Conjuntivite em gatos - Causas e sintomas

Conjuntivite em gatos - Causas e sintomas

Muitos tutores se perguntam se gatos têm conjuntivite. E sim, a conjuntivite é um dos problemas oculares mais frequentes nos gatos. É facilmente detectável, bastante incômoda para o nosso pet e se não a tratarmos pode derivar em problemas oculares mais graves como a ruptura da córnea. Existem diferentes etiologias de conjuntivite no gato, e a maioria dos casos é de origem infecciosa.

Causas de conjuntivite não-infecciosa incluem conjuntivite eosinofílica, ceratoconjuntivite seca, conjuntivite lipogranulomatosa e conjuntivite alérgica. Alterações anatômicas, trauma, corpos estranhos ou neoplasias, entre outras causas, também podem dar origem à conjuntivite. O tratamento das conjuntivites pode ser simples ou muito complexo, a depender da causa e do grau de comprometimento do olho do animal.

Se você acredita que o seu gato pode ter conjuntivite, preste atenção a este artigo do PeritoAnimal em que lhe vamos falar da conjuntivite em gatos, as suas causas e sintomas, além de falar de alguns fármacos indicados e remédios naturais. Boa leitura.

O que é a conjuntivite em gatos

A conjuntivite em gatos trata-se da inflamação da mucosa do olho, ou seja, da membrana que a cobre e do interior das pálpebras. Pode ocorrer por diversos motivos e os sintomas são muito claros, pelo que é fácil de a detetar nos nossos felinos. Mas a conjuntivite pode ser um sintoma de outra doença mais grave, pelo que ainda que possamos tratar a conjuntivite em casa com alguns remédios, devemos levar o nosso companheiro ao veterinário.

Conjuntivite em gatos filhotes e recém-nascidos

No caso dos felinos domésticos, costuma ocorrer em gatos pequenos com menos de 6 meses de idade, sobretudo se não tiverem sido cuidados adequadamente ou tiverem estado na rua tentando sobreviver. Uma vez que o veterinário diagnostique o problema no nosso pet, irá nos indicar o tratamento a seguir, que geralmente será de uso tópico nos olhos para aplicar várias vezes ao dia durante vários dias, para além dos cuidados de higiene oculares. Além disso, se se suspeitar que a conjuntivite possa ser um sintoma de alguma doença mais grave, o veterinário irá realizar os exames adequados para identificar o agente causador e poder assim tratar o indivíduo afetado.

O prognóstico será bom no caso de se detetar a conjuntivite cedo e, à medida que for passando mais tempo sem ser tratada, o prognóstico irá se agravando. Deve ter em conta que nos felinos ocorrem com frequência recaídas, quando em outro momento sofrem de alguma doença e o seu sistema imunitário fica debilitado. Além disso, dependendo de qual tenha sido a doença causadora da conjuntivite devemos pensar que, ainda curado o nosso gato pode ser portador da doença e transmiti-la a outros da sua espécie.

Por isso, é importante ter presente que a conjuntivite felina trata-se de um quadro que pode ocorer em indivíduos de qualquer idade e que pode chegar a ser catastrófica para a saúde ocular do gato se não se diagnosticar e se tratar a tempo e a fundo, chegando a perder a vista por completo.

Tipos de conjuntivite em gatos

Existem diferentes tipos de conjuntivite em gatos:

  • Conjuntivite serosa: Este problema é pouco grave, fácil de tratar e os sintomas são leves. Por exemplo, a membrana ocular fica rosa e um pouco inflamada, além das lágrimas serem líquidas e transparentes. Poder ser um primeiro sintoma de uma doença respiratória, mas normalmente é causada por temperaturas frias, poeira, vento e alergias.
  • Conjuntivite folicular: No caso da conjuntivite folicular, a secreção ocular é mucosa ao invés de líquida. A parte de trás da membrana nictitante e as pálpebras ficam maiores e forma-se uma superfície endurecida. Costuma ocorrer devido a uma alergia ou a uma infecção.
  • Conjuntivite bacteriana: Este tipo de conjuntivite é uma complicação da conjuntivite serosa, que piorou devido a uma infecção secundária devido a uma bactéria. As secreções oculares são tão espessas que a secreção ocular é de muco ou pus e formam-se crostas nas pálpebras. Se a conjuntivite deste tipo ocorrer em ambos os olhos em simultâneo, é possível que o gato tenha alguma doença respiratória viral.

