Partilhar

Cuidados do Akita Americano

 
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 20 outubro 2016
Cuidados do Akita Americano

Ficha do animal: Akita Americano

O Akita Americano procede dos cachorros Matagi Akitas, originários do Japão e dos quais encontramos as referências mais antigas próximas do ano de 1603. Os Matagi Akitas eram utilizados para a caça do urso e depois foram utilizados como cães de luta.

Séculos mais tarde cruzaram-se com cachorros Tosa Inu e Mastins, originando diversos tipos de cachorros Akita, que depois foram classificados segundo a utilização que lhes davam. O Akita Americano segue uma linha de sangue originária dos Estados Unidos e procede do cruzamento de cachorros Akita com Pastores Alemães.

Se é apaixonado por esta raça canina e está pensando em adotar um cachorro com estas caraterísticas, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe falar dos cuidados do Akita Americano.

Também lhe pode interessar: Cuidados de um Maine Coon

A socialização do filhote

Qualquer filhote deve ser socializado para que na sua etapa adulta possa ter um comportamento estável e equilibrado, no entanto esta necessidade tem uma maior importância quando falamos do Akita Americano. Porquê? Muito simples, trata-se de um cachorro forte, robusto, resistente à dor e muito territorial.

A socialização é especialmente importante para poder equilibrar estas caraterísticas em um exemplar adulto, de seguida vamos ver os aspetos mais importantes a ter em conta quando queremos socializar um Akita Americano filhote.

  • Deve ter à sua disposição um brinquedo resistente apto para cachorros, pois gostam de morder e deve canalizar esta energia com os acessórios adequados. Descubra como ensinar o seu cachorro a não morder neste artigo.
  • Desde pequeno deve começar a ter contato com toda a família humana, incluindo os mais pequenos da casa.
  • Quando mais cedo se começar a habituar à presença de outros cães e animais, melhor. Deve ter em conta que o Akita Americano é muito territorial, especialmente com cachorros machos, por isso deve desfrutar da companhia de outros animais desde as primeiras etapas da sua vida, para contar depois com um caráter equilibrado. A esterilização é muito recomendada nestes casos.
Cuidados do Akita Americano - A socialização do filhote

Exercício, disciplina e afeto

O Akita Americano precisa de um dono seguro de si mesmo que saiba aplicar adequadamente a sua autoridade, com caráter e com a capacidade de lhe proporcionar um treinamento e adestramento ótimo, que claro deve ser sempre baseado no reforço positivo. Praticar adestramento diariamente é fundamental.

O exercício físico controlado e na companhia do seu dono, proporcionará ao Akita Americano um excelente recurso para controlar o seu estresse e equilibrar o seu caráter. Além disso, o exercício também atua como um método disciplinar que trás múltiplos benefícios ao nosso pet.

Por último, devemos referir que o Akita (tanto o Americano como o Japonês) é um cachorro que se carateriza por possuir uma total devoção e lealdade com a sua família humana, isto significa que junto com um adestramento adequado, devemos proporcionar-lhe afeto, atenção, jogos e companhia, só assim vamos conseguir ter um cachorro completamente feliz e saudável.

Cuidados do pelo do Akita Americano

O Akita Americano possui um duplo pelo que o isola eficazmente do frio. A escovação periódica será de grande importância para não ter de aumentar os banhos, que devem ser sempre realizados com um shampoo específico para cães e para manter a função do pelo em perfeito estado.

Para isso, deverá fazer uma escovação semanal que deverá ser diária na primavera e outono, pois é durante estas estações que se realiza uma troca de pelo.

Durante a época de troca, a escovação diária também nos ajudará a supervisionar o processo, uma vez que alguns exemplares são propensos a sofrer de eczemas neste período.

Cuidados do Akita Americano - Cuidados do pelo do Akita Americano

Outros cuidados do Akita Americano

O Akita Americano possui uma esperança de vida de uns 10 anos, no entanto com os cuidados adequados pode chegar a viver 12 anos. Se o seu desejo é desfrutar da companhia de um cachorro por muitos anos, também deverá ter em conta estes conselhos que lhe ajudarão a dar ao seu Akita os melhores cuidados:

  • Deve evitar a acumulação de tártaro nos dentes e gengivas, para isso devemos limpar de forma frequente os seus dentes com pasta de dentes e uma escova próprios para cães. É recomendável habituá-lo a esta rotina desde cedo.
  • Precisa de o alimento com comida específica para cães grandes, que lhe ajuda principalmente a evitar doenças articulares e que nutra estruturas tão importantes com a cartilagem. A ração adequada também ajudará a manter em ótimo estado o seu pelo.
  • Claro que, precisa dos cuidados genéricos que aplicaríamos a qualquer outro cachorro, como seguir o programa de vacinação e submeter-se a revisões veterinárias periódicas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados do Akita Americano, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Cuidados do Akita Americano

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cuidados do Akita Americano
1 de 3
Cuidados do Akita Americano

Voltar ao topo da página