Partilhar

Cuidar de um cachorro em 10 passos

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 12 novembro 2018
Cuidar de um cachorro em 10 passos

Ver fichas de  Cachorros

Nunca teve um cachorro? Quer conhecer os conceitos principais que deveria saber? Adotar um cão é semelhante a acolher uma criança pequena, não é complicado mas requer dedicação. Antes de adotar um animal devemos estar certos que é o que queremos, cumprindo assim as nossas responsabilidades com ele a todo o momento e ao longo da sua vida.

Neste artigo do PeritoAnimal mostramos-lhe um resumo geral para que saiba como deve cuidar de um cachorro em 10 passos, um guia simples que todos os proprietários com pouca experiência deveriam ler.

Também lhe pode interessar: Cuidar de um gato em 10 passos

Cuidados veterinários

Os cachorros não podem sair à rua sem vacinação, pois a probabilidade de contágio de doenças é elevada e pode envolver um risco para a saúde do cachorro. Por esse motivo, o seu cachorro deve ir ao veterinário para ser sujeito a uma vacinação pertinente para desse modo descartar eventuais doenças. O calendário de vacinação é o seguinte:

  • Uma primeira vacinação entre as 6 e as 8 semanas para prevenir a cinomose, a hepatite, o parvovírus, o coronavírus, a parainfluenza e a leptospira.
  • São feitos dois reforços iguais desta primeira vacinação.
  • Mais à frente será vacinado contra a raiva.
  • Passadas umas semanas, recebe a vacina contra a giardia e a bordetella.
  • Por fim, o cachorro recebe um reforço de todas elas a cada x tempo, que será recomendado pelo veterinário. O reforço é feito cada vez com menos frequência à medida que o cachorro vai envelhecendo, uma vez que as probabilidades de contágio vão diminuindo.

Siga todos os conselhos do seu veterinário habitual e se tem dúvidas sobre um tratamento proposto não duvide em pedir uma segunda opinião. Além disso, deverá estar atento a qualquer sintomas de doenças que o cachorro possa manifestar. Lembre-se, ele não fala!

 

Cuidar de um cachorro em 10 passos - Cuidados veterinários

Cuidados básicos

O cão necessita de uma série de cuidados e atenções da sua parte que deverá cumprir diariamente:

  • Dar-lhe uma cama macia para dormir
  • O cachorro deve ter um bebedouro com água fresca abundante e limpa todos os dias
  • Dar alimento de qualidade específica segundo a etapa da sua vida
  • Os brinquedos e mordedores não podem faltar para que se entretenha enquanto você não está presente
  • Limpar-lhe as remelas diariamente e um banho de vez em quando serão condições básicas
  • Passeá-lo pelos menos 2 ou 3 vezes por dia
  • Escová-lo com a regularidade que for preciso dependendo do seu tipo de pelo
  • Socializá-lo e ensinar-lhe como deve ser a convivência no lar

 

Cuidar de um cachorro em 10 passos - Cuidados básicos

A alimentação do cachorro

No PeritoAnimal encontrará artigos específicos sobre a alimentação do cachorro, isto porque o cachorro deve receber uns nutrientes e vitaminas específicos para o seu desenvolvimento sempre adaptados a cada etapa da sua vida.

A opção mais recomendada é combinar os três tipos de dieta existentes dando sempre preferência a uma ração de elevada qualidade juntos com dietas úmidas e dietas caserias. Lembre-se que no caso dos cachorros filhotes e dos cães idosos, assim como dos cachorros que tenham problemas de saúde, é necessária uma dieta específica e por vezes complementada com vitaminas e cálcio.

Cuidar de um cachorro em 10 passos - A alimentação do cachorro

O banho

Existe um mito que diz que é necessário dar banho ao cachorro com uma frequência de 1 vez a cada dois meses, mas isto não é verdade.

Um cachorro de raça pequena pode tomar banho a cada 2 semanas e um de raça grande 1 ou 2 vezes por mês. No entanto, é muito importante que utilize produtos para cães, uma vez que estes respeitam a sua pelagem e o pH da pele, além de terem também uma percentagem de antiparasitários. Ao mesmo tempo que habitua o seu cachorro a tomar banho, deve utilizar produtos que lhe permitem ter uma correta higiene dental e evitar a acumulação da placa bacteriana.

Depois do banho é importante que aplique sempre as pipetas para evitar o aparecimento de pulgas ou carrapatos.

