Como sei se meu gato é destro ou canhoto? Faça o teste!

Como sei se meu gato é destro ou canhoto? Faça o teste!

Com certeza você sabe que a maioria dos humanos são destros, ou seja, utilizam a mão direita para realizar as atividades principais. Mas será que você sabia que os gatos também têm uma das patinhas dominante?

Se você está neste momento se questionando se o seu gato é destro ou canhoto, neste artigo do PeritoAnimal vamos te explicar como descobrir a resposta! Continue lendo!

Experiência em casa para descobrir se seu gato é destro ou canhoto

Se você está com o seu gato, pode descobrir agora mesmo se ele é destro ou canhoto. Você vai apenas precisar de um petisco que ele ame e um copo ou uma garrafa, que te permita colocar o petisco lá dentro.

Comece por colocar o petisco dentro do frasco e deixe ele ao alcance do seu gato num lugar da casa onde ele se sinta seguro e confortável. A curiosidade é algo inerente à natureza felina. O apurado olfato do seu gato vai fazer com que ele se aproxime do frasco para espreitar o que tão delicioso está lá dentro. Agora você só precisa esperar e observar qual das patas o teu felino utiliza para tirar o petisco de dentro do frasco. É recomendável que você repita a experiência pelo menos 3 vezes para ter certeza de qual das patas o seu gato usa mais vezes. Se ele utiliza a pata direita, é destro. Caso utilize mais vezes a pata esquerda, pois o seu gatinho é canhoto! Caso você observe que ele vai alternando regularmente entre as duas patas, você tem um felino ambidestro!

Você deve assegurar que o seu gato pode colocar a pata dentro do frasco sem se machucar e que consegue tirar o petisco de dentro com facilidade, para que esta experiência não lhe cause frustração.

Experiências científicas nas quais se baseia o seu teste em casa...

A ciência descobriu que ter uma mão dominante não é exclusivo dos seres humanos. Dentro dos animais que demonstram certa predisposição para utilizar mais uma das patas dianteiras estão os nossos queridos felinos domésticos.

Diferentes provas foram levadas a cabo por investigadores de diferentes universidades, como o Centro de Neurologia Veterinária da Universidade da Califórnia:

  1. Na primeira prova, fizeram um desafio para os gatos em que lhes colocavam um brinquedo que estava preso à cabeça deles e que eram arrastados em linha reta em frente a eles enquanto caminhavam.
  2. Na segunda experiência, era algo mais complexo: os felinos tinham de tirar um petisco do interior de um recipiente muito estreito, o que os obrigava a usar ou as patas ou a boca.

E o que revelaram os resultados?

Os resultados da primeira prova revelaram que os felinos não demonstravam nenhuma preferencia pelo uso de alguma das patas da frente. Apesar disso, quando foram expostos ao desafio mais complexo, de certo modo demonstraram uma certa simetria, revelando uma leve preferência pela pata direita.

Ao resumirmos o resultado de todas as provas, concluimos que entre 45% e 50% dos gatos se revelaram destros e entre 42% e 46% dos gatos demonstraram ter a pata esquerda dominante. A percentagem de ambidestros foi muito baixa, entre 3 e 10%, dependendo do estudo.

Quando foram analisados os resultados por sexo separadamente, no estudo feito pelos investigadores e psicólogos da Universidade de Belfast, se observou que as fêmeas são maioritariamente destras, enquanto os machos são predominantemente canhotos.

Embora ainda não exista uma explicação para a relação entre o sexo do animal e a pata dominante, esta preferência é visível em tarefas mais complexas. Ou seja, tal como nós, os gatos podem realizar pequenas tarefas com ambas as patas, mas quando se trata de um desafio mais complexo, utilizam a pata dominante.

Faça esta experiência em casa com o seu gato e conte qual o resultado nos comentários em baixo. Queremos saber se o seu gato é destro, canhoto ou ambidestro!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como sei se meu gato é destro ou canhoto? Faça o teste!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.