Como tirar as remelas do cachorro

Como tirar as remelas do cachorro

Quando o seu cachorro acorda pela manhã ou depois de um cochilo ao longo do dia, tem muitas remelas nos olhos? As remelas são uma secreção mucosa que sai pelo lacrimal e se acumula nos cantos das pálpebras. Às vezes, a secreção ocular é mais leve e como não chega a ficar agarrada muito ao pelo ao redor dos olhos do cachorro, as remelas podem ser tiradas mais facilmente, mas outras vezes a secreção mucosa é mais espessa e ao secar e ficar no pelo do cachorro, cria uma crosta que é bastante difícil de retirar.

Se o seu cachorro não consegue eliminar as remelas ele mesmo com as lágrimas de forma natural, deverá ajudá-lo e limpar bem os olhos para que esta substância não se continue acumulando e acabe por lhe provocar mal estar e problemas de visibilidade. Se não sabe como o fazer sem o magoar, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra como tirar as remelas do cachorro de forma eficaz e sem o magoar.

Soro fisiológico para tirar as remelas

Quando o seu cachorro tem uma remela e quer tirá-la mas esta está já bastante seca e dura, se passar um pano no olho é provável que o magoe, visto que ao estar dura o que fará será esticar o pelo e a pele ao redor do olho do seu cachorro, tendo como resultado magoar bastante o seu cachorro. Para evitar isto, é aconselhável que antes de lhe tirar as remelas as molhe para amolecerem.

A melhor opção para o fazer é utilizar soro fisiológico que pode encontrar à venda em farmácias. Para o fazer bem é aconselhável que ao invés de utilizar papel higiênico ou algodão utilize gazes esterilizadas, também à venda em farmácias, assim evitará que fique alguma fibra ou resíduo no olho do seu peludo.

Pegue em uma gaze esterilizada e molhe-a bem com soro fisiológico, além disso coloque soro diretamente no olho do seu cachorro e com a gaze faça uma ligeira massagem. Não pressione pois se o fizer pode magoar o seu fiel companheiro, simplesmente massageie com suavidade e notará que a remela ao hidratar-se de novo vai se soltando com mais facilidade. Deve utilizar uma gaze diferente para cada olho, nunca aproveite a de um olho para limpar o outro, pois assim estará passando a sujeira ou alguma condição ocular de um olho para o outro. Continue fazendo esta massagem com soro fisiológico até que os dois olhos do cachorro estejam bem limpos e livres das incômodas remelas.

Além disso, esta limpeza com soro fisiológico também lhe irá permitir tirar as manchas dos olhos do seu cachorro, essas que se formam quando o olho lacrimeja muito mas os condutos lacrimais não drenam muito bem e que mancham o pelo de um tom marrom avermelhado.

Camomila fria para eliminar as remelas do seu cachorro

Outra forma de tirar as remelas do seu cachorro e que ainda é mais eficiente que o soro fisiológico quando há mais algum problema para além da secreção mucosa, como por exemplo um início de conjuntivite ou um olho um pouco inflamado por alergia a algo, é a infusão de camomila fria.

No caso de um início de conjuntivite em cães, é bom tentar parar o problema antes de avançar e começar uma infecção, por isso além de um tratamento médico recomendado pelo seu veterinário de confiança, pode realizar banhos de camomila fria nos olhos do seu cachorro. Além disso, se observar que o seu cachorro tem os olhos um pouco inchados e com remelas, é provável que haja algo no ambiente, como muito pó, que lhe esteja provocando uma reação alérgica e, nestes casos, o mais recomendável é retirar o que causa a alergia ou o afaste da zona e o ajude a retirar as remelas, a diminuir o inchaço e a coceira dos seus olhos com uma infusão de camomila fria.

Para o fazer deverá preparar uma infusão de camomila, coá-la para retirar qualquer resíduo e quando estiver morna colocá-la na geladeira para esfriar, durante pelo menos meia hora. Quando a camomila estiver bem fria, pegue numa gaze esterilizada e molhe-a na infusão, coloque a gaze sobre o olho afetado do seu fiel amigo e deixe atuar uns segundos. Massageie suavemente e notará que as remelas vão começar a soltar e pode retirá-las facilmente. Com este remédio conseguirá eliminar as remelas, limpar bem os olhos e desinflamá-los graças ao efeito da camomila a frio.

Tomilho para retirar as remelas do seu cachorro

Se não tem nem soro fisiológico nem camomila e está procurando um efeito não só de limpeza, mas que também desinfete e desinflame os olhos do seu cachorro, recomendamos que utilize infusão de tomilho a frio para retirar as remelas do seu cachorro e aliviar-lhe os olhos.

Graças às propriedades desinfetantes do tomilho, é aconselhável utilizá-lo se suspeitar de conjuntivite, infecções oculares ou alergias, como referimos antes com a camomila, visto que assim conseguirá reduzir o avanço da inflamação e da infecção. Com uma gaze esterilizada pode aplicar o tomilho nos olhos do seu cachorro com uma suave massagem e ir limpando assim as remelas, que já não estarão secas e duras, permitindo que a gaze embeba bem a zona ocular para desinflamar e desinfetar bem.

Além de utilizar estes remédios, é muito importante consultar o seu veterinário de confiança para verificar os olhos do seu fiel companheiro, visto que quando não se trata de simples remelas por ter dormido muito, o problema de saúde deve ser tratado o quanto antes e evitar que piore a condição ocular do cachorro.

Além disso, deve ter cuidado quando der banho ao seu peludo, visto que lavar-lhe os olhos com shampoo não é a melhor opção uma vez que este produto pode irritar os olhos do cachorro. Mas, se decidir dar-lhe banho com alguns produtos naturais para cachorro, então pode ser que algum possa ser aplicado ao redor dos olhos sem causar problemas a estes e, assim consiga tirar as remelas do seu cachorro, mas para ter a certeza deverá consultar antes o seu veterinário.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tirar as remelas do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado dos olhos.