Cuidados do gato Ashera

Cuidados do gato Ashera

O principal cuidado que deve ter com o gato Ashera é um cuidado externo, embora totalmente associado a ele. Trata-se de um rombo que as suas finanças podem sofrer se decidir adotar um exemplar de gato Ashera, isto porque o valor atual desta raça está entre os 17.000 e os 100.000 $ (dólares USA).

Esperamos que já tenha recuperado do breve desmaio. A grande diferença de preço em relação a outras raças de gatos, é porque o gato Ashera foi criado com quatro mutações diferentes.

É um gato muito especial quanto ao tamanho e à origem, mas a verdade é que os cuidados do gato Ashera não diferem assim tanto dos cuidados de um gato comum. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para se inteirar de tudo!

Origem do gato Ashera

É provável que ainda esteja questionando o preço elevado do gato Ashera. Para começar, é bom referir que o gato Ashera é o felino doméstico mais exclusivo do mundo. E também, o maior.

História e origem

O gato Ashera é proveniente dos Estados Unidos da América, mais concretamente do laboratório Lifestyle Pets. Através da engenharia genética avançada e hibridação de gatos domésticos com genes de leopardo asiático e serval africano, conseguiram criar o gato doméstico maior do mundo.

Este laboratório cria apenas 100 gatos por ano, pelo que há uma lista de espera entre os clientes que desejam adotar um destes exclusivos pets.

As quatro variedades que se produzem no laboratório Lifestyle Pets são: gato Ashera comum, gato Ashera hipoalergênico, gato Snow Ashera e gato Ashera Royal.

Gato Ashera comum

O gato Ashera comum assemelha-se a uma espécie de leopardo pequeno. Mede 1,50 cm de comprimento, incluindo a cauda. Pesam 12-15 kg. As medidas e pesos são comuns às quatro variedades. O que os diferencia é o pelo.

O Ashera comum possui um pelo de tons pardos/marrons com manchas pretas em ambos os lados e umas manchas pretas alongadas desde o pescoço até ao início da cauda.

São gatos muito carinhosos e comunicativos, que emitem miados muito agudos que contrastam com o grande tamanho que possuem em relação a outras raças de gatos.

Gato Ashera hipoalergênico

Esta variedade de gato Ashera é de aparência idêntica ao anterior, mas tem a particularidade de não provocar alergia às pessoas alérgicas a gatos. Outra particularidade desta raça híbrida é que todos os exemplares são estéreis.

Gato Snow Ashera

Esta variedade de Ashera lembra muito um leopardo das neves em pequeno. Sobre o tom do seu pelo branco, distribuem-se umas pequenas manchas de cor café por ambos os lados. No seu lombo, desde a cabeça até à cauda, as manchas são alongadas. Esta distribuição das suas manchas é comum a outras variedades.

Também é comum a morfologia deste precioso híbrido: cabeça pequena com orelhas grandes eretas, corpo muito longo e bonito, e patas também muito compridas. As patas traseiras são mais compridas que as dianteiras, o que faz com que a parte do lombo fique mais alta.

Gato Ashera Royal

Esta variedade não supera 4% das ninhadas. O seu pelo tem um fundo muito bonito e delicado de cor creme/alaranjado, e as suas manchas são mais definidas que nos seus congeneres das outras mutações.

Todas as diferentes mutações do gato Ashera são verdadeiramente bonitas. Há uma lista de espera para conseguir um deles, mas se pagar mais pode acelerar este processo.

Dado o seu tamanho idêntico a um cachorro, o Ashera pode ser habituado a passear com guia e coleira.

Cuidados a ter

O Ashera, por muito exclusivo e híbrido que esteja, não deixa de ser um gato. Por isso, os cuidados necessários serão os mesmos que um gato comum. Tenha em conta o seguinte para cuidar de um gato Ashera:

Saúde

O primeiro passo será a visita ao veterinário, embora durante o primeiro ano exista um seguro que cobre todas as consultas. Além disso, o gato é entregue perfeitamente vacinado e com o chip incorporado. Um certificado anexo à impressão digital genética do felino autentificam a sua origem.

Alimentação

O gato Ashera precisa de uma excelente alimentação para manter o seu pelo brilhante e desenvolver os seus músculos de forma adequada. Deve optar sempre por gamas premium e de alta qualidade.

Escovação

Uma forma de evitar os parasitas externos e evitar a acumulação de pelo do pelo (com a consequente formação de bolas de pelo) é escovar o seu gato Ashera de forma regular. Além de ajudá-lo a ganhar a confiança do seu novo melhor amigo, também serve para o manter bonito. Utilize escovas para gatos de pelo curto.

Banho

Não deve dar banho ao seu gato Ashera de forma excessivamente regular, isso prejudica a sua pele e a qualidade do pelo. Uma vez a cada mês e meio e inclusive a cada dois meses será suficiente.

No entanto e, apesar do caráter calmo do gato Ashera, pode acontecer que não goste de se molhar.

Brinquedos e diversão

Outra parte fundamental dos cuidados do gato é mantê-lo estimulado física e mentalmente. Utilizar brinquedos, jogos de inteligência e ensinar o seu gato a usar o arranhador e a caixa de areia são condições básicas para estar feliz.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados do gato Ashera, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.