Curiosidades sobre animais - Com FOTOS e VÍDEOS

Curiosidades sobre animais - Com FOTOS e VÍDEOS

O mundo animal é surpreendente e dele aprendemos um número infinito de fatos curiosos, mais típicos de um livro de ficção científica do que da realidade. Entretanto, a verdade é que existem animais com habilidades surpreendentes, que qualquer amante de animais sem dúvida gostaria de conhecer.

Neste artigo do PeritoAnimal, preparamos uma relação de curiosidades sobre animais que você vai adorar saber. Você descobrirá algumas das maravilhas escondidas na fauna de nosso planeta Terra e nós explicaremos porque elas acontecem. Portanto, se você quiser saber um pouco mais sobre estas espécies, continue lendo!

Qual animal que mais dorme?

Descansar é uma necessidade comum a todos os seres vivos, pois a aprendizagem e a capacidade de repor energia dependem disso. Entretanto, no reino animal existem algumas espécies que levam seu amor pelo sono ainda mais longe, como os gatos, que são capazes de dormir entre 16 e 20 horas por dia.

Mas qual o animal que mais dorme? O bicho-preguiça (ordem Folivora), que dorme cerca de 20 horas por dia, é um bom candidato, mas é o coala (Phascolarctos cinereus) o maior dorminhoco de todos, que passa 22 horas por dia descansando.

Isto contrasta com outras espécies, tais como as girafas. A girafa (Giraffa camelopardalis) dorme apenas de 20 minutos a 2 horas por dia, mas nunca descansa continuamente ou se deita.

Qual é o maior inseto do mundo? E qual o mais pesado?

Continuando com as curiosidades sobre animais, devemos saber que nos tempos pré-históricos havia insetos tão grandes que seriam considerados monstros pelos humanos, entretanto, embora as coisas tenham mudado muito em relação ao tamanho destas espécies, ainda há três que levam o prêmio de maiores insetos do mundo.

Entre os maiores insetos do mundo, destacamos a mariposa-imperador (Thysania agrippina), nativa da América Latina, já vista na Amazônia e também no México. Ela é a maior mariposa do planeta e sua envergadura de asa chega a 30 centímetros. Em seguida, temos a mariposa-atlas (Attlacus atlas). Com suas asas estendidas, seu corpo pode chegar a 400 centímetros quadrados, você consegue imaginar encontrar um inseto deste tamanho?

Qual o inseto mais pesado do planeta?

Em termos de peso, o inseto mais pesado é o weta gigante (Deinacrida), uma espécie nativa da Nova Zelândia da família dos grilos, que pesa até 70,9 gramas.

Os olhos mais impactantes do mundo animal

A visão é um dos sentidos mais importantes para certos animais. Neste aspecto, a lula-gigante (Architeuthis dux) é o animal com os maiores olhos, com seus globos oculares alcançando entre 28 e 30 centímetros. Entretanto, se estamos falando das espécies em que os olhos são maiores do que o resto do corpo, a tarefa se torna um pouco mais complicada.

Há diferentes opiniões sobre o assunto, mas a maioria delas se inclina para uma luta entre duas espécies: os crustáceos transparentes do gênero Cystisoma e Paraphromina, cujos olhos ocupam 25 e 45% do corpo respectivamente, e o tarsius (gênero Tarsius), um primata asiático cujos olhos medem 16 milímetros em um corpo que atinge apenas 10 centímetros de altura.

Um inseto que explode para se defender

Sem dúvida, uma das curiosidades sobre animais mais interessante diz respeito ao besouro-bombardeiro (Brachinus crepitans), uma espécie capaz de emitir uma descarga química, semelhante a uma bomba, para seus predadores quando está em perigo.

Como isso pode ser feito? Dentro de seu corpo, o bombardeiro conta com pequenas quantidades de peróxido de carbono e hidroquinona, produtos químicos que, quando combinados, produzem quinona, que produz uma pequena explosão quando expelida do corpo do inseto a 100°C.

Qual é o menor animal do mundo?

Seguimos nossa lista de curiosidades sobre animais destacando que há animais gigantes e outros bem pequenos no mundo. Alguns são tão grandes que podem ser reconhecidos à distância, já outros são tão pequenos que os humanos não conseguem percebê-los a olho nu.

Entre os menores animais do mundo, o menor inseto não parasitário já descoberto é o besouro da espécie Scydosella musawasensis. Foi registrado pela primeira vez na Nicarágua em 1999, mas só em 2016 sua existência e características foram confirmadas.

Este besouro mede apenas 0,325 milímetros, o que torna impossível ser visto a olho nu (por um humano). Ele se alimenta de fungos e é até agora o único conhecido de seu tipo.

Neste outro artigo falamos sobre os menores dinossauros do mundo.

Animais que podem se camuflar

Você já se deparou com o que parecem ser pequenos "galhos" caminhando através de arbustos? Então você encontrou uma das 3,000 espécies do gênero Phasmidae (Phasmida), os famosos bichos-pau.

