Cuidados do coelho belier

Cuidados do coelho belier

Quando nos referimos a um coelho Belier, sabemos que é um coelho de tamanho pequeno que tem orelhas grandes e caídas, sendo um animal peludo e simpático. Mas, caso esteja considerando adotar um, deve prestar atenção às suas necessidades específicas.

A raça deste coelho, que pesa cerca de 2,5 quilogramas, é um tipo de coelho delicado e tranquilo. Possui, contudo, necessidade de se exercitar e de socializar com pessoas e outros coelhos. Para obter informação sobre os melhores cuidados a ter com um coelho Belier, siga os conselhos do PeritoAnimal para que ninguém o conheça melhor do que você.

Continue lendo este artigo de PeritoAnimal para saber tudo sobre os cuidados do coelho belier e compará-los com o que observa no seu coelho em particular. Vamos lá!

Um espaço para o coelho Belier

Se decidiu adotar um coelho Belier, é muito importante que compre uma jaula suficientemente ampla para que ele se possa movimentar livremente e sem angústia.

Apesar de ser uma raça dócil e muito sociável, estes coelhos também são muito inquietos e necessitam de um espaço que corresponda à sua natureza. É necessário manter a jaula em excelentes condições de higiene para que o coelho se sinta bem e não desenvolva qualquer tipo de doença.

Quer você viva na cidade ou no campo, não deve manter sempre o coelho dentro da jaula. É imprescindível deixá-lo sair para que possa correr com total liberdade e se exercitar. Se não tem forma de permitir que ele esteja ao ar livre, tenha cuidado pois ele pode roer qualquer cabo em sua casa.

Deve também evitar que a jaula fique em algum lugar com temperaturas muito altas ou muito baixas, uma vez que estes coelhos necessitam de temperaturas moderadas.

O que o lar de um coelho deve ter?

  • Bebedouro: Deve ter capacidade para, no mínimo, meio litro de água. Também pode usar um pequeno recipiente ou tigela como bebedouro, correndo o risco de ficar sujo com frequência.

  • Bandeja ou canto: É um lugar apropriado para o coelho aprender a fazer as suas necessidades de forma limpa e higiênica. Não utilize areia de gato, uma vez que pode provocar infecções. Procure um material específico para coelhos em lojas de comércio de animais.
  • Madeiras para roer: Devem ser madeiras não tratadas caso contrário podem lascar e provocar problemas intestinais nos coelhos. Servem para que o seu coelho não sofra um crescimento anormal dos dentes. Opte por madeiras de árvores de fruto, como macieiras ou laranjeiras.
  • Dispensador ou tigela: Imprescindível para fornecer a alimentação, feno e porções diárias de fruta e legumes.

  • Cama, toalha de algodão ou trapo: É aí que o seu coelho vai descansar durante a noite, embora muitos não compreendam bem a sua utilidade.

O coelho belier deve ter um veterinario

O coelho Belier requer determinados controles veterinários regulares para conferir se a sua saúde está a 100%.

Se o coelho Belier vive na rua ou na companhia de outros animais, será necessário vermifugá-lo interna e externamente. O seu coelho deve ser vacinado a cada 6 meses, no outono e na primavera, para prevenir que ele contraia mixomatose, uma doença transmitida por pulgas e mosquitos que pode provocar a sua morte.

Além disso, é recomendado que seja vacinado contra a doença hemorrágica viral uma vez por ano, especialmente se coabitar com outros coelhos. Na primeira visita ao veterinário, o profissional vai aconselhá-lo sobre todos os tratamentos e cuidados médicos que o seu coelho deve receber.

Conheça mais raças de mini coelhos, anões ou toy nesse artigo do PeritoAnimal.

A alimentação do coelho belier

O coelho Belier possui uma digestão muito sensível e, por isso, deve prestar uma atenção especial à sua alimentação. Nos primeiros 4 meses de idade, apenas se recomenda que coma feno. A partir da idade adulta, pode começar a introduzir fruta e legumes na sua dieta.

A partir da sua maturidade sexual, o coelho nunca pára de comer feno. No entanto, deve começar a oferecer (em porções controladas) comida específica e porções diárias de fruta e legumes, introduzidas gradativamente. Sob nenhuma circunstância ofereça ração para coelhos de criação.

Que frutas e legumes posso dar ao coelho Belier?

As frutas devem sempre ser oferecidas sem sementes. Pode optar por dar maçã, pera, pêssego, melão, uva, laranja... Sempre dando pequenas porções no início.

Quanto aos legumes, pode escolher entre tomate, repolho, escarola, pepino, espinafre, cenoura, feijão, brócolis ou alfafa. Procure perceber qual é o favorito do seu coelho, pois cada caso é diferente.

Além disso, deve dar-lhe malte e escová-lo com muita frequência para prevenir a formação de bolas de pelo no seu estômago.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados do coelho belier, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.