Cruzamento de cachorro - Os 11 híbridos mais populares

Cruzamento de cachorro - Os 11 híbridos mais populares

A história do cachorro está definitivamente marcada pela vontade do Homem, que fez experimentos com a genética e atributos físicos de forma insistente até chegar nas mais de 300 raças caninas padronizadas que nós conhecemos atualmente. Embora estejamos ou não a favor da criação seletiva de cachorros, fato é que hoje em dia existem raças e cruzamentos extremamente populares devido aos seus atributos físicos e capacidades. Neste post, preparamos uma lista de misturas de raças de cães e cruzamento de cachorro, conheça alguns dos cães híbridos mais populares do mundo.

Mistura de raças de cães

Quando pensamos em que consiste cruzar um cachorro imaginamos um processo simples como por exemplo:

  • Pit Bull Terrier + Staffordshire Terrier = American Bully

Cães híbridos

A verdade é um pouco diferente. Trata-se de uma questão de genética em que se escolhem os exemplares com certas características para os submeter à criação e conseguir determinadas raças com umas qualidades específicas. Além dos atributos desejados, essas raças precisam ser relativamente compatíveis. Alguns requisitos podem ser:

  • Porte:
  • Estados de saúde físico e mental positivo;
  • Antepassados sem problemas genéticos.

Queremos lembrar (falando por todos aqueles que não têm voz) que muitos exemplares de cachorros descartados para este processo foram descartados por sofrerem malformações que não os tornavam aptos para a continuidade genética da raça, e que os escolhidos para continuar com a procura de uma determinada raça foram reproduzidos com as suas mães, irmãos e primos, gerando assim possíveis doenças hereditárias e genéticas.

American Bully

A origem desta raça é estadunidense. Aparece como resultado da mistura entre o Pit Bull Terrier e o American Staffordshire Terrier com parentes afastados como o Bulldog Inglês e o Staffordshire Terrier.

Para a criação desta nova raça procurou-se um cão musculado e forte com um caráter amável, carinhoso e fiel. Foram muito bem acolhidos em diversos países pelas suas qualidades sociais.

Frenchie Pug

Cruzando o Bulldog Francês e o Pug obteve-se em França esta nova raça que se caracteriza pelas suas orelhas pontiagudas. É um cachorro guardião, leal, social e alegre. Utilizado para agility esta nova raça é muito ativa e inteligente.

Goldendoodle

Cruzando o Golden Retriever com o Poodle obteve-se um cachorro com origens norte-americanas e australianas. É curiosa a combinação destas duas nacionalidades pelo vínculo e a história que partilham os homens que nela vivem. Estas duas incríveis raças misturaram-se para continuar o laço de sangue que o homem começou nestes dois continentes tão afastados. Foram criados na procura de um cão guia perfeito. Também são excelentes animais de companhia para a família.

Labradoodle

De origem britânica , o labradoodle tem como pais o Labrador retriever e o Caniche Standard ou o miniatura. Mais tarde o cruzamento incluiu a mistura do Labrador retriever e o Poodle.

Este cachorro mestiço começou a ser usado como cão guia, de assistência e de terapia. Além disso, tem a qualidade de ser hipoalergênico. Não são considerados uma raça em si mesmo por nenhuma organização embora seja populares e muito procurados pelas suas qualidades.

Peagle

Também conhecido como Peagle Hound, trata-se de um cruzamento entre o Beagle e o Pequinês, sendo que são muito sociáveis, de confiança, brincalhões e inteligentes. Trata-se de uma animal de estimação ideal para ter em família e deixar os mais pequenos se relacionarem com ele sem nenhum problema.

Peekapoo

Existe pouca informação sobre esta nova raça, o pouco que se sabe é que vem do cruzamento entre o Caniche e o Pequinês. São pequenos, peludos e em algumas ocasiões rabugentos. Ainda assim é uma raça muito carinhosa e apegada ao calor do dono e inclusivamente pode ser considerada uma raça super-protetora.

Puggle

A mistura entre o Beagle e o Pug provém dos Estados Unidos e dá como resultado esta nova raça de cachorro nascida no estado do Wisconsin. É popular por ser um cão muito divertido e bonito. Regra geral tem condutas sociais muito boas tanto com crianças como com outros cachorros. É um grande companheiro de família embora um pouco resistente ao adestramento.

Shorkie Tzu

Famoso nos Estados Unidos, este simpático cão mistura é o resultado do cruzamento entre o Shih Tzu e o Yorkshire Terrier, é também conhecido como Yorki Tzu. Tem uma camada de pelo sedoso e reto, as outras características como a cor, a estrutura física ou a personalidade podem variar (por se tratar de um vira lata) adquirindo genes do pai ou da mãe em maior ou menos medida.

Podem ser muito coloridos e geralmente tendem a mostrar atitudes sociáveis, afetuosas e carinhosas. É um cachorro muito bom e inteligente que pode ser educado com facilidade.

Yoranian

Cruzando um Lulu da Pomerânia com o Yorkshire Terrier nasce esta nova raça também de origem Americana. É um cachorro brincalhão e carinhosos, além disso da-se muito bem com as crianças. Precisa de exercício diário, mas devido ao seu reduzido tamanho, levá-lo no parque será mais que suficiente.

Yorkiepoo

Também chamada de Yorkapoo ou Yoodle é mais uma raça que se inicia nos Estados Unidos. Obtida entre o cruzamento do Yorkshire Terrier com Caniche (toy). É um cão alegre, que precisa de ser estimulado social e intelectualmente. Adaptam-se a pequenos apartamentos sem nenhum problema e além disso é um bom companheiro de brincadeiras. Tem tendência a ladrar quando se encontram angustiados e sozinhos.

Shichon

Também conhecido como zuchon surgiu do cruzamento entre o Bichon Frisé e o Shih Tzu. São populares pelo seu aspeto de urso de pelúcia e por isso precisam de cuidados com o pelo. Têm uma personalidade um pouco teimosa mas com o treinamento adequado isso pode ser melhorado. Precisam de bastante atenção e não aceitam bem ficarem sozinhos por longos períodos de tempo. A origem da criação desta raça é também Americana.

Mistura de raças de cães perigosas

Alguns cruzamentos de cachorros são realmente perigosos e não devem ser feitos de forma intencional. Dois cachorros com muita diferença de tamanho, por exemplo, podem resultar em anomalias no feto, afetar a progenitora e causar problemas no parto.

Lembre-se que apesar de todas as raças se considerarem como "não puras" não devemos incentivar os padrões de beleza que são impostos por certas organizações. O certo é que não poderemos participar em concursos de beleza com nenhum destes animais mencionados anteriormente, embora no Perito Animal consideremos que o deveriam poder fazer.

É possível e muito provável que continuem surgindo novas misturas e cães híbridos que, com o passar do tempo, se aceitem como raças próprias pela sua popularidade (e movimento econômico que possam gerar). Quando escolher o seu cachorro, de raça ou não, asseguramos-lhe que se vai transformar no seu grande amigo. Não se deixe guiar pelas raças, híbridos e misturas que estão na moda, pois não sabe a história que se encontrará por trás de cada uma delas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cruzamento de cachorro - Os 11 híbridos mais populares, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....