Partilhar

Convivência entre gato e hamster

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 22 maio 2017
Convivência entre gato e hamster

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de adotar um novo pet se se trata de experimentar a convivência entre um gato e um hamster. Embora nem sempre se consiga uma boa relação entre eles, não é impossível fazer com que se respeitem e possam conviver sob o mesmo teto, sempre tomando certas e determinadas precauções.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos trabalhar algumas opções e sugestões para fomentar o convívio entre estes dois pets, de forma a que possam desfrutar da companhia de ambos.

Também lhe pode interessar: Convivência entre gatos e coelhos

O gato é um predador

Apesar de os gatos se terem convertido em animais domésticos presentes em várias casas, devemos ter bem presente que o gato é e sempre será um predador, além disso, um predador cujas presas favoritas são ratos.

Ainda assim jamais se deve generalizar e o comportamento de um gato diante de um hamster dependerá sempre do caráter e temperamento individual de cada gato. É imprescindível que o gato se familiarize com outros animais de estimação e também com estes roedores, para isso, não há nada melhor que criar o gato desde pequeno em companhia de um hamster, embora também seja verdade que os gatos juvenis são mais ativos a caçar as suas presar que os gatos mais velhos.

Em muitas ocasiões, um gato adulto não presta especial importância a outros animais de estimação e o mesmo pode acontecer se o gato foi familiarizado adequadamente, tal como comentava anteriormente.

Convivência entre gato e hamster - O gato é um predador

Apresentação do gato e do hamster

Para começar, assim que adotar o seu novo pet deverá apresentá-los devidamente. Deixe que o gato e o hamster se conheçam, sempre separados através de uma gaiola.

Observe a atitude do gato e do hamster, se é passiva, se o gato o tenta caçar, se o hamster tem medo, etc.

Depois de observar as apresentações tente estar atento a qualquer instinto de caça por parte do gato. Recomendamos que quando não se encontre em casa coloque uma mala para proteger a gaiola do hamster ou então que o isole em uma quarto fechado. Os gatos são pets inteligentes que aprenderão rápido a abrir uma porta da gaiola, evite assim um desgosto.

Embora geralmente a amizade entre hamster e gato não costume ser bem sucedida, por vezes observamos que o gato não tem um instinto de predador, mas sim uma vontade de brincar com o novo pet. Isto costuma acontecer com gatos de pouca idade, o melhor momento para os socializar e conseguir uma amizade fantástica.

A convivência entre gato e hamster é possível sempre que se tomem as devidas precauções e respeitando os limites da sua convivência quando assim for oportuno.

Convivência entre gato e hamster - Apresentação do gato e do hamster

Se deseja ler mais artigos parecidos a Convivência entre gato e hamster, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre Convivência entre gato e hamster

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Adriana Da Silva
Meu ramister está com os horgao muito inchado, porque?

Convivência entre gato e hamster
1 de 3
Convivência entre gato e hamster

Voltar ao topo da página