Partilhar

Cuidados de um animal de estimação para crianças

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 20 julho 2016
Cuidados de um animal de estimação para crianças

Dar um animal de estimação ao seu filho é uma prova de responsabilidade para ele assim como a possibilidade de uma amizade totalmente única entre animal e dono.

É importante ensinar os nossos filhos a brincar com os pets corretamente mas é igualmente importante educá-los sobre os cuidados que requerem para que aprendam valores, os ajudem no se desenvolvimento afetivo e desse modo tenham consciência das suas responsabilidades.

No PeritoAnimal mostramos-lhe quais são os cuidados de um animal de estimação para crianças.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato Ragdoll

O seu filho pediu-lhe um animal de estimação?

Ter um animal a seu cargo é uma enorme responsabilidade pois a sua vida está nas nossas mãos. Se o seu filho lhe pede para ter um animal deve avaliar as suas capacidades e pensar qual é o mais adequado para ele.

Que animal posso escolher?

  • Um cão é um animal fantástico que ensinará ao seu filho o verdadeiro significado da palavra responsabilidade. Se pode ter este animal vai criar um laço de afetos entre ambos que lhe fará desenvolver o amor pelos animais. Dê um bom exemplo ao seu filho e adote um cachorro em um canil ou centro de acolhimento.
  • Um gato é um animal independente em muitas ocasiões igualmente carinhoso como outros animais. Os cuidados que requer cingem-se todos ao lar, o que facilitará o cumprimento dos seus cuidados. Também pode adotar gatos em centros de acolhimentos de animais.
  • Pássaros, hamsters, coelhos e tartarugas são opções muito comuns que também implicam um grau de responsabilidade menor dentro de casa. Aprenderão e terão contato físico, coisa que os estimula e beneficia. Lembre-se que este tipo de animais também podem ser adotados, procure na internet onde o fazer.
  • Os Peixes são animais mais fáceis de manter, e além disso são visualmente atrativos e indicados para crianças mais novas.

O que devo ter em conta?

Como adulto a sua responsabilidade é conhecer as capacidades do seu filho e saber se o dito animal se poderá adequar à sua casa, estilo de vida que a família tem, às suas dimensões, horários, etc. Deverá ensinar os seus filhos o comportamento e atitude que devem ter com os animais de estimação. Também será sua a responsabilidade da qualidade de vida do animal caso o seu filho não cumpra os seus cuidados corretamente.

Cuidados de um animal de estimação para crianças - O seu filho pediu-lhe um animal de estimação?

Delegar responsabilidades ao seu filho

Lembramos que é você o responsável direto da saúde e dos cuidados do nosso animal de estimação, isto porque pode acontecer que o seu filho não cumpra a 100% as suas responsabilidades.

Por esse motivo recomendamos que delegue cada uma das responsabilidades que envolvem o animal aos seus filhos de forma ordenada e variada: passeios, limpeza da gaiola/cama, alimentação... Informe-se bem dos cuidados que o seu novo elemento da família irá precisar.

Para fomentar a sua responsabilidade e assegurar-se de que a vão cumprir com os requisitos básicos, pode elaborar-lhes um pequeno caderno onde resumam que necessidades tem o animal e como devem ser satisfeitas para obter uma boa qualidade de vida, tudo isto antes da adoção.

Informe-se sobre os cuidados do coelhos, os cuidados de um peixe betta ou sobre o animal que vai adotar.

Cuidados de um animal de estimação para crianças - Delegar responsabilidades ao seu filho

Atitude da criança

Se o seu filho pede um animal exótico deverá explicar-lhe porque é que isso não é possível e as causas que fazem com que muitos animais corram perigo de extinção hoje em dia. A redução do seu habitat, a contaminação ou a caça são alguns desses motivos.

Também deverá fazê-lo entender que o animal tem sentimentos, sente e sofre. Por esse motivo não deve brincar com ele de forma brusca, magoá-lo ou chateá-lo quando não deve. Oriente-o para o que deve ser uma atitude positiva e de respeito.

Lembre-se que...

As crianças menores de 13 anos por vezes não são responsáveis das suas ações e por esse motivo recomendamos-lhe que esteja sempre presente nos momentos de interação com o animal até ter a certeza de que a brincadeira e a relação é positiva e segura para ambos.

Esta atenção por parte de um adulto não é suficiente para que a criança tenha uma boa relação com o seu animal de estimação, é imprescindível educá-lo sobre aqueles hábitos que permitem um bom cuidado do animal e do mesmo modo é necessário ensinar à criança o respeito pelos animais, uma vez que isto não só vai interferir com o animal mas também na forma como a criança se relaciona com as pessoas e o meio envolvente.

Por fim devemos destacar que a melhor forma de ensinar uma criança sobre os cuidados dos animais domésticos é através do exemplo. Assim sendo, dê o exemplo!

Cuidados de um animal de estimação para crianças - Atitude da criança

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados de um animal de estimação para crianças, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Cuidados de um animal de estimação para crianças

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cuidados de um animal de estimação para crianças
1 de 4
Cuidados de um animal de estimação para crianças

Voltar ao topo da página