Cuidados com cães cegos

Cuidados com cães cegos

Se o seu cachorro ficou cego com a idade ou por alguma doença, deve ter em conta que o animal precisará de certas atenções especiais para se ir habituando à sua nova realidade. Um filhote que nasce já cego viverá com mais naturalidade que um cachorro que perdeu a visão. Ao contrário dos seres humanos, os cachorros apesar de terem esta incapacidade, podem sobreviver melhor adaptando assim os sentidos da audição e do olfato (este sentido é muito mais forte que nos humanos). O seu cérebro compensará a perda de visão potenciando os outros sentidos. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber tudo sobre os cuidados com cães cegos.

Cuidados dentro de casa

Se decidiu adotar um cachorro cego é muito importante que lhe facilite as coisas à sua chegada. Se tem uma casa grande e ampla será fundamental que ao início conte com uma zona reduzida e que pouco a pouco vá ampliando o espaço. Desta forma e com um processo gradual de adaptação o seu cachorro irá sentir-se mais cômodo.

Ao chegar a casa guie o cachorro lentamente com uma guia, tentando evitar que choque contra objetos. Deixe-o cheirar para identificar as diferentes zonas de casa. É importante retirar ou cobrir (pelo menos temporariamente) objetos que possam magoá-lo, como por exemplo esquinas muito pontiagudas e protegê-lo de escadas. Também não deve deixar no meio do caminho um objeto.

Se, pelo contrário o seu cachorro perdeu a visão progressivamente, embora ele esteja habituado à sua casa, a cegueira pode causar-lhe uma situação desesperante se mudar de sítio móveis e objetos. Por esse motivo, a ordem é a ferramenta fundamental para se encontrar relaxado e entender a disposição da casa.

Não o assuste ou toque sem antes o avisar, sempre que for interagir com ele diga o seu nome e aproxime-se suavemente para não o sobressaltar. No geral, embora sempre com mais cuidado continuamos falando de um cão que precisa de cuidados básicos.

Se você não tem a certeza se o seu cachorro é cego, leia o nosso artigo sobre como saber se o meu cachorro está cego.

Cuidados durante o passeio

Durante o passeio é igualmente ou mais importante que o cachorro se sinta seguro e cômodo junto a nós, os seus donos, por esse motivo é muito importante explicarmos a outras pessoas que o nosso cachorro é cego antes de lhe tocarem, pois caso contrário, o cão poderia se sobressaltar.

Guie-o de forma adequada para não chocar contra objetos da rua e, tenha cuidado na hora de o deixar interagir com outros cachorros e pessoas. Lembre-se que ele não vê quem se está se aproximando e a sua capacidade de reação é mais lenta mas mais defensiva. Se o expuser a certas situações, vai gerar-lhe uma grande ansiedade.

Além disso, é fundamental utilizar a guia ou arnês durante o passeio, à exceção se se encontrar em uma zona conhecida e segura na qual o pode guiar com a sua voz. Desta forma, o animal fará exercício de forma segura e sempre sob a sua supervisão.

Tente transmitir segurança e tranquilidade durante o passeio, fale com ele de vez em quando, felicite-o quando se portar corretamente e acaricie-o de vez em quando (avise-o antes com a voz). Afaste-o de possíveis perigos como escadas, piscinas ou cães agressivos, é o seu guia e como tal deve evitar estar próximo de locais que possam colocar em risco o seu bem-estar.

Atividades para fomentar a sua felicidade

Devemos fomentar o desenvolvimento de todos os outros sentidos do cachorro, por isso é muito benéfico ajudarmos o cão a conhecer diferentes objetos, pets e pessoas, sempre com cuidado. É muito importante captar diferentes estímulos e que continue se relacionando com tudo aquilo que fazia antes de perder a visão, afastá-lo apenas fará com que fique triste e desconfiado.

Além disso, não deve deixar de fazer passeios e de praticar atividades com ele como se de um cachorro idoso se tratasse, assim como oferecer-lhe brinquedos e prêmios. Recomendamos que utilize brinquedos sonoros como por exemplo bolas com um sininho dentro ou brinquedos de borracha que emitam ruídos.

Considere que os brinquedos que fazem barulho podem assustá-lo, por esse motivo é importante que se encontre presente e inclusive os deixe com o seu cheiro para se sentirem confiantes.

Cachorro que guia o cão cego

Uma boa opção para melhorar a qualidade de vida dos cachorros cegos é a companhia de outros cachorros, uma vez que além de fomentar uma relação muito especial, o seu outro pet irá ajudá-lo e o protegerá perante qualquer perigo.

De seguida, mostramos-lhe duas histórias extraordinários que lhe farão pensar nos benefícios de adotar um cachorro para guiar o seu cão cego:

  • Um caso muito comovedor é o de Lily e Maddison. Lily tinha um problema grave nos olhos que fez com que os removessem e perante a possibilidade de ter que a sacrificar, o centro de acolhimento desenvolveu uma experiência junto de outro cachorro, Maddison, que começaria a fazer de cão guia. Efetivamente, juntar ambos Dogues Alemães funcionou melhor do que pensavam, ambos tornaram-se inseparáveis. Depois desta história passar nos meios de comunicação, 200 pessoas ofereceram-se para adotar estes dois amigos e, atualmente ambos desfrutam vivendo em uma casa junto de uma maravilhosa família.
  • O caso de Buzz e Glenn (Bull Terrier e Jack Russell) tornou-se viral e muito popular nas redes sociais. Ambos tinham sido abandonados e viviam juntos em um túnel de Durham, Inglaterra. Depois de serem resgatados e cuidados descobriram que se tratavam de dois companheiros inseparáveis da mesma idade, que tinham passado toda a sua vida juntos. Buzz fez de guia a Glenn e nunca se separam protegendo-se um ao outro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados com cães cegos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.