Estes insetos não podiam estar fora da nossa lista de curiosidades sobre animais, pois sua aparência varia de acordo com o local onde vivem, mas todos eles se caracterizam pelo fato de se misturarem extraordinariamente bem com a vegetação ao seu redor. Elegantes, esbeltos, estilizados, com ou sem asas ou protuberâncias, é fácil pensar que são paus, restos de folhas ou galhos até que sejam vistos em movimento.

Animais que usam o nariz para se orientar

Cada espécie deve adaptar-se ao ecossistema em que vive, cujo resultado podem ser sentidos desenvolvidos de uma forma bastante peculiar, como é o caso da toupeira-nariz-de-estrela (Condylura cristata), que nos oferece uma das curiosidades sobre animais que vale a pena conhecer.

Esta espécie de toupeira é cega, mas tem um nariz peculiar do qual sobressaem "ramificações" que lhe dão seu nome. Com estas ramificações, a toupeira é capaz de perceber o que está acontecendo ao seu redor pelo toque, pois é considerado um dos órgãos mais sensíveis do mundo.

Conheça os diferentes tipos de toupeiras neste outro artigo.

Animais com mais e menos tempo de gestação

O período de gestação varia de espécie para espécie e às vezes é espantoso. O enorme elefante-africano (gênero Loxodonta) leva 22 meses para estar pronto para o nascimento. Enquanto isso, o bandicoot (gênero Peramelidae), um marsupial da Austrália, Nova Guiné e Indonésia, gesta seus filhotes entre 15 e 20 dias.

Uma defesa sanguinária

Outra espécie com métodos de defesa extremos é o lagarto-com-chifres-do-Texas (Phrynosoma cornutum), que é capaz de lançar sangue através de seus olhos.

Esta espécie vive no México e nos Estados Unidos, onde se alimenta de grilos e outros insetos. Quando se sente ameaçado, o lagarto lança sangue pelos olhos em direção ao seu predador, que pode chegar a um metro de distância. Essa uma das curiosidades sobre animais mais impressionantes que há, não é mesmo?

Confira todos os detalhes e veja como o lagarto lança sangue pelos olhos neste vídeo do National Geographyc em inglês:

Qual o animal com o maior coração do mundo?

O animal com o maior coração do mundo é a baleia-azul (Balaenoptera musculus), um cetáceo que habita os oceanos Atlântico e Pacífico, onde se alimenta principalmente de krills. O coração deste enorme animal marinho pesa entre 180 e 200 quilos.

Qual o anima que bate as asas mais rápido?

O beija-flor é o animal que bate as asas mais rápido do planeta! Esta ave bate as asas cerca de 53 vezes por segundo, portanto, está sempre em movimento. Ela precisa se mover a esta velocidade porque suas pernas são muito fracas e são incapazes de segurá-las por muito tempo, então, batendo muito rápido, consegue ficar no mesmo lugar enquanto se alimenta de néctar de flores.

Conheça os diferentes tipos de beija-flor.

A comunicação dos golfinhos e seus mistérios

Outra das grandes curiosidades sobre os animais é que os golfinhos sejam talvez os únicos seres, além dos humanos, que utilizam um sistema de comunicação muito complexo. As pesquisas descobriram até que é possível que cada grupo de golfinho tenha sua própria língua que somente seus membros são capazes de entender.

Como os golfinhos se comunicam? Eles usam uma série de sons e chiados particulares, alguns dos quais são até suspeitos de desempenhar o mesmo papel que os nomes, ou seja, são usados para diferenciar um golfinho de outro.

O animal mais venenoso do mundo

Continuando com nossa lista de fatos curiosos do mundo animal, não podíamos esquecer a vespa-marinha, um tipo de água-viva (Chironex fleckeri) que é o animal mais venoso do mundo. Ela é encontrada em águas australianas e seus tentáculos atingem um comprimento entre 80 centímetros e 3 metros.

Os tentáculos da vespa-marinha contêm células urticantes que injetam veneno em qualquer coisa que tocarem. As lesões cutâneas incham e ficam avermelhadas, e em poucos minutos a vítima experimenta taquicardia, dor e aumento da pressão arterial, até que ocorra a morte por embolia cardíaca.

Conheça os 15 animais mais venenosos do mundo neste outro artigo.

O radar elétrico do ornitorrinco

O ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é um mamífero endêmico da Austrália que tem uma forma peculiar de detectar sua presa: utiliza um sistema chamado eletrolocalização.

A eletrolocalização consiste em detectar os campos elétricos emitidos pelos animais quando eles se movimentam. O ornitorrinco é capaz de perceber estes campos graças a seus eletroreceptores, que estão localizados em seu focinho.

Descubra no PeritoAnimal mais curiosidades sobre o ornitorrinco!

Qual o animal mais rápido do mundo?

