menu
Partilhar

Curiosidades sobre o husky siberiano

 
Por Eduarda Piamore. 5 maio 2021
Curiosidades sobre o husky siberiano

Ver fichas de  Cachorros

É um apaixonado pelos huskys? Quer saber tudo sobre essa maravilhosa raça? Então chegou ao lugar indicado! Neste artigo do PeritoAnimal te mostraremos 10 curiosidades que você não sabia que sobre o husky siberiano que, com certeza, irão te surpreender, desde detalhes morfológicos até sua aparição ao longo da história.

Está morrendo de curiosidade? Siga lendo sobre essas 10 curiosidades sobre o husky siberiano, um dos cachorros mais antigos e incríveis que existem. Você vai se apaixonar ainda mais pela raça!

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre o elefante

É o cachorro mais parecido com o lobo

Já visitou nossa lista das raças de cachorro que parecem lobos? Se já, provavelmente já sabe que o husky é provavelmente um dos cachorros que mais parece com o lobo, por suas orelhas pontiagudas, olhar penetrante e focinho pronunciado. Lembre-se que estudos recentes apontam que o cachorro não descende do lobo, mas, sim, trata-se de um parente próximo.

Entretanto, o husky siberiano é menor que estes grandes predadores, já que o alcança cerca de 56 a 60 centímetros de altura até a cernelha, enquanto os lobos selvagens podem chegar a medir entre 80 e 85 centímetros de altura até a cernelha. Quer ter um cachorro parecido com lobo? O husky é uma ótima opção!

Curiosidades sobre o husky siberiano - É o cachorro mais parecido com o lobo

Cachorro com heterocromia: pode ter um olho de cada cor

Possuir um olho de cada cor se conhece heterocromia e esta qualidade se deve, geralmente, a uma mutação genética, que é hereditária. A heterocromia está presente em muitas espécies de animais, como no ser humano, e o certo é que causa fascinação. Descubra no PeritoAnimal as raças de cachorros com olhos de cores diferentes, você vai se encantar!

Curiosidades sobre o husky siberiano - Cachorro com heterocromia: pode ter um olho de cada cor

Adapta-se maravilhosamente a diferentes entornos

O husky é um cachorro que se adapta sem problemas a climas frios e gelados: sua pelagem é testemunha de suas origens na Sibéria. Entretanto, surpreendentemente, o husky é capaz de adaptar-se também a climas temperados, diferentemente de outros cachorros nórdicos, como o malamute-do-alasca, que costuma sofrer o calor de forma intensa.

O husky troca sua pelagem duas vezes por ano, uma entre a primavera e o verão e outra entre o outono e o inverno. No entanto, entre as duas mudas também pode produzir-se perda de pelo, sempre em pequenas quantidades. No caso de observar mais perda que o normal, aconselha-se levá-lo ao veterinário para descartar alergias e outros problemas de saúde.

Sua capacidade de vocalização é única

O husky é um cachorro especialmente "falador", capaz de emitir sons variados. Também destaca-se por seu uivo, que pode ser escutado em até 15 quilômetros de distância. Alguns huskys parecem cantar, falar e até choramingar, entretanto, não costumam latir.

Curiosidades sobre o husky siberiano - Sua capacidade de vocalização é única

É um dos cachorros mais antigos do mundo

O husky siberiano é um cachorro que foi criado pela tribo dos Chukchi, no norte da Sibéria, um povoado próximo aos esquimós. Estes cachorros cumpriam certas funções relacionadas com o trabalho, como puxar trenós, também eram membros importantes da comunidade, porque dormiam junto às crianças e às mulheres. Assim, ajudavam a manter distantes os animais silvestres.

Um estudo recente[1] que analisou a genética de mais de 161 cachorros domésticos mostra que o husky siberiano é considerado o quarto cachorro mais antigo do mundo.

Curiosidades sobre o husky siberiano - É um dos cachorros mais antigos do mundo

O cachorro das neves

Não é nenhum segredo que os huskys adoram a neve. Praticamente todos os indivíduos mostram certo interesse por ela, provavelmente pelo profundo impacto que teve esse elemento em sua história. Talvez por este motivo também se sentem atraídos pela água e pela folhagem no outono.

Nasceram para correr

Junto à tribo dos Chukchi, os huskys trabalhavam como cachorros de trenó, levando alimento e abastecimento de um lugar a outro e, ao contrário da crença popular, os huskys não costumavam transportar pessoas. Foram eleitos para cuidar dessas tarefas por diversos motivos, como a resistência ao frio, mas principalmente se destacava sua capacidade de fazer grandes viagens. O trenó era puxado por cerca de 20 cachorros e cada um deles desempenhava uma função concreta.

Curiosidades sobre o husky siberiano - Nasceram para correr

Encaixam-se com diferentes tipos de famílias

A internet está cheia de vídeos fofos e graciosos de cachorros da raça husky siberiano, por que será? Porque se trata, sem dúvidas, de um companheiro excelente para as crianças, um membro a mais na hora de viajar e um cachorro sensível e afetuoso no dia a dia. Sua personalidade é variável, tanto que você deverá esforçar-se para reinventar-se e oferecer-lhe distintas formas de entretenimento.

Está situado no número 45 da lista de cachorros mais inteligente segundo Stanley Coren e se considera que é um pouco difícil de adestrar, é um cachorro que esbanja alegria e curiosidade, por isso só é necessário buscar motivação adequada de cada indivíduo para educá-lo e adestrá-lo.

O husky é um cachorro de guerra?

Provavelmente se pensamos em cachorro de guerra nos vem a cabeça a história do pastor alemão, utilizado como mensageiro, cachorro de resgate e, inclusive, como cachorro antitanque. Não obstante, o husky também se destaca na Segunda Guerra Mundial, realizando trabalhos de transporte e comunicação.

Curiosidades sobre o husky siberiano - O husky é um cachorro de guerra?
Imagem: Reprodução/armyhistory.org

Balto, um herói sem precedentes

Sem dúvidas, a história de Balto, um husky mestiço, é uma das mais impactantes entorno desta raça. Inclusive, tal foi a sua popularidade que Disney lançou um filme contando sua história, chamado: Balto - sua história tornou-se uma lenda.

Tudo começou em 1925, quando um grande número de crianças de Nome, no Alasca, contraíram difteria. Diante da impossibilidade de receber as medicações necessárias, um grupo de homens, junto a seus cachorros, decidiram fazer um perigoso trajeto para salvar a vida da população infantil do povoado.

Alguns homens e cachorros morreram, incluindo os cachorros guia, no entanto, Balto foi quem tomou o comando do trajeto, apesar de não ter nenhuma experiência prévia como líder. Felizmente, após cinco dias e meio, chegaram ao seu destino. Os cachorros foram aclamados como heróis e apareceram nos jornais de todo o país..

Curiosidades sobre o husky siberiano - Balto, um herói sem precedentes
Imagem: Reprodução/heroviral.com

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre o husky siberiano, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. HEIDI G. Parker, Dayna L. Dreger, Maud Rimbault, Brian W. Davis, Alexandra B. Mullen, Gretchen Carpintero-Ramirez, Elaine A. Ostrander. Cell Reports Genomic Analyses Reveal the Influence of Geographic Origin, Migration, and Hybridization on Modern Dog Breed Development.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Curiosidades sobre o husky siberiano
Imagem: Reprodução/armyhistory.org
Imagem: Reprodução/heroviral.com
1 de 8
Curiosidades sobre o husky siberiano

Voltar ao topo da página