Como saber se sua cadela está grávida

Como saber se sua cadela está grávida

Um dono responsável deve conseguir reconhecer os sinais e sintomas que indicam uma possível gravidez no seu animal de estimação, neste caso estamos falando de cadelas. É fundamental conhecer toda a informação que lhe vamos proporcionar para poder adaptar o ambiente do seu pet às suas novas necessidades como futura mãe.

O melhor que pode fazer é levar a sua cadela ao veterinário se suspeitar que está grávida, mas se não conseguir marcar uma consulta rapidamente ou não tiver dinheiro para o fazer, fique tranquilo que no PeritoAnimal vamos ajudá-lo com informação sobre a gestação de cadelas. Continue lendo e aprenda como saber se sua cadela está grávida.

A gestação na cadela

Primeiro que tudo, você deve saber quanto tempo dura a gravidez de uma cadela. Em média, uma gestação da cadela dura ao redor de 2 meses e cerca de 62 dias. A natureza não é exata, pelo que este tempo é uma estimativa, o normal é desde 58 a 65 dias, ao fim dos quais a cadela deve dar à luz. Normalmente as ninhadas são de entre quatro e oito filhotes, embora dependendo da raça possam chegar a nascer até mais de nove filhotes ou, pelo contrário, menos de quatro.

No momento em que a cadela ficar prenha, é normal que você não consiga ver de imediato um crescimento da sua barriga. Por norma só conseguirá ver este aumento a partir da quarta semana de gestação, a metade da gravidez. Isto faz aumentar o fator de risco para os filhotes, pois podem não receber os nutrientes e cuidados necessários durante o seu desenvolvimento. Para saber tudo sobre a gestação da cadela semana a semana, não perca este artigo.

Alterações físicas que indicam que a sua cadela está grávida

Apesar do crescimento da barriga não ser algo que possamos notar até ao primeiro mês de gestação, existem outras alterações físicas que indicam uma gravidez nas cadelas. De seguida, vamos lhe explicar os primeiros sintomas:

  • Aumento das glândulas mamárias: o normal é que desde as primeiras semanas de gestação exista um inchaço nas mamas da sua cadela, um pequeno aumento do seu tamanho que para conseguir notá-lo terá de olhar muito bem. Além disso, trata-se de um sinal que nem sempre está presente desde o início, visto que pode aparecer durante a segunda metade da gestação.
  • Mamilos rosa: este sinal é um dos mais fáceis de detetar e complementa o sinal anterior, da sua cadela ter as mamas inchadas. Desta forma, se observar que a sua cadela tem os mamilos mais rosados que o normal, deve começar a suspeitar de uma possível gravidez.
  • Corrimentos vaginais: também é provável que durante as primeiras semanas a sua cadela tenha corrimentos vaginais, de um líquido transparente ou rosa claro. Este líquido funciona como um "tampão" para proteger os filhotes na gravidez. Além disso, é normal que o seu pet urine mais vezes que o normal, uma vez que a bexiga tem menos espaço para armazenar urina neste estado.

Mudanças de comportamento que indicam que sua cadela está grávida

Além dos sinais físicos que vimos antes, também existem mudanças de comportamento que lhe ajudarão a detetar se na realidade a sua cadela está grávida ou não. Em primeiro lugar, deve ter em conta que você conhece a sua cadela melhor que ninguém e que, se notar uma mudança quanto ao seu modo de agir cotidiano, deve estar alerta. Algumas das mudanças de comportamento que lhe podem indicar uma gravidez na sua cadela são:

  • Mudanças alimentares: no início da gravidez é provável que a sua cadela coma menos em relação ao que costumava ingerir. Mas isto é algo que irá mudando à medida que a gravidez avança, o normal é que depois das primeiras duas semanas, a sua cadela apresente um aumento de apetite. Após o segundo mês, o aumento de apetite é ainda mais notável, algo completamente normal uma vez que os bebês vão crescendo e consomem mais energia e nutrientes.
  • Mudanças no relacionamento consigo: é uma mudança comum, uma vez que muitas cadelas procuram mais os seus donos quando estão grávidas. Gostam que as acariciem ou estar ao lado dos seus donos, procurando proteção e conforto pelo estado no qual se encontram. No caso da sua cadela ser desconfiada ou assustadiça, pode ser que este traço se acentue ainda mais na gravidez. É muito provável que depois a sua cadela não queira que toque nela, muito menos na zona do abdômen, onde se sentem mais sensíveis.
  • Apatia e letargia: é normal que a sua cadela brinque menos que o normal, que se comporte de forma menos energética que o habitual. Pode ser que corra menos, que não queira caminhar ou que, se mexa menos no geral. Também é normal que a sua cadela passe mais tempo dormindo ou descansando durante a sua gestação.
  • Afasta-se de outros animais: é comum que uma cadela grávida se afaste de outros cachorros durante a gravidez, pois nesta etapa preferem estar sozinhas.
  • Procura possíveis ninhos: uma cadela grávida vai tentar procurar um lugar para ter os seus filhotes, uma espécie de ninho. Pode notar isto se a sua cadela arranhar o solo, colocar mantas em um canto específico de casa ou se esconder em lugares escuros e solitários que depois podem servir como ninho para os seus bebês.

Confirmação da gravidez

Com todos este sinais já pode ter uma ideia se realmente a sua cadela está grávida, depois poderá confirmar melhor a partir do segundo mês de gestação quando vir o seu abdômen aumentado, e se além disso sentir movimentos que podem ser os futuros filhotes. No entanto, para ter a certeza absoluta, deve consultar o veterinário, que deverá realizar diferentes exames depois das três semanas de gravidez para confirmar o diagnóstico. Os exames que normalmente se realizam são os seguintes:

  • Auscultação para ouvir o coração dos bebês.
  • Ecografia a partir da terceira semana.
  • Análise de sangue que indicará se a sua cadela está grávida ou não.
  • Exames de raios X e palpação a partir dos 28 dias de gestação.

Cuidados durante a gravidez

Se a sua cadela está grávida, deve ter em conta uma série de cuidados que irão garantir que tanto ela como os seus bebês estão saudáveis e fortes. Deve ter cuidado com a sua alimentação, levá-la a fazer exercício e, dar-lhe também muito carinho. O melhor é levar a sua cadela o quanto antes a um veterinário, que lhe indicará os cuidados que deve ter com a sua cadela grávida.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se sua cadela está grávida, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.