Além disso, podemos classificar a conjuntivite felina segundo a sua origem em infecciosas, traumáticas, alérgicas e parasitárias:

  • Doenças infecciosas: Algumas doenças infecciosas que têm entre os seus sintomas a conjuntivite nos gatos são o Vírus da Rinotraqueíte Felina ou Herpesvírus Felino, Clamídia e Calicivirose Felina.
  • Hipertensão sistêmica.
  • Inflamação interna do olho ou uveíte causada pelo Vírus da Leucemia Felina, Imunodeficiência Felina, Toxoplasmose e Peritonite Infecciosa Felina.
  • Nos casos de câncer, algumas alterações deste podem causar a conjuntivite. Por exemplo: linfoma ocular e carcinoma de células escamosas quando ocorrem na zona ocular.
  • Traumatismos: causados por golpes, arranhões, corpos estranhos que entram nos olhos, queimaduras, etc.
  • Problemas hereditários: Em algumas raças de felinos é o caso de doenças hereditárias que afetam os olhos e estas facilitam a conjuntivite. Por exemplo, no caso dos Abissínios ocorre a atrofia retinal, nos Manx a distrofia corneal e no Burmês há alterações das pálpebras.

Causas de conjuntivite em gatos

A conjuntivite em gatos pode ocorrer devido a infecções oculares, alergias ou devido a doenças diversas, mas sobretudo as que afetam o sistema respiratório.

Estas doenças que têm entre os seus sintomas a conjuntivite, são muitas e altamente contagiosas, além disso têm uma alta probabilidade de deixar sequelas oculares no caso de não se tratarem a tempo.

Outras causas são a sujidade do ambiente no qual vive o gato, uma vez assim produzirão facilmente infecções que levarão a uma conjuntivite, não limpar os olhos do seu gato, o excesso de frio e correntes de ar que provocam resfriados e outras doenças respiratórias. Por último, adicionamos que também podem ocorrer por alguns problemas genéticos que facilitam o aparecimento da conjuntivite.

Sintomas de conjuntivite em gatos

A conjuntivite em gatos pode ser detectada facilmente pelos seus sintomas mais comuns, como:

  • Irritação da conjuntiva ocular, ou seja, vermelhidão dos olhos e das suas mucosas (parte interna das pálpebras).
  • Lacrimejar constante que chega a causar o inchaço dos olhos.
  • Secreção ocular espessa em abundância (excesso de ramelas), às vezes amareladas ou esverdeadas.
  • A terceira pálpebra sobressai devido ao inchaço.
  • Em filhotes, devido ao inchaço e às secreções, ficam com os olhos meio abertos e custa-lhes abri-los.
  • Sentem coceira nos olhos, pelo que costumam se lavar e arranhar muito com as patas.
  • Em casos avançados pode chegar a ocorrer opacidade na córnea.
  • Outro sintoma em casos de longa duração são as mudanças na cor e na forma da íris.

Quanto tempo dura a conjuntivite no gato?

A duração da conjuntivite felina vai depender do agente causador e da resposta imunológica do gato. Geralmente, as conjuntivites virais e bacterianas duram cerca de 15 dias, quando tratadas. Caso não sejam medicadas, podem perdurar por vários dias e até meses, com risco de complicações e perda da visão.

