Conselhos para evitar que o cachorro puxe a guia

Conselhos para evitar que o cachorro puxe a guia

Os conselhos para evitar que o cachorro puxe a guia vão depender do caso em concreto de cada cachorro, pois não se trata de um problema generalizado ou de falta de educação, trata-se de um problema muito mais grave que reside dentro do animal relacionado diretamente com o seu bem-estar.

É provável que ao entrar aqui espere encontrar truques e soluções rápidas que fazem com que ande comodamente pela rua com o seu cachorro, mas na realidade trata-se de algo mais complexo. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para encontrar respostas que vos ajudem a ambos.

O equipamento adequado

Para começar, deverá contar com um bom equipamento antes de sair para que a rua, que permita que nem você nem o cachorro se machuquem devido a esta situação.

O cachorro, ao puxar a guia exerce uma grande pressão no pescoço que pode derivar em complicações oculares, especialmente no caso de cachorros jovens. Por este motivo, o nosso primeiro conselho é que adquira um arnês cômodo e adequado para ele.

Quer uma recomendação pessoal? O Julius K9 é um ótimo peitoral que lhe permitirá incorporar diferentes fixadores, adicionar elementos como uma lanterna ou mochila para ir para a montanha, etc. Além disso é refletor e brilha no escuro, um peitoral muito cômodo.

Agora, para evitar a dor nas suas mãos cada vez que ele puxar com força, deverá comprar uma guia com uma faixa acolchoada onde coloca a mão. Evite guias extensíveis, demasiado finas ou de materiais duros. Uma vez equipados e prontos para a aventura chega o momento chave: começar a trabalhar com o cachorro.

Se o cachorro puxa tanto ao ponto de não conseguir com ele, a sua única opção será adquirir uma coleira anti-puxões, com ela não notará praticamente que o seu cachorro está puxando. Na imagem poderá ver a coleira anti-puxões, informe-se como deve ser colocada no ponto de venda escolhido.

Causas que fazem que o seu cachorro puxe a guia

Um cachorro que tenha sido devidamente socializado desde filhote, desfrute de carinho por parte dos seus familiares, não sofra de castigos indevidos e passeia com a regularidade adequada, poderia puxar apenas a guia por pura excitação e emoção de sair à rua. Para este segmento poderíamos tentar alargar o horário de passeios e adicionar mais atividade ou exercício no seu dia a dia.

Colocando-nos em outra situação, quando falamos de cachorros com grandes níveis de estresse (cachorros de proteção, cachorros mal socializados, etc) devemos nos perguntar se o nosso animal está estressado lembrando as 5 liberdades do bem-estar animal.

Por fim, devemos englobar um outro grupo de cachorro que têm algum tipo de problema, seja de caráter psicológico ou sintomático que apenas se pode resolver consultando o especialista.

Desconfie de artigos que sugerem truques como usar a guia curta, parar e caminhar na direção oposta, entre outros. O seu cachorro não irá perceber porque está agindo dessa forma.

Conselhos

O PeritoAnimal ajuda-o:

  • Passeie com o seu cachorro pelo menos 2-3 vezes por dia.
  • Deixe o seu cachorro cheirar sem limite o ambiente durante o passeio para relaxar, embora só seja recomendável se aproximar de urina se estiver devidamente vacinado, caso contrário não o deixe.
  • Não puxe a guia, deixe-o ir em liberdade.
  • Procure zonas nas quais possa correr.
  • Pratique exercício e esporte com o seu cachorro.
  • Não lhe dê bronca, pratique o reforço positivo.
  • Não o castigue, um cachorro estressado pode piorar o seu estado perante os castigos.
  • Ofereça-lhe carinho e apoio durante o tempo que isto acontecer.
  • Tente que os passeios sejam tranquilos e relaxados, aproveite a primeira hora da manhã ou a última da noite.

Estes conselhos são universais e melhoram a qualidade do passeio e a rotina de qualquer cachorro, por este motivo se o seu caso for grave a nossa recomendação real é consultar um especialista que possa ajudá-lo a resolver o seu caso em concreto. Continue lendo para saber a quem tem de recorrer.

Recorrer a um etólogo

Depois de ler o ponto anterior, pode ser que identifique claramente um cachorro estressado de um muito ativo mas se este não for o seu caso recomendamos que consulte um especialista etólogo.

O que é um etólogo? Os etólogos são veterinários especializados na psicologia animal. Para conseguir determinar o que acontece com o seu cachorro e descobrir porque puxa a guia, seria de grande ajuda recorrer a um deles. Um etólogo é capaz de expor a situação para a resolver e, ao ser também veterinário, pode identificar problemas físicos e mentais.

O etólogo não só analisará o comportamento do seu cachorro e os seus níveis de bem-estar, como também lhe proporcionará uma ajuda muito valiosa para o resolver de forma adequada.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Conselhos para evitar que o cachorro puxe a guia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Conselhos
  • Não deve responder aos puxões do cachorro com mais puxões, isso só vai estressar mais o animal e agravar ainda mais o problema.