Convivência entre gatos e coelhos

Convivência entre gatos e coelhos

A convivência entre estes dois animais pode parecer muito difícil ou quase impossível, mas isso não é a realidade, uma vez que o coelho e o gato podem chegar a ser grandes amigos, sempre que os primeiros passos na convivência se deem de forma adequada e progressiva.

Se está pensando em acolher sob o mesmo teto estes dois animais, no PeritoAnimal damos-lhe alguns conselhos para tornar possível a convivência entre gatos e coelhos.

Com os filhotes é sempre mais fácil

Se o coelho é o animal que entrou primeiro em casa pode tentar atacar o gato se este for pequeno, devido à natureza dos coelhos ser hierárquica.

Pelo contrário, se é o coelho que entra em casa com a presença de um gato adulto é muito fácil que o gato atue com base no seu instinto predador, considerando o coelho a sua presa.

Em contrapartida, se este primeiro contato ocorrer quando ambos os animais são filhotes, é muito simples que a convivência seja de harmonia, uma vez que entendem que o outro animal é companheiro, fazendo parte de um novo ambiente e de uma nova dinâmica. Mas acolher estes dois animais ao mesmo tempo nem sempre é possível, por isso veja como agir em outros casos.

Se o gato vier depois...

Embora estes dois animais possam ter uma grande amizade, não é conveniente forçar o contato nem a presença, devemos entender que independentemente de quando tiver chegado o gato, o coelho é a sua presa natural.

Nestes casos convém iniciar o contato na gaiola, e por mais pequeno que seja o gato, é conveniente que o espaço entre as barras da gaiola seja suficientemente estreitas de maneira a que o gato não consiga introduzir as suas garras. Também é necessário que a gaiola do coelho seja grande para que assim o gato vá reconhecendo e se habituando aos seus movimentos.

Deve ter paciência uma vez que este período pode durar desde dias até semanas, e o mais recomendável é que o contato ocorra sempre de forma progressiva. O seguinte passo é permitir um contato direto de ambos os animais de estimação em um cômodo. Não intervenha a não ser que seja realmente necessário. No entanto, se o gato tentar atacar o coelho, pulverize-o com um spray de água, de forma rápida, assim o gato associará a água ao comportamento que teve com o coelho.

Se o coelho vier depois...

Os coelhos têm uma grande sensibilidade perante as mudanças e ficam estressados com grande facilidade. Isto quer dizer que não podemos apresentar o gato assim de repente. É necessário que primeiro o coelho se habitue à sua gaiola e ao cômodo onde vai estar e, posteriormente à casa.

Uma vez que esteja habituado ao seu meio é o momento de apresentar o gato, serão necessárias as mesmas precauções que no caso anterior, primeiro o contato a partir da gaiola e posteriormente o contato direto. Se tiver paciência e cuidado a convivência entre gatos e coelhos não lhe causará nenhum problema, desta forma poderá ter dois animais de estimação que têm uma grande relação.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Convivência entre gatos e coelhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.