Convivência do Border Collie com outros cachorros

Convivência do Border Collie com outros cachorros

Se é amante dos cachorros, com certeza sabe do que se trata a classificação da inteligência que realizou Stanley Coren. Nesta, o Border Collie, cachorro pastor por excelência, aparece em primeiro lugar, considerando-se a raça canina com maiores níveis de inteligência, uma vez que é capaz de compreender novas ordens com menos de 5 repetições e obedece bem à primeira em 95% das vezes.

No entanto, além da sua inteligência o Border Collie possui outras caraterísticas que o tornam um cachorro admirado e desejado por muitos, como a sua aparência média e de tons brancos e pretos, e o seu comportamento caraterizado por uma grande curiosidade.

Está pensando em adotar um Border Collie ou já tem um em sua casa? Se gosta de cachorros, saiba que é preferível ter dois ao invés de apenas um, por isso neste artigo do PeritoAnimal vamos-lhe falar da convivência do Border Collie com outros cachorros.

O comportamento do Border Collie

O comportamento e caráter de uma raça canina define, em parte, a possibilidade de poder conviver em harmonia com outros pets, neste caso com outros cachorros. No entanto, a educação e, mais concretamente, a socialização será o fator chave que fará com que o nosso cachorro possa coabitar com outros de forma harmoniosa.

Como referimos inicialmente, o Border Collie é um cachorro que possui uma grande curiosidade. A melhor forma de canalizar o instinto de vaguear é proporcionando-lhe diariamente uma boa dose de exercício físico e estimulação mental. Estes devem ser os principais cuidados do Border Collie, uma vez que se trata de uma raça de pastoreio que precisa de atividade física em espaços abertos e um teste completo às suas capacidades.

Trata-se de um cachorro muito tenaz, mas ao mesmo tempo leal com o seu dono, com o qual cria um vínculo emocional muito forte. O Border Collie é dócil, sociável e carinhoso, mas também se mantém desperto e alerta, sendo um grande vigilante.

O Border Collie pode conviver com outros cães?

Claro que sim, embora deva ser uma prioridade para o dono certificar-se que esta convivência é harmoniosa e, não coloca em causa o bem-estar de nenhum dos cachorros que vivem em casa.

O Border Collie costuma ser amável inclusive com cachorros estranhos, mas esta virtude não ocorre em excesso, no entanto é uma boa raça se o que você deseja é adotar mais de um cachorro. Neste caso, é sempre preferível a convivência desde que ambos sejam filhotes, mas também pode ser muito interessante observar como se conhecem e interagem dois cachorros adultos.

Se, pelo contrário, a convivência ocorrer entre um cachorro adulto e um filhote novo, deverá ter em conta várias regras para evitar qualquer tipo de comportamento indesejado, como por exemplo os ciúmes.

Com que cachorros pode conviver um Border Collie?

Se a socialização do Border Collie se tiver levado a cabo de forma adequada, este poderá conviver com qualquer outro cachorro, no entanto deve ter em conta que o Border Collie é um cachorro muito ativo. O que isto significa?

Se escolher outra raça canina cujas necessidades sejam muito diferentes das do Border Collie e cuja energia seja muito baixa, terá dois cachorros com necessidades completamente diferentes e talvez o cuidado adequado de ambos se torne mais difícil.

Em contrapartida, se tem outro cachorro cuja energia é mais idêntica à do Border Collie, o cuidado de ambos os animais será mais simples, uma vez que as suas necessidades serão muito parecidas.

Entre as raças de cachorros mais ativas podemos destacar o Fox Terrier, o Dálmata, o Yorkshire Terrier, o Beagle, o Setter Irlandês, entre outras. No entanto, lembre-se que um vira lata que poderá encontrar em um refúgio também pode ter altas necessidades de energia. Especialmente se tem um cachorro adulto e deseja adotar outro também adulto, não hesite em ir até um centro de acolhimento e encontrar o companheiro perfeito.

Se você está pensando em adotar outro exemplar dessa raça de cachorro, veja nosso artigo sobre 101 nomes para Border Collie

Se deseja ler mais artigos parecidos a Convivência do Border Collie com outros cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.