Partilhar

Conselhos para tornar o seu gato mais sociável

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 5 novembro 2018
Conselhos para tornar o seu gato mais sociável

Ver fichas de  Gatos

O seu gato é um felino carinhoso e amoroso com você mas tende a ser um pouco rezingão com as outras pessoas? Ou, simplesmente é distante com todos, inclusivamente consigo e a sua própria família humana e gostava que fosse diferente?

Apesar de alguns gatos terem uma natureza mais desapegada que outros, e isto é algo que devemos saber aceitar, esta distância, pode ampliar-se e fomentar ou fazer exatamente o contrário, ser reduzida nas primeiras etapas de desenvolvimento e durante toda a vida do gato.

Se quer que o seu gato esteja mais aberto, você e a sua família podem ajudá-lo. Continue lendo este artigo do Perito Animal, onde lhe daremos alguns conselhos para fazer com que o seu gato seja mais sociável.

Socialização precoce

Educar o seu gato desde pequeno é a chave. Muitas pessoas tentam socializar o seu gato adulto e é então que reparam neste detalhe. Devemos acostumar o nosso gato, desde que é filhote, a estar rodeado e a conviver com outras pessoas e animais. Isso fará com que se acostume a socializar de forma regular.

Se quer que o seu gato seja sociável, a melhor forma é educá-lo desde cedo tento em conta a socialização, fazendo esforço para criar um gato cordial e aberto, dando-lhe afeto e contato positivo.

O processo inicia-se de forma natural desde o primeiro dia de vida, quando o gato se começa a relacionar com a sua mãe e, posteriormente, com os seus irmãos. Isso ensina-o como se comunicar segundo a linguagem felina. Mais tarde, por volta dos três meses, quando já será possível separá-lo da sua progenitora, o gato deve continuar a sua socialização, relacionando-se com cães, gatos, crianças e adultos.

Utilizar o reforço positivo para o atrair e tornar a experiência mais positiva é extremamente importante. Envolva todos os membros da família nas atividades e dinâmicas que se estabelecerem, não queira que seja sociável apenas consigo e distante com os outros.

Conselhos para tornar o seu gato mais sociável - Socialização precoce

Vínculos sociais positivos

Faça com que toda a família passe tempo com o gato. Permita que os veja como amigos, protetores e provedores de alimentos, desta forma o vínculo será positivo e agradável para ele. Realize rotinas diárias onde o propósito principal se baseia em que o sei gato seja um animal mais carinhos e sociável.

Uma sugestão poderia ser a de lhe dar de comer várias vezes ao dia em pequenas quantidades. Não lhe ponha muita comida uma só vez por dia, senão o seu gato não se dará conta de quem é a pessoa que, com tanto amor, lhe dá de comer. Ao fazê-lo em diferentes ocasiões, estará reforçando a ideia de que é você quem o alimenta. No momento de lhe dar a ração, ao abrir a lata de comida fale com ele e comente como a sua comida é boa. Prestar atenção a estes pequenos detalhes é fundamental, uma vez que ele sentirá o quão amado é.

Conselhos para tornar o seu gato mais sociável - Vínculos sociais positivos

Amor e puro amor

O contato físico que tem com ele tente que seja sempre com amor. Isso melhora qualquer relação. Brinque com ele, desfrute da sua presença e deixe que ele desfrute da sua. Fale com ele, dê carinho e escove o seu gato para que se acostume ao contato sem se oprimir. Respeite o seu espaço de segurança e atrai o seu gato para perto de si com palavras gentis e guloseimas.

Faça com que se sinta importante dentro do núcleo familiar. Sem insistência, faça com que toda a família passe tempo perto dele a conversar e a brincar, ao mesmo tempo que lhe dão atenção mas deixando que ele se aproxime por seu próprio pé. Deixe que ele interaja com todos, adultos e crianças.

Se seguir todos estes conselhos com muita perseverança e paciência, verá como em pouco tempo, o gato passará de ser distante a sociável e mair tarde a carinhoso. A relação deixará de ser distante para ser muito próxima. Tudo é progressivo, isto pode ser um processo que dura dias, semanas ou até meses.

Conselhos para tornar o seu gato mais sociável - Amor e puro amor

Hora de brincar

Tudo o que tenha a ver com atividades de brincadeiras, faz com que o gato seja mais sociável, tenha mais interação com outras pessoas, melhore a sua inteligência e contribua para o desenvolvimento da curiosidade. É fundamental para os gatos brincar um pedaço do dia, e melhor ainda, se o fizer na companhia da família ou outros animais amigos, além disso, é uma excelente forma de fortalecer vínculos.

Não tente pressionar o gato com jogos que podem ser um pouco invasivos. Por exemplo, os gatos, ao contrário dos cachorros, não gostam tanto que os persigam. O seu pet pode sentir-se encurralado e ficar apavorado. Descubra os melhores brinquedos para gatos que existem no mercado e que melhor se adaptem a ele.

Conselhos para tornar o seu gato mais sociável - Hora de brincar

Se deseja ler mais artigos parecidos a Conselhos para tornar o seu gato mais sociável, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Conselhos para tornar o seu gato mais sociável

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Conselhos para tornar o seu gato mais sociável
1 de 5
Conselhos para tornar o seu gato mais sociável

Voltar ao topo da página