Cuidados do peixe palhaço

Cuidados do peixe palhaço

Todo mundo conhece o protagonista do filme "Procurando Nemo", um peixe palhaço, chamado também de peixe das anêmonas (Amphiprion ocellaris), que habita nas águas tropicais dos recifes de coral do oceano Índico e Pacífico e que pode chegar a viver até 15 anos. Desde que o filme foi lançado, em 2003, este colorido peixe laranja com riscas brancas e pretas é cada vez mais visto nos aquários do mundo pela sua beleza e pelo quão relativamente fáceis de manter são.

Se você quer saber como cuidar de um peixe palhaço, continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que lhe vamos explicar exatamente quais são os cuidados do peixe palhaço, para o caso de adotar um. Saiba o que o seu companheiro marinho precisa para ser um peixe saudável e feliz. Boa leitura!

O aquário do peixe palhaço

Se você está procurando o peixe nemo, como passou a ser carinhosamente devido ao popular filme, saiba que para cuidar de um peixe palhaço adequadamente é necessário preparar-lhe um bom habitat para viver. Por isso, se você for adotar um casal de peixes palhaço, o aquário ideal não deve ter menos de 150 litros de água. Se for para apenas um peixe, um aquário com 75 litros de água será suficiente. Você deve ter em conta que estes peixes são animais muito ativos e que não param de nadar de cima para baixo no aquário, por isso precisam de muito espaço para se mexerem.

Por outro lado, a água tem que estar entre os 24 e os 27 graus de temperatura, uma vez que os peixes palhaço são tropicais e precisam que a água se mantenha quente e limpa. Para isso, pode colocar um termômetro e um aquecedor no aquário e se certificar todos os dias que a água está na temperatura ideal. Você também deve se certificar que a água está dentro dos parâmetros correspondentes de salinidade para um aquário de água salgada, já que o peixe palhaço não é de água doce.

Neste outro artigo do PeritoAnimal você verá 15 opções de peixes de água doce para aquário.

Decoração do aquário do peixe palhaço

Outros dos importantes cuidados do peixe palhaço são as coisas que devem constar em seu aquário. Além de fazer parte da sua alimentação, as anêmonas-do-mar são animais imprescindíveis para estes peixes, uma vez que além de se alimentarem dos parasitas e resíduos alimentares presentes nelas, também servem de local de diversão e como refúgio para se esconderem de outros peixes.

Como mencionamos, os peixes palhaço são muito ativos e precisam de lugares no aquário onde se possam se distrair e se esconder de outros peixes, mas cuidado. Os peixes palhaços são muito territorialistas e hierárquicos, pelo que cada um precisa de uma anêmona para si e se não a tiver, brigará com outros para a conseguir. É por isso que, além de peixe nemo, também é chamado de peixe anêmona.

Você também pode colocar outros animais e plantas dentro do aquário e em seu fundo. É recomendável colocar corais porque os peixes palhaço são os habitantes por excelência dos recifes de coral das águas tropicais e colocá-las no seu aquário vai fazer com que se lembrem do seu habitat natural.

Alimentação do peixe palhaço

A alimentação do peixe palhaço é outro dos fatores que devem ser levados em consideração para os seus cuidados. Eles são peixes onívoros eprecisam de uma quantidade diária de comida de ração específica, mas também é recomendável dar-lhes de vez em quando alimento vivo ou morto sem parar as correntes de água do aquário, uma vez que ao ser predadores, o seu instinto de caça faz-los perseguir a sua comida até alcançá-las.

Além da simbiose com as anêmonas-do-mar, os peixes palhaço podem comer no seu habitat natural desde pequenos crustáceos como camarões descascados, lulas e até alguns moluscos como artêmias ou mexilhão. No entanto, também precisam de vegetais na sua dieta, por isso dando-lhe comidas secas ou desidratadas de qualidade uma vez por dia, cobrirá todas as necessidades alimentares do peixe palhaço.

Se você acabou de adotar um peixe palhaço e não quer chamá-lo de Nemo, não deixe de conferir este artigo que preparamos com inúmeras sugestões de nomes para peixes de estimação.

Compatibilidade com outros peixes palhaço e outras espécies

Os peixes palhaços são muito territorialistas, o que deve ser levado em conta na escolha de outros peixes para o aquário. Eles não costumam se dar bem com outros peixes de sua mesma espécie e até podem chegar a ser agressivos quando colocamos um novo indivíduo no aquário por já existir ali uma hierarquia estabelecida. Normalmente, não se recomenda a mistura de espécies de peixes palhaço a não ser que se tenham aquários muito grandes (de 300 a 500 litros de água).

Apesar disso, eles são pequenos e relativamente lentos ao nadar, pelo que, para favorecer os cuidados do peixe palhaço, não se recomenda colocá-los com outras espécies maiores ou peixes agressivos carnívoros como o peixe leão, uma vez que as possibilidades de o peixe anêmona sobreviver serão reduzidas exponencialmente. O que você pode fazer é colocar em seu aquário outros peixes tropicais que se dão bem com o peixe palhaço, tais como:

  • Donzelas
  • Peixe anjo
  • Goby
  • Peixe cirurgião
  • Anêmonas-do-mar
  • Corais
  • Invertebrados marinhos
  • Gramma loreto
  • Blennioidei

Agora que você sabe tudo sobre o peixe nemo, descobriu que o peixe palhaço não é de água doce e ainda os peixes compatíveis para conviver com ele, veja neste outro artigo do PeritoAnimal como montar um aquário.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados do peixe palhaço, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • AQUÁRIO DE SÃO PAULO. Peixe-palhaço. Disponível em: <https://www.aquariodesp.com.br/novo/peixe-palhaco>. Acesso em 15 de janeiro de 2021.
  • MARQUES, Carlos Henrique Profírio. Criação de Peixe Palhaço (Amphiprion Ocellaris): Larvicultura e Alevinagem com Spirulina Platensis. Editora Appris, 2020. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=es&lr=&id=ipzeDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA6&dq=peixe+palha%C3%A7o&ots=MrLBotMUga&sig=o3csInhCWt5YdizrMaHi_q5AhXE#v=onepage&q=peixe%20palha%C3%A7o&f=false>. Acesso em 15 de janeiro de 2021.
  • FRANÇA, Marcela Domingues. Efeito da incorporação de microalgas e copépodes em alimentos para peixe-palhaço, Amphiprion percula. 2015. Tesis Doctoral. Disponível em: <https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/2216>. Acesso em 15 de janeiro de 2021.