Como tratar a conjuntivite em gatos

Nós do PeritoAnimal recomendamos que, se você identificar algum dos sintomas de conjuntivite em gatos mencionados acima em seu companheiro peludo, não hesite em levá-lo ao veterinário, pois pode ser uma simples conjuntivite devido a problemas leves ou um sintoma de uma doença mais grave.

Uma vez que o especialista prescrever um tratamento adequado, é provável que ele também recomende alguns cuidados caseiros além da medicação. Dessa forma, não podemos fornecer um método definitivo para curar a conjuntivite felina, uma vez que, se não tratarmos a causa subjacente, a condição ocular continuará a ocorrer. No entanto, podemos fornecer orientações sobre como limpar os olhos e quais produtos utilizar.

É muito importante lembrar que existem doenças virais que podem causar muitos problemas além da conjuntivite, e que possuem vacina. Portanto, devemos seguir o calendário de vacinação. Além disso, uma vez que tenhamos passado por isso, se nosso animal de estimação apresentar uma recaída, poderemos notá-la mais cedo e agir em casa com remédios para aliviar os sintomas e até mesmo prevenir a conjuntivite.

Tratamentos para a conjuntivite em gatos

Além do tratamento prescrito pelo veterinário para combater a causa do problema ocular, é provável que ele recomende o uso de soro fisiológico e uma gaze esterilizada para tratar a conjuntivite em gatos. Além disso, esse produto evita o acúmulo de secreções e sujeira que podem causar infecções oculares. Para realizar a limpeza corretamente, sempre use gazes diferentes para cada olho e limpe de dentro para fora.

É muito importante não utilizar algodão em vez de uma gaze esterilizada, pois o algodão pode deixar resíduos de filamentos que se prendem facilmente e se tornam corpos estranhos nos olhos do nosso gato, causando vários problemas.

Além disso, dependendo do tipo de conjuntivite, é possível que o veterinário prescreva o uso de pomadas oftálmicas. Em qualquer caso, deve ser um especialista que indique qual é a mais adequada e como administrá-la. Existem também produtos à venda em lojas especializadas para animais de estimação, como lágrimas artificiais e banhos oculares.

Esses produtos ajudam a manter os olhos limpos e hidratados, respeitando o pH dos olhos do nosso felino. É bom aplicar as gotas nos olhos, nas doses indicadas para cada produto, em seguida, cobrir o olho com um pano úmido com água morna por alguns minutos e, em seguida, repetir o processo com o outro olho usando um pano diferente.

A conjuntivite em gatos e o tratamento com antibióticos

Em alguns casos, o veterinário pode prescrever o uso de colírios antibióticos quando a causa subjacente da conjuntivite exigir. É importante ressaltar que, mesmo que tenhamos antibióticos de uso humano ou antibióticos para gatos de ocasiões anteriores, não devemos usá-los se não forem prescritos explicitamente pelo veterinário, pois podemos agravar a situação, caso a causa seja outra, causando danos permanentes à visão ou ao organismo do nosso felino.

Prognóstico da conjuntivite em gatos

O prognóstico é bom quando o problema é detectado precocemente. Por outro lado, se a conjuntivite em gatos não for tratada, o prognóstico se deteriorará com o tempo. Devemos ter em mente que em felinos as recaídas são comuns quando eles sofrem de alguma outra doença em outro momento e seu sistema imunológico está enfraquecido. Além disso, dependendo da doença que causa a conjuntivite, devemos considerar que, mesmo após a cura do nosso gato, ele pode ser portador da patologia e transmiti-la a outros gatos.

Portanto, é importante ter em mente que a conjuntivite felina é uma condição que pode ocorrer em qualquer exemplar, de qualquer idade, e pode se tornar catastrófica para a saúde ocular do gato doente se não for diagnosticada e tratada de forma oportuna e completa, chegando a levar à perda completa da visão.

Posso usar soro fisiológico no olho do gato com conjuntivite?

