Cuidados básicos

Yorkshire terrier - cuidados e tudo o que deve saber

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 julho 2023
Yorkshire terrier - cuidados e tudo o que deve saber
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O yorkshire terrier não é só um dos cachorros mais pequenos do mundo, como também é um dos mais requisitados pelo seu tamanho e ternura. É um dos pets mais populares e, por esse motivo, entrou no sítio certo para saber tudo sobre esta raça.

A adoção de qualquer filhote ou cachorro adulto implica uma série de responsabilidades, entre elas a alimentação, a higiene, a segurança, o exercício, o adestramento... Contudo, por vezes algumas raças apresentam uma série de cuidados específicos. Hoje, no PeritoAnimal, explicamos todas as coisas que deve saber e os cuidados do yorkshire terrier como a alimentação, adestramento, banho e tosa.

Também lhe pode interessar: Tudo sobre chihuahua

Índice

  1. Cuidados yorkshire filhote
  2. Alimentação do yorkshire bebe e adulto
  3. Temperamento do Yorkshire Terrier
  4. Como adestrar um yorkshire
  5. Banho e tosa do Yorkshire terrier
  6. As orelhas dos cachorros yorkshire terrier
  7. Problemas de saúde do yorkshire

Cuidados yorkshire filhote

De uma forma geral, os principais cuidados do yorkshire são:

  1. Correta sociabilização deste filhote
  2. Boa alimentação (existem rações específicas para as necessidades desta raça)
  3. Banho e higiene
  4. Cuidados veterinários (desparasitação, vacinação e esterilização caso não pretenda fazer reprodução)
  5. Passeios diários (o exercício físico é extremamente importante, mesmo em cachorros de pequeno tamanho)

Alimentação do yorkshire bebe e adulto

Uma questão muito comum relacionada com os cuidados é qual a quantidade de ração recomendada para um yorkshire, uma vez que são cachorros muito pequenos e é comum ter receio de lhe oferecer demasiada comida. Sabemos que a obesidade é um problema grave em qualquer cachorro.

Como acontece com qualquer raça de cachorro, as quantidades são determinadas pela sua idade, peso e atividade física. Se não está seguro das quantidades, deve verificar as indicações da ração ou consultar o seu veterinário habitual. Ele, melhor do que ninguém, poderá determinar a quantidade de ração necessária para todas as fases da vida do cachorro, seja a alimentação do yorkshire bebe ou de um adulto yorkshire terrier miniatura.

Yorkshire terrier - cuidados e tudo o que deve saber - Alimentação do yorkshire bebe e adulto

Temperamento do Yorkshire Terrier

Apesar do seu pequeno tamanho, é fácil observar que o yorkshire é um cachorro corajoso e cheio de energia. Na verdade, sempre imagino um yorkshire a correr a saltar por todo o lado. Infelizmente, a combinação do seu tamanho e do seu aspeto ternurento fazem com que muitos tutores não eduquem o cachorro de forma correta. Por ser tão pequenino, os tutores não se importam com sua educação uma vez que não causam grandes estragos.

Como adestrar um yorkshire

O que nunca devemos esquecer (e que estamos sempre a lembrar em PeritoAnimal) é que um bom adestramento é parte da felicidade do nosso cachorro.

Por isso, não esqueça que uma parte muito importante do adestramento de um filhote yorkshire é a socialização. Ensine o seu pet a se relacionar com outros cachorros e pessoas desde o primeiro dia. Uma boa socialização fará com que seja menos propenso a desenvolver medos de bicicletas, skates, etc. Outro ponto muito importante na vida de um cachorro é o exercício. Os yorkshire possuem muita vitalidade, sendo necessário gastar toda essa energia com longos passeios e brincando com ele de forma ativa.

