Partilhar
Partilhar em:

Cuidados dos coelhos toy

Cuidados dos coelhos toy

Ficha do animal: Toy ou anão

O coelho toy é uma raça de coelho muito popular que se destaca pelo seu tamanho reduzido, e é por isso que milhões de pessoas têm esse coelho tão doce e pequeno em sua casa.

Deve saber que é um coelho que requer cuidados concretos para se desenvolver de forma adequada e aumentar o seu tempo de vida.

Se gostaria de saber tudo, especialmente os cuidados dos coelhos toy, está no sítio certo. O PeritoAnimal oferece um artigo completo sobre o tema para que se informe e possa cuidar do seu pet melhor do que nunca.

Também lhe pode interessar: Cuidados do coelho

Cuidados veterinários

Como acontece com os cachorros e com os gatos, é essencial consultar um veterinário quando adotamos um coelho toy. Ele necessita de uma primeira consulta e de um seguimento regular que vai garantir que todo o sue organismo funciona corretamente.

Normalmente, as fezes são examinadas para saber se ele tem parasitas intestinais e é feito um exame físico para descartar qualquer problema. As vacinas também fazem parte da vida dos coelhos, que devem fazer uma visita à clínica veterinária a cada 6 meses para prevenir a mixomatose, uma doença que se transmite através de pulgas e mosquitos.

Não esqueça que, mesmo que o coelho não saia de casa, pode contrair várias doenças como por exemplo:

  • Pulgas
  • Crescimento excessivo dos dentes
  • Insolação
  • Coccídeos
  • Pasteurelose
  • Doença hemorrágica viral
  • Lesões comuns
  • Sarna

Cuidados com a alimentação

Os coelhos toy devem comer apenas feno até atingirem a idade adulta. A partir da maturidade sexual, podem combinar feno, alfafa, ração para coelhos domésticos e aveia, alimentos que devem ser introduzidos na dieta pouco a pouco e em pequenas quantidades.

Além disso, é muito importante oferecer várias frutas e verduras diariamente ao seu coelho toy para que ele se desenvolva corretamente. Pode providenciar maçã, pera, pêssego, banana, couve, pepino, espinafres e cenouras, por exemplo. Experimente dar diferentes alimentos e perceba quais são as opções favoritas do sue pet.

Também não deve esquecer que os dentes de um coelho nunca param de crescer, o que influencia bastante a sua dieta. Inclua alimentos como ramos de árvores de frutos para que possa roer bastante. Por fim, recomendamos que adicione malte à dieta do seu companheiro para que o risco de acumular bolas de pelo no estômago seja menor.

Higiene e cuidado da pelagem

Os coelhos são animais muito asseados que se limpam continuamente e, por esse motivo, não deve dar banho ao seu coelho. Caso ele se suje em excesso, pode usar um pano úmido para o limpar.

O pelo deve ser escovado com regularidade ou, caso seja necessário, diariamente pois existe uma variedade da raça toy (angorá) que tem tendência para acumular pelo em excesso. O cuidado diário ajuda a evitar a formação de bolas de pelo. Para isso, use uma escova de cerdas pequenas.

Casa do coelho toy

Embora tenha um tamanho bem reduzido, descobrirá rapidamente que o coelho toy necessita de exercício e movimento durante o dia. Para isso é fundamental que, além de uma gaiola grande (100 x 70 x 50 centímetros), ele disponha de uma zona (vedada, se necessário) para onde possa sair e entrar comodamente quando quiser. Pode ser dentro ou fora de casa, dependendo das suas possibilidades.

É uma raça ativa que, sem dúvida, agradece que o tutor permita que desenvolva os seus músculos regularmente. Deve permitir que o seu coelho saia da gaiola duas horas por dia, no mínimo.

Higiene do seu ambiente

Nunca deve esquecer a importância de higienizar a gaiola e utensílios como comedouros e casota periodicamente. Pode fazê-lo a cada 4 ou 5 dias, por exemplo. Limpar de forma regular previne doenças infecciosas ou bacterianas no seu coelho, sendo muito importante fazê-lo.

Enriquecimento

Além de tudo o que foi mencionado até agora, existe uma parte fundamental dos cuidados do coelho toy que deve ser destacada: o enriquecimento. Os coelhos podem sentir-se tristes, sós e isolados quando não têm nada para fazer e você não está presente para brincar e motivá-los. Um coelho estimulado corretamente será mais feliz, sentindo-se melhor. Para ajudar o estímulo, pode encontrar diferentes brinquedos próprios para coelhos no mercado.

Além das aparas de madeira, existem várias opções para o seu coelho roer sem perigo, encontrado uma motivação nessa atividade. Também pode optar por providenciar brinquedos macios que possam manipular e mover à vontade.

Os coelhos são animais presa, isto é, são vítimas de outros animais por natureza. Dessa forma, proporcionar uma estrutura com condutas semelhantes a uma toca pode ser de grande benefício para eles, pois se sentem mais confortáveis e seguros. Pode criá-la você mesmo, se assim o desejar.

Por fim, recomendamos que use brinquedos dispensadores de comida para entreter e estimular o seu olfato. Esse tipo de brinquedos é altamente recomendado pois ajuda a desenvolver a inteligência do coelho.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados dos coelhos toy, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Cuidados dos coelhos toy

O que lhe pareceu o artigo?

Cuidados dos coelhos toy
1 de 7
Cuidados dos coelhos toy