Cuidar de um cachorro em 10 passos - O banho

Socialização

Assim que o calendário de vacinação o permitir é importante que comece a socializar o seu cachorro. Também é importante socializar cães adultos se estes mostrarem um comportamento assustadiço e impróprio devido a vários medos. Nestes casos devemos trabalhar com um profissional.

Porque é importante socializar o meu pet?

É fundamental que o seu cachorro conheça outros da sua mesma espécie para prevenir uma eventual agressividade futura. Além disso, os cachorros adultos serão um exemplo para ele a ajudarão a saber como se comportar em grupo. Também devem ser socializados com pessoas de todas as idades para que o cachorro não tenha medo e adote uma atitude amável e social que lhe confira o bom comportamento em público.

A socialização permite que o seu animal de estimação se relacione com o meio envolvente, que expresse a sua personalidade e que se mostre mais seguro e alegre diariamente.

Cuidar de um cachorro em 10 passos - Socialização

Passeios e atividade física

É fundamental que passeie o seu cachorro entre 2 a 3 vezes por dia, tendo sempre em conta a frequência das suas necessidades. No passeio deve estar tranquilo e deixar que o seu cachorro cheiro o seu meio envolvente, se estiver devidamente vacinado não tem com que se preocupar.

Além do passeio que fizer é muito importante que o seu cachorro faça exercício, isso desenvolve os seus músculos e proporciona-lhe relaxamento. Pode ir correr com ele ou partilharem juntos um passeio de bicicleta, ou então, pode sempre deixá-lo uma hora com outros animais de estimação na hora do passeio. Será fenomenal para o seu amigo de quatro patas!

Cuidar de um cachorro em 10 passos - Passeios e atividade física

Inspeção de parasitas

As pulgas e as carrapatos são sempre uma ameaça para o cachorro que pode ser grave se não receber tratamento ou nenhuma prevenção. Para detectar a presença destes parasitas e poder atuar com toda a antecedência possível é importante que revise o pelo do seu cachorro com várias festinhas que afastem a sua pelagem. Este hábito deve ser sempre mantido, e intensificado nos meses de maior calor.

Deve prevenir o aparecimento dos insetos aplicando-lhe uma pipeta depois do banho contra os mosquitos, pulgas e carrapatos e inclusivamente contra a leishmania se for possível. No mercado também pode encontrar colares que são um excelente reforço. Fique atento aos problemas que possam surgir no seu cachorro.

Cuidar de um cachorro em 10 passos - Inspeção de parasitas

O espaço do cachorro

Se adotarmos um cachorro, em casa podemos observar que no começo se sente perdido e desorientado. Devemos proporcionar-lhe um lugar confortável para dormir e repousar, exclusivo para ele, assim como vários brinquedos para o seu entretenimento.

É importante que mantenha toda a casa higienizada e limpa para que se sinta bem e compreenda que ele também deve ser limpo. Os cachorros seguem os nossos exemplos, tanto os bons como os maus.

Também deve dispor do seu próprio espaço para a alimentação, que deve ser a umas determinadas horas e jamais na mesa de comer. Além isso deve saber que é muito importante não alimentar o cachorro antes ou depois de fazer exercício, isso poderia provocar uma distorção gástrica.

Cuidar de um cachorro em 10 passos - O espaço do cachorro

Educação

A educação de um cachorro é fundamental para a sua saúde mental e a convivência adequada. Os limites são fundamentais e toda a família deve seguir esses limites sem excepção para que o cachorro compreenda o seu lugar dentro de casa. Recomendamos-lhe que utilize o sistema de educação com reforço positivo e se for possível a iniciação ao clicker para adestramento, que tem muito bons resultados.

Cuidar de um cachorro em 10 passos - Educação

Carinho

O cachorro é um animal social que tem emoções e sentimentos. Por esse motivo é importante que seja carinhoso(a) com ele e crie um vínculo emocional que vos permita uma boa convivência e entendimento.

Verá que com o passar do tempo ele seguirá você para todo o lado, para o proteger quando precisar e lhe oferecer carinho quando estiver triste. O cachorro tem um sentido muito desenvolvido para perceber de forma não verbal o que acontece no seu meio e na vossa relação, assim como facilidade para compreender as suas emoções.

Cuidar de um cachorro em 10 passos - Carinho

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidar de um cachorro em 10 passos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Cuidar de um cachorro em 10 passos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cuidar de um cachorro em 10 passos
1 de 11
Cuidar de um cachorro em 10 passos

Voltar ao topo da página