas quando for necessário. Lembre-se de as apagar quando sair de casa. No caso de acontecer algum acidente, aconselhamos você a consultar o nosso artigo em que lhe explicamos como agir no caso de queimaduras em cães.

Por sua vez, os centros de mesa provocam nos nossos pet o mesmo efeito que a árvore de Natal, se estiverem compostos por motivos brilhantes, redondos e chamativos. Para resolver este problema e tornar o centro de mesa menos perigoso, aconselhamos você a optar por centros de mesa mais originais, sem velas nem materiais prejudiciais. Pode optar por os fazer você mesmo e certificar-se assim, de não usar objetos brilhantes nem arriscados para o seu pet. Pode fazer um centro à base de recipientes cilíndricos forrados com tecido, feltro ou corda colorida, por exemplo.

Decorações de Natal perigosas para pets - Centros de mesa com velas

Flor de Natal, uma das mais tóxicas

Dentro da lista de plantas tóxicas para cães e gatos destaca-se a flor de Natal como uma das mais perigosas. Ingeri-la pode fazer com que o nosso pet sofra de transtornos digestivos que podem desencadear em diarreia e vômitos, enquanto que o contato direto com a pele ou os olhos do animal pode derivar em uma irritação, erupção ou coceira.

Se decidir decorar a sua casa com esta planta, tente mantê-la o mais longe possível do seu pet, especialmente se o seu pequeno companheiro tiver tendência a comer as plantas do seu jardim ou a erva.

Decorações de Natal perigosas para pets - Flor de Natal, uma das mais tóxicas

Repelente caseiro para manter o nosso pet longe dos enfeites

Se mesmo depois de ter aplicado todos os conselhos anteriores e de colocar os enfeites de Natal o mais longe possível do seu alcance, o seu pet conseguiu chegar a eles, tem a opção de fazer um repelente caseiro à base de cítricos. Para o preparar você precisa de reunir:

  • Pulverizador
  • Água
  • Suco de limão
  • Óleo de canela

Pegue em um recipiente, misture meio litro de água com o suco de três limões e adicione duas ou três gotas de óleo de canela. Encha o pulverizador com o repelente caseiro e pulverize cada um dos enfeites de Natal com ele. Lembre-se que tantos os cães como os gatos têm o sentido de olfato muito desenvolvido e há certos odores que rejeitam como os utilizados para esta mistura. Neste sentido, se quiser potenciar ainda mais o cheiro a cítrico, tem a opção de adicionar suco de laranja. Confira que ele não o ingere e não utilize óleo essencial de canela, opte por um natural apto para o consumo e não adicione muitas gotas, pois se consumisse esta mistura e ele levasse mais canela poderia provocar um transtorno digestivo no seu pet.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Decorações de Natal perigosas para pets, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Decorações de Natal perigosas para pets

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Decorações de Natal perigosas para pets
1 de 4
Decorações de Natal perigosas para pets

Voltar ao topo da página