Os latidos do yorkshire

Outra das características que identificam o yorkshire são os latidos. Existem muitos motivos para um cão ladrar em excesso. Um deles é o que foi referido no parágrafo anterior: uma má socialização. Mas existem outros fatores:

  • Estresse
  • Solidão e tédio
  • Entusiasmo
  • Frustração
  • Problemas de saúde
  • Motivos territoriais

Se o seu yorkshire ladra muito, não deixe der os conselhos para evitar que o meu cachorro ladre e o nosso artigo que explica como fazer o cachorro parar de latir.

Além disso, deve saber que...

Um conselho extra para famílias com crianças: Como já foi mencionado, uma das principais características de um yorkshire terrier é o quão pequeno ele é. Isso implica que devemos ter um cuidado especial a brincar com eles. Desde o primeiro minuto, devemos fazer as crianças entenderem que os cachorros não são brinquedos e que devem ser tratados com carinho e respeito.

Yorkshire terrier - cuidados e tudo o que deve saber - Como adestrar um yorkshire

Banho e tosa do Yorkshire terrier

Para manter uma higiene correta nos cachorros yorkshire, deve fixar uma rotina de banho a cada duas semanas. De qualquer forma, tenha em conta que isto é uma recomendação. A frequência com que damos banho ao nosso pet depende do estilo de vida que ele leva (se passeia pela cidade, se passei em jardins, se chove, etc).

  • Dica: Aposte em shampoos especiais para cachorros, outro tipo de produtos podem provocar reações alérgicas.

O cuidado do pelo de um yorkshire é muito importante. Outra zona que não deve ser descuidada é a região peri anal. Deve cortar o pelo desta zona para que as fezes não fiquem grudadas na pelagem.

Os nós no pelo

Os yorkshire possuem pelo comprido, pelo que é recomendado que use um condicionador depois do shampoo para evitar nós. Além disso, é essencial que o pelo do seu pet seja seco com secador, enquanto é escovado em simultâneo. Não se esqueça que a pelagem do cachorro yorkie deve ser escovada, no mínimo, duas vezes por semana. Se o seu pelo se enrola com muita frequência, pode considerar cortes de pelo alternativos para um yorkshire, de forma a encontrar opções de pelagem mais curta que previnam os nós.

As remelas

Estes animais possuem tendência a desenvolver remelas. Deve ter cuidado na hora de removê-las. Nunca as saque, o que deve fazer é umedecê-las para amaciá-las e conseguir tirá-las com maior facilidade. Além disso, em PeritoAnimal pode descobrir truques para remover as manchas de lágrima dos cachorros.

A higiene dental

Estes cachorros criam muito tártaro, pelo que é muito importante que tenhamos, desde o começo, muito cuidado com este aspeto.

Existem várias formas de limpar os dentes do seu pet, mas se vai escovar os seus dentes é importante que comece a habituá-lo desde que é filhote. A escovagem deve, sempre, ser feita pouco a pouco.

  • Cuidado: apenas deve usar paste dentífrica própria para cachorros. A dos seres humanos é tóxica para os animais.
Yorkshire terrier - cuidados e tudo o que deve saber - Banho e tosa do Yorkshire terrier

As orelhas dos cachorros yorkshire terrier

Orelhas Yorkshire caídas

Os yorkshire possuem dificuldade em levantar as orelhas sendo que, em algumas ocasiões, nem as chegam a levantar. Um truque para que seja mais fácil levantarem as orelhas é tosar o pelo das orelhas para que pesem menos. Necessita de mais dicas? Em PeritoAnimal encontrará toda a informação para levantar as orelhas a um yorkshire terrier.

Pelo das orelhas do Yorkshire Terrier

Outra questão relacionada com o pelo que deve ter em conta é o facto de esta raça possuir pelo dentro das orelhas. Esse pelo em particular não deve ser cortado, mas sim arrancado para promover a boa saúde das orelhas do cachorro. Consulte o seu veterinário para que ele ensine como pode fazê-lo. Não tente fazê-lo você mesmo se não tem experiência pois corre o risco de machucar o cachorro.