O falcão peregrino (Falco peregrinus) é considerado a ave mais rápida do mundo, pois sua velocidade de vôo é impressionante. Quando em vôo contínuo, atinge 96 quilômetros por hora, uma velocidade comparável à de outros animais de movimento rápido como beija-flores e peixe-espada. No entanto, quando se trata de capturar presas, o falcão peregrino é capaz de voar a 360 quilômetros por hora.

Conheça os animais mais rápidos do mundo neste outro artigo.

A surpreendente capacidade de sobrevivência das baratas

As baratas, insetos pertencentes ao gênero Blattodea, estão entre os animais mais resistentes do planeta. Eles podem sobreviver sem cabeça por várias semanas, acabarão morrendo de fome, e podem passar um mês sem beber água, pois são capazes de absorver a umidade do ambiente.

Além disso, eles podem suportar doses 15 vezes maiores de radioatividade do que os humanos, embora sejam facilmente mortos por altas temperaturas.

Outra curiosidade sobre as baratas é que existem baratas brancas. Você já viu uma? Conheça mais neste outro artigo.

Qual o animal mais velho do mundo?

A tartaruga mais velha do mundo registrada chamava-se Tu'i Malila, um exemplar de tartaruga irradiada (Geochelone radiata), que se supõe ter vivido 188 anos. Ele pertenceu à família real de Tonga e morreu em 1965.

A segunda tartaruga de vida mais longa no planeta foi Harriet, uma tartaruga-gigante-de-galápagos que viveu 176 anos na Austrália. Há outro, chamado Adwaita, que também poderia ser coroado como o de vida mais longa, mas não foi encontrada nenhuma maneira de confirmar que ele realmente viveu os 250 anos reivindicados pela lenda.

O animal que pula mais alto

Existem muitos tipos de pulgas, no entanto, devemos saber que em geral, a pulga, este insecto parasita da ordem Siphonaptera, é um campeão de salto, porque, como você sabe, é capaz de se mover de um animal para outro a fim de parasitá-lo. Mas você sabe até onde ele pode saltar?

A pulga pode saltar 18 centímetros verticalmente e 33 centímetros horizontalmente. Isto pode não parecer muito, mas quando você considera que tem apenas 1,5 a 3 milímetros de comprimento, esta distância é cerca de 200 vezes maior que o seu tamanho. É outra incrível curiosidade do mundo animal!

Qual é o animal com mais dentes no mundo?

Quando falamos de dentes, o peixe-gato, da ordem Siluriformes, leva o prêmio por seu impressionante número: 9.280 dentes no total. É sem dúvida uma das curiosidades sobre animais mais interessantes do mundo aquático.

Existem 3.000 espécies de peixes-gato, cada uma com suas próprias características particulares. Entretanto, eles se destacam por seus incríveis dentes, que estão presentes em pedaços de tamanho minúsculo distribuídos em várias fileiras dentro da boca do animal.

E aí, quais outras curiosidades sobre animais você conhece? Conta pra gente nos comentários!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre animais - Com FOTOS e VÍDEOS, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. “Descubre qué animales tienen los ojos más grandes”. National Geographic. 22 de agosto de 2016. Consulta: https://www.nationalgeographic.es/animales/descubre-que-animales-tienen-los-ojos-mas-grandes. Acesso em 11 de agosto de 2022.
  2. Francisco Aguirre. “Revelan el insecto más pequeño del mundo”. La Tercera. 13 de octubre de 2015. Consulta: https://www.latercera.com/noticia/revelan-al-insecto-mas-pequeno-del-mundo-0325-milimetros/. Acesso em 11 de agosto de 2022.
  3. “¿Cuál es el insecto más grande del mundo?". National Geographic. Consulta: https://www.ngenespanol.com/naturaleza/cual-es-el-insecto-mas-grande-del-mundo/. Acesso em 11 de agosto de 2022.
  4. Azucena Martin. “El escarabajo bombardero, el insecto que se defiende usando armas químicas”. Omicrono. 27 de abril de 2016. Consulta: https://omicrono.elespanol.com/2016/04/escarabajo-bombardero/. Acesso em 11 de agosto de 2022.
  5. “8 animales fantásticos del mundo real y dónde encontrarlos”. National Geographic. Consulta: https://www.ngenespanol.com/naturaleza/criaturas-fantasticas-harry-potter-animales-mas-extranos-del-mundo/. Acesso em 11 de agosto de 2022.
  6. Zoe Gough. “Revelan los misterios del corazón más grande del mundo”. BBC en español. 24 de agosto de 2015. Consulta: https://www.bbc.com/mundo/noticias/2015/08/150824_vert_earth_ballena_azul_corazon_lp. Acesso em 11 de agosto de 2022.
  7. Joseph G. Kunkel. "Are cockroaches resistant tono radiation?". Consulta: http://www.bio.umass.edu/biology/kunkel/cockroach_faq.html#Q5. Acesso em 11 de agosto de 2022.