O soro fisiológico pode ser utilizado para realizar a limpeza do olho do felino, com o auxílio de uma gaze, de forma suave, para não causar dor ao gatinho. Para instilar nos olhos do animal com conjuntive, é aconselhável o uso de colírio lubrificante à base de hyaluronato de sódio, como o Hyabak.

Assim, as principais opções de colírios para gatos, são:

  • Colírio Hyabak
  • Colírio Tears
  • Soft Care lubrificante oftalmológico Vetfresh
  • Systane UL
  • Lácrima Plus

Remédios caseiros para conjuntivite em gatos

Além de seguir o tratamento prescrito pelo veterinário, podemos usar remédios naturais para tratar a conjuntivite em gatos. A seguir, apresentamos os mais recomendados e fornecemos algumas orientações:

1. Revise sua alimentação

Com uma alimentação adequada, faremos com que o gato tenha um sistema imunológico forte, o que resultará em uma recuperação mais rápida e bem-sucedida. É claro que, dependendo da causa subjacente da conjuntivite felina, será necessário adaptar a dieta ao estado do animal, e será o próprio veterinário quem indicará as diretrizes a seguir para esses casos.

2. Chá de camomila ou tomilho

Se notarmos que nosso companheiro coça muito os olhos, devemos tentar impedir que ele o faça, pois é provável que acabe se ferindo. Para aliviar a coceira, inflamação, vermelhidão e outros sintomas, além de limpar o olho, podemos aplicar uma infusão de camomila ou tomilho com uma gaze estéril enrolada no dedo, da mesma maneira que explicamos anteriormente com o soro fisiológico.

3. Frio e calor para a conjuntivite felina

Se combinarmos compressas frias com quentes ou mornas, conseguimos reduzir significativamente a inflamação e irritação ocular causada pela conjuntivite. Por esse motivo, este é um remédio caseiro para a conjuntivite em gatos que tem sido usado há décadas em humanos e, devido à sua eficácia, também foi aplicado ao mundo animal.

4. Higiene adequada

Devemos manter a pelagem do nosso gato saudável e limpa. Neste caso, enfatizamos o pelo ao redor dos olhos, que podemos pentear para longe dos olhos e cortar em casa se tivermos o equipamento adequado, ou mais seguro, levá-lo a um salão de estética especializado. Assim, evitaremos irritações e infecções oculares.

5. Segurança em primeiro lugar

Se tivermos vários animais de estimação, o ideal é separar os afetados dos saudáveis para evitar a contaminação e também limpar e desinfetar suas caminhas, cobertores, etc.

Além disso, lembramos que uma das causas da conjuntivite em gatos são os resfriados causados por correntes de ar, então devemos garantir que as janelas de casa estejam fechadas ou semiabertas. Se viajarmos de carro com o gato, devemos ter a mesma precaução com as janelas e o ar condicionado, evitando que o ar incida diretamente em nosso animal de estimação.

Sempre que observar sintomas, devemos levar o felino ao veterinário especializado, pois, se for uma conjuntivite, provavelmente ele nos recomendará algum medicamento além do que podemos fazer em casa.

Conjuntivite de gato pega em humano?

Não, os agentes causadores de conjuntivite em gatos são espécie específico, ou seja, só infectam felinos. Caso o seu animalzinho esteja com conjuntivite, você não precisa ter medo de pegar a doença, podendo cuidar dele sem qualquer risco para a saúde dos seus olhos. No entanto, é sempre aconselhável lavar as mãos antes e após manipular os animais doentes

Texto elaborado em parceria com Carla Moreira

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Conjuntivite em gatos - Causas e sintomas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Gelatt, K.N. Oftalmologia Felina. Manual de Oftalmologia Veterinária, 2003, Editora Manole, p. 295-336.
  • Conjuntivite Felina e Canina. Target Treatment for Eyes. Disponível em file:///C:/Users/alvar/Downloads/1920-CAP-008PT.pdf. Acesso em 26/05/2023.