Yorkshire terrier - cuidados e tudo o que deve saber - As orelhas dos cachorros yorkshire terrier

Problemas de saúde do yorkshire

Uma queda complicada ou uma pancada pode ter consequências graves para esta raça. Por isso, os yorkshire terrier são muito propícios a desenvolver doenças ou lesões nos ossos e nos músculos (por exemplo, é muito habitual ver um yorkshire com hérnia discal). É necessário ter uma atenção particular na hora de brincar com crianças para que não machuquem o animal.

É habitual encontrar cachorros yorkshire com roupa para cachorros pequenos na rua. Não pense que isto é apenas uma moda, uma vez que esta raça tende a desenvolver doenças como a bronquite. Não se dão muito bem com climas frios.

Outras doenças habituais são a perda precoce de dentes (lembra do que foi mencionado sobre o tártaro?), problemas de estômago ou dificuldades durante o parto. Se detetar um sintoma estranho no seu cachorro, é fundamental que recorra de imediato ao veterinário. Deve ter em conta que quanto mais cedo detetar uma anomalia, mais chances tem de que o cachorro recupere de forma favorável.

Os principais problemas de saúde dos yorkshires são:

  1. Problemas de coração
  2. Problemas de coluna
  3. Problemas de pele
  4. Problemas dentários

A melhor forma de você prevenir os problemas de saúde, é seguir todos os cuidados que lhe indicamos. Uma boa alimentação aliada de exercício físico e estímulos mentais são os três pontos chave para manter o seu yorkshire saudável e feliz. Para além disso, as visitas regulares ao seu médico veterinário de confiança permitem que qualquer problema seja detectado precocemente. Seja qual for o problema, quanto mais cedo for diagnosticado, melhor é o prognóstico.

Yorkshire terrier - cuidados e tudo o que deve saber - Problemas de saúde do yorkshire

