Cuidados da Iguana

Cuidados da Iguana

Se tem uma Iguana ou está pensando em adotar uma, é muito importante que investigue sobre os cuidados que requer e necessita. Estes irão variar em função da sua espécie, o seu tamanho, idade ou sexo.

Como criar uma iguana? Antes de explicar os itens fundamentais, é necessário destacar que para ter uma iguana como animal de estimação é necessário adquirí-la em um estabelecimento comercial ou criadouro devidamente autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) ou pelo órgão responsável em seu estado.

A iguana é um animal silvestre e, para não correr nenhum risco ao adotar essa bela espécie, é importante saber a origem do animal, levá-lo ao veterinário para descatar possíveis doenças e estudar bem suas características para poder oferecer uma boa qualidade de vida.

As iguanas são animais de estimação exóticos muito bonitos que ao contrário de outras espécies precisam de um hábitat adequado assim como temperatura ou alimentação. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber tudo sobre os cuidados da iguana.

O terrário da iguana

As medidas ideais para que uma iguana se encontre confortável no seu terrário dependerão sobretudo da sua idade. Se falamos de um exemplar jovem, com um terrário de 80 x 50 x 100 centímetros será mais que suficiente, mas chegada à idade adulta, tendo em conta que podem chegar a medir dois metros de comprimento, você terá que adaptar o terrário às suas medidas, procurando um de maior tamanho se for necessário. Se você quer saber como criar uma iguana da melhor forma possível, veja nossas dicas sobre o terrário da iguana:

O que devo ter no terrário para a iguana?

  • Um comedouro de vidro ou cerâmica
  • Um bebedouro
  • Um tubo fluorescente para garantir que a sua iguana sintetiza a vitamina D
  • Um lâmpada que atue como aquecimento
  • Arbusto artificial
  • Pedras e plantas decorativas

Opcionalmente também pode incluir um recipiente com água que faça um lugar de uma banheira.

A temperatura a que uma iguana se pode desenvolver no seu terrário nas melhores condições ao longo do dia é aquela compreendida entre os 27ºC e os 33ºC. No entanto, à noite, o ideal é que ela fica em uma temperatura entre os 22ºC e 25ºC. Você pode controlar este fator através de um termômetro que pode ser colocado dentro do terrário.

Alimentação das iguanas

A melhor maneira de como criar a iguana é aprendendo atentamente às suas necessidades nutricionais. Saiba que a iguana é uma animal que vai mudando a sua alimentação conforme vai passando de jovem a adulta. Nos primeiros dois anos as iguanas são um animal insetívoro e, portanto, você vai ter que alimentá-la com pequenos insetos.

Quando passar esse período e ela se converter em adulta, é quando ela ficará completamente herbívora, ou seja, deixam de gostar dos insetos, e passam a se alimentar de folhas, flores, verduras e frutas secas.

É importante assinalar que as iguanas têm que comer diariamente. Entre os alimentos que nunca devem ingerir encontram-se todos aqueles que são feitos de proteínas animal, como por exemplo a carne ou a ração. Também não debem comer cítricos como a laranja ou o limão.

Neste outro artigo do PeritoAnimal você confere todos os detalhes da alimentação da iguana verde.

Outros cuidados da iguana

É muito aconselhável que você passe tempo com a sua iguana porque, ao ser um animal selvagem, pode ser agressivo e sobretudo pode te machucar se te atacar com o seu rabo. Para evitar isto, é importante passar um bom tempo com ela diariamente para que ela se adapte à sua presença. Por isso, recomendamos que você brinque com ela desde pequena para que vocês criem uma conexão.

Entre outros cuidados da iguana também é interessante que a sua iguana tenha algumas correntes de ar para que possa reduzir a temperatura corporal. E se vir que tem carrapatos, não se preocupe porque é normal, simplesmente retire-os com uma pinça.

Agora que você já sabe como criar uma iguana e viu os principais cuidados necessários, não deixe de conferir este outro artigo em que te explicamos como é a iguana como animal de estimação. Se ainda não escolheu o nome para a sua iguana, veja o nosso artigo com nomes originais para iguanas verdes.

Se você tem interesse em outros répteis, como o gecko leopardo, veja o nosso artigo sobre como cuidar de um gecko leopardo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados da Iguana, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • IBAMA. Legislação brasileira sobre a fauna silvestre. Disponível em: <https://www.ibama.gov.br/legislacao/legislacao-fauna-silvestre?view=default>. Acesso em 15 de abril de 2021.
  • IBAMA. Fauna Silvestre. Disponível em: <http://www.ibama.gov.br/fauna-silvestre>. Acesso em 15 de abril de 2021.
  • IBRAM. Disponível em: <http://www.ibram.df.gov.br/quero-abrir-um-empreendimento-de-criacao-de-animais-silvestres-exploracao-comercial/>. Acesso em 15 de abril de 2021.