Conselhos para evitar que o cachorro morda os móveis

Conselhos para evitar que o cachorro morda os móveis

O seu cachorro está roendo móveis? Infelizmente este é um dos problemas do comportamento canino mais comuns, em especial quando filhote, embora existam casos em idades adultas. Talvez não nos importemos quando ele morde tênis velhos ou um pano antigo. Mas quando mostra uma fixação pelo controle da tv, uma bolsa ou outro acessório, com certeza você vai querer tratar este problema o quanto antes.

O importante é que comece o quanto antes a ensiná-lo à base de paciência e educação positiva. Neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos alguns conselhos para evitar que o cachorro morda os móveis e falamos um pouco sobre um dos acessórios mais procurados: o spray para cachorro não roer móveis. Boa leitura!

Filhotes de cachorro que mordem os móveis

Assim como no caso dos bebês humanos, os filhotes de cachorro têm a necessidade de morder para aliviar um pouco a dor nas gengivas provocada pelo desenvolvimento dos dentes. É desta forma que eles acalmam a ansiedade. Quando você vê o cachorro roendo móveis, é provável que, pela pouca experiência que ele tem, ele não compreenda quando você o castiga ou diz que não pode fazer aquilo.

O que fazer para que meu cachorro não morda os móveis?

  • O primeiro passo será adquirir um mordedor. Existem de muitos tipos e formas, que emitem ou não sons, mais macios ou duros. Escolha ao menos dois com qualidades diferentes para que possa experimentar a receptividade do seu amigo peludo com as duas opções.
  • Coloque o cachorro em um espaço vazio com espaço suficiente para ele se movimentar e dê a ele o novo mordedor. Quando começar a mordê-lo, premie-o utilizando palavras como "muito bem", oferecendo carinho e, além disso, ofereça petiscos como prêmio.
  • Interaja com o cachorro e o mordedor e, cada vez que ele utilizá-lo, volte a premiá-lo.
  • Embora seja importante fomentar a educação através do reforço positivo, é verdade que o seu cachorro deve aprender o significado do não. Quando morder, e apenas quando estiver mordendo um móvel ou objeto não permitido, deverá dizer um "Não" firme e apontar para o objeto em questão.
  • Você também pode tocá-lo, por exemplo, próximo do ombro, enquanto pronunciar o "não". Este é um procedimento habitual entre cachorros de uma mesma matilha. Isso desviará a sua atenção e quando estiver desconcentrado, deve colocá-lo noutro espaço da casa e voltar a oferecer-lhe o seu mordedor.

Lembre-se que esse se trata de um hábito que deve ser adquirido por ele e é claro que eleprecisará de tempo para entender todo o processo.

Se o problema se agravar e ele morder as suas mãos nesses momentos de repreensão, há duas coisas que você pode fazer nessa situação:

  • Finja uma grande dor: especialmente se seu cão ainda não tiver três meses de idade, você deve aplicar esta técnica. Toda vez que ele te morder, você deve expressar que sentiu uma grande dor com isso. Em seguida, fique pelo menos meio minuto sem interagir com ele. Pouco a pouco ele vai começar a entender que isso realmente dói.
  • Afaste-se dele: este caso é mais adequado para cachorros ligeiramente mais velhos. Comece uma sessão de brincadeira (sem exagerar) e, se ele te morder, apenas vire e pare de brincar com ele. Após um minuto, comece o jogo novamente e repita o procedimento se ele morder novamente. Eventualmente, ele vai entender que a mordida significa o fim da brincadeira.

Cachorros adultos que mordem móveis

O caso mais grave e que mais ansiedade gera é quando o cachorro adulto continua mordendo móveis e objetos aparentemente sem motivo algum.

Por que o meu cachorro continua mordendo os móveis e objetos?

No geral, trata-se de ansiedade ou de energia mal administrada. Devemos ser rigorosos com os horários dos passeios, de exercício e das refeições. Se todas as necessidades do seu cachorro estiverem cobertas, vamos passar ao seguinte ponto. No caso de ansiedade, recomendamos o uso do Kong, um brinquedo mordedor especialmente criado para estes casos.

O que posso fazer para que meu cachorro deixe de morder os móveis?

  • Assim como no caso dos filhotes de cachorro, vamos dar-lhe um mordedor adequado ao seu tamanho e, o mais importante, que ele goste. Você pode adquirir dois ou três diferentes (com som, de tamanhos distintos, que tenham luzes,...) que sejam capazes de captar sua atenção e estimulá-los a querer brincar.
  • Interaja com seu cachorro e o mordedor, captando a sua atenção e premiando-o cada vez que o morder. O uso de petiscos para cachorro também é permitido.
  • Você também deve dizer um "não" firme quando o cachorro estiver roendo móveis ou algum objeto não permitido. Falar com ele depois do ocorrido seria uma perda de tempo e geraria confusão no animal. Assim, quando ele morder algo que não deve, afaste-o do objeto ou móvel imediatamente e dê a ele seu mordedor no mesmo instante.

Um cachorro adulto deveria compreender perfeitamente quando está fazendo algo que não deveria e, se lhe dermos outra coisa para morder, isso deveria ser suficiente. Ainda assim, o cachorro tentará morder aquilo que gosta e você deve proibí-lo disso.

O que mais posso fazer em caso de cachorro roendo móveis ou mordendo

Se você já tentou todo o tipo de reforço positivo, deu-lhe uma infinidade de brinquedos e mordedores apropriados e o problema persiste, há ainda outras duas soluções que você pode experimentar:

Spray para cachorro não roer móveis

Há diferentes produtos disponíveis para a compra, seja em lojas especializadas em animais ou mesmo supermercados. Certifique-se de que o spray para cachorro não roer móveis é adequado e não oferece nenhum risco ao seu companheiro peludo.

Esses sprays usualmente podem ser aplicados em ambientes internos e externos. Para cada produto, há uma forma de utilizar diferente, variando de uma a mais aplicações diárias no local que você quer que seja evitado pelo cachorro.

Antes de comprar o spray, converse com o vendedor para descobrir se os compostos químicos podem estragar tecidos ou o verniz do seu móvel, por exemplo. Lembre-se que o uso contínuo e prolongado dos sprays repelentes para cachorro usualmente não é recomendado.

Se você não quer comprar um spray para cachorro não roer móveis, sabia que há algumas opções de repelente caseiro para cachorro. Há alguns cheiros de alimentos que são desagradáveis para nossos pets. Você pode conferir tudo sobre as opções de repelente caseiro para cachorro neste outro artigo do PeritoAnimal.

Adestramento profissional

Se você realmente já não tem mais ideias do que fazer e nenhuma das opções anteriores adiantou, procure um profissional de adestramento de cachorros. Pense que se o problema persistir isso vai gerar ansiedade não apenas no animal, mas também em você.

Agora que você já sabe o que fazer em casos de cachorro mordendo móveis e aprendeu que é preciso ser firme com ele trabalhar com reforço positivo, confira no vídeo abaixo 5 erros comuns ao repreender um cachorro:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Conselhos para evitar que o cachorro morda os móveis, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • Yllera Fernández, M. M., Camiña García, M., Cantalapiedra Álvarez, J. Comportamiento y órganos de los sentidos de los animales. (2008). Lugo: Monografías do IBADER.
  • Connelly, N.; Damhus, T.; Hartshorn, R.; Hutton, A. (2005). Nomenclature of inorganic chemistry. International Union of Pure and Applied Chemistry, UK. Disponível em: <http://old.iupac.org/publications/books/rbook/Red_Book_2005.pdf>. Acesso em 10 de novembro de 2020.