Se deseja ler mais artigos parecidos a Yorkshire terrier - cuidados e tudo o que deve saber, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Thayane
Ela pode fica em fora ???
A sua avaliação:
Anna Beatriz Vicente
Minha avó está pensando em adotar um cachorro ela sugeriu o fox paulistinha e o york shire... queria saber qual desses dois são mais indicados para idoso, qual eu devo adotar?
A sua avaliação:
NAYARA BRUNA ROSA ARAUJO
Vocês têm filhotes de shitzu o yorkshare
Claudia Lima
Ganhei um yorksheire ele tem dois meses. Quais as primeiras providências que devo tomar com relação aos cuidados.
Aerton Guimarães (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Claudia! Tudo bem? Acesse a nossa ficha completa sobre o Yorkshire terrier: https://www.peritoanimal.com.br/racas-de-cachorros/yorkshire-terrier.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
maria fernanda
qual é mais facil de criar a femea ou o macho
A sua avaliação:
Catarina Ignacia da Silva
Adorei este canal de comunicação.
Tenho um York e cuido como filho. Estou preocupada com o peso e o tamanho da barriga dele. Ele pesa quase 8 kg e dou ração ligth para ele.
Trato com vermiugos sempre e gostaria de saber o que devo fazer.
Obrigada
Brenda
Se for menina pode está o tenha
A sua avaliação:
maria carmona
estou preocupada york 11 meses com desvio vê tela do processo xifoide. como tratar? e grave,? prejudicial na vida adulta. obgda
A sua avaliação:
maria carmona
york 11 meses, raio X com deslocamento ventral do processo xifoide, e grave, pode causar problemas futuros?
A sua avaliação:
Camila Beatriz
Nossa que bacana esse site adorei, precisei de muito conhecimento quando ganhei. É muito bom :) parabéns pelo site e continue ajudando a gente, obrigada.
antónio campos
alguém me ajude por favor tenho um yorkshire com 13 anos sei que já não vai para novo mas ele treme muito e começou a andar descordenado, deitado abana muito a cabeça como se tivesse parkinson os veterinários desvalorizam a situação apenas lhe receitaram medicamentos para o parkison e demªencia ...mas eu acho que não é isso, ele como bem e já não sei o que fazer mais com ele, alguma sugestão ? obrigado.
Alice
Você precisa investigar a causa o quanto antes, com essa idade eles ficam ainda mais frágeis. Ele pode ter problemas no coração, realizou alguma vez um ecocardiograma ? Procure outro verterinário, uma segunda opinião.
antonio campos
já faleceu mas obrigado na mesma....
adriana faria
olá meu bebê está com 4 meses aqueles pelos que ficam na carinha dele, atrapalham?? posso cortar?? á partir de quando preciso tosa-lo??
A sua avaliação:
Luciana Balaciano
Não conhecia este site. Descobri agora enquanto procurava informações sobre glândula anal. Tenho uma Yorkshire Terrier de 3 anos e 3 meses, a Mel. Ela é linda, carinhosa, esperta! Amei as dicas do site. Quem ama os bichinhos sempre quer aprender e fazer o melhor por eles.
Luísa Savala
Oi Luciana! Obrigada pelo seu comentário, continue nos acompanhando.
REGINA MÁRCIA JUSSIANI
Tenho um Yorkshire Terrier de 1 ano e oito meses, muito ativo e ciumento, porém estou tendo muito problema com queda de seu pelo.
Quanto este é contrariado fica se coçando, até que passo a coça-lo, isto é para chamar a atenção? Moramos em apto e este não pode ouvir o interfone chamar, fica desesperado e começa a latir. Estou dando floral para amenizar sua ansiedade.
Luísa Savala
Oi Regina! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Izabel cristina
O meu cachorro achei q fosse um yorkshire ele esta mundando ficando diferente da raça
Emanoela
Olá, é normal um filhote de 3 meses vomitar?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Emanoela! Vomitou apenas uma vez? Apresenta outras alterações?
vera
20/3/2018
Gostaria de mandar tosar minha yorkshaire de 7 anos de idade,como faze-lo?
Maria Aparecida
Gostaria de mandar tosar minha yorkshaire de 8 anos de idade,como faze-lo?
Gostaria que me enviasse uma foto de tosa bebê.
elisabete
meu york as vezes começa a "tossir" como se estivesse se engasgando. As vezes quando se alimenta, mas nas maioria das vezes, quando fica nervosa. Pode representar algum problema de saúde? O que fazer ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elisabete! Existem vários possíveis diagnósticos para esse problema e apenas o veterinário poderá diagnosticar corretamente. Pela sua descrição pode ser, entre outras coisas, um colapso da traqueia. É importante que visite o seu médico veterinário. Leia o nosso artigo sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/colapso-de-traqueia-em-caes-sintomas-e-tratamento-21509.html
Ana Isabel
Lendo esta matéria me deparei com uma dúvida. Meu amigo Yorkshire está para chegar, qual o tipo de cama devo comprar?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Isabel! O mais importante é que a caminha seja confortável e adequada ao tamanho do cachorro. Você pode até fazer você mesma mais do que uma caminha para ele: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-uma-caminha-para-cachorro-passo-a-passo-20531.html
Lucia Gonçalves
Oi Ana,
Eu também queria saber sobre uma caminha específica para minha cachorrinha, porque ela sentia muito frio. Eu achei algumas opções num site e acabei comprando a almofada de pelúcia, que coloco dentro da casinha que também vi no mesmo site. Além de bonitinho, ficou super quentinho. Tudo chegou em menos de uma semana. Se quiser dar uma olhada pro seu filhote também, fica a dica, rs.
A sua avaliação:
Nivea Lucena De Lima
Muito útil
1 de 6
Yorkshire terrier - cuidados e tudo o que deve saber