Como saber se o porquinho da Índia está no cio

Como saber se o porquinho da Índia está no cio

Como o resto dos mamíferos, os porquinhos-da-índia se reproduzem após um período de cio. Tal como acontece com outros animais, o cio e a reprodução têm suas particularidades e é necessário levá-las em consideração para evitar gravidezes indesejadas.

Se você quer saber tudo sobre isso e aprender a identificar quando uma porquinha-da-índia está no cio, você não pode perder este artigo do ExpertoAnimal. Continue lendo!

Porquinho da Índia como pet

De nome científico Cavia porcellus, o porquinho-da-índia, também conhecido como preá, cobaia e coelho-da-índia, entre muitos outros nomes, é um roedor originário da América do Sul, embora atualmente possa ser encontrado em outros continentes.

De tamanho pequeno, atingem apenas 1 quilo de peso e sua vida média é de no máximo 8 anos. Há evidências de sua domesticação no território americano que remonta a mais de 2000 anos, quando eram criados para consumo. Hoje, é considerado um dos animais de estimação favoritos, já que seu pequeno tamanho o torna uma boa companhia em departamentos modernos. É um animal herbívoro, que gosta de comer legumes frescos e plantas diversas. Para mais informações, consulte o artigo "Cuidados do porquinho-da-índia".

Maturidade sexual dos porquinhos da Índia

A maturidade sexual dos porquinhos-da-índia depende do gênero. As fêmeas a alcançam um mês depois de nascer, enquanto os machos são considerados sexualmente maduros ao atingir dois meses. Desta forma, podemos comprovar que os porquinhos-da-índia são animais muito precoces, que podem começar a se reproduzir rapidamente, algo totalmente desaconselhado antes dos cinco meses de idade nas fêmeas.

Como saber se a porquinha da Índia está no cio?

O cio dos porquinhos-da-índia é diferentes para as fêmeas e para os machos, por isso detalhamos abaixo sua aparição e frequência de acordo com o gênero.

Com que frequência as fêmeas de porquinho-da-índia entram no cio?

Depois de ter alcançado a maturidade sexual, o primeiro cio aparece. A fêmea entrará no cio uma vez a cada 15 dias, o que significa que é poliéstrica. O cio dura entre 24 a 48 horas. Nesta fase do ciclo, a fêmea se encontra receptiva durante 6 a 11 horas, durante as quais aceita o cruzamento.

Após a gestação e o parto, as fêmeas entram em um estado conhecido como cio pós-parto. Acontece entre 2 e 15 horas depois de ter dado a luz, e a fêmea retorna à fase do cio. Após o parto, é necessário estar muito atento e manter o macho afastado, porque ele pode remontar a fêmea e ela estaria novamente em risco de gravidez.

Época de cio dos porquinhos-da-índia machos

O macho, por sua vez, não tem um ciclo quando se trata do acasalamento. É polígamo, ou seja, pode cruzar com todas as fêmeas que estão no cio, a qualquer momento do ano.

As porquinhas sangram quando estão no cio?

Esta é uma dúvida comum. Por serem mamíferos, imaginamos que o ciclo deve ser semelhante ao das fêmeas de outras espécies, e até das próprias mulheres. No entanto, as porquinhas-da-índia não sangram durante a fase do cio, nem durante qualquer um dos estágios da gestação.

Se você observar algum tipo de hemorragia em seu porquinho da índia, vá ao veterinário imediatamente para determinar as causas do sangramento, só assim você poderá tratar o problema a tempo.

Porquinho da Índia no cio - comportamento de machos e fêmeas

Agora que você sabe com que frequência os porquinhos-da-índia entram no cio, você precisa saber qual é o comportamento típico desses animais quando estão nesse período. Machos e fêmeas mudam seu caráter, de seguida te contaremos o que acontece com eles.

Comportamento de um porquinho-da-índia fêmea no cio

Durante o cio, as fêmeas tornam-se mais carinhosas e mimosas, buscando constantemente carícias e atenção. Além disso, algumas tentam montar suas companheiras.

Embora a fêmea atinja a maturidade sexual com um mês de idade, é melhor esperar até que ela complete pelo menos cinco meses de idade antes de engravidar pela primeira vez. Seu peso ideal para isso é entre 600 e 700 gramas, já que de outra forma a gravidez e a lactação podem se tornar complicadas.

Comportamento de um porquinho-da-índia macho no cio

Os machos, por sua vez, não possuem características próprias da fase do cio, pois são capazes de acasalar a qualquer momento. No entanto, é possível observar um comportamento marcadamente agressivo quando percebem que uma fêmea está no cio. Se houver mais de um macho no grupo, o direito de montar as fêmeas será disputado como parte do ritual de cortejo.

O momento mais aconselhável para deixar um macho cruzar é depois depois dos 2 meses de idade. Relativamente às fêmeas, jamais devem ter a primeira ninhada depois dos 7 meses de idade porque existe o risco de distocia. As porquinhas têm uma cartilagem na zona pubiana que estende antes do parto. A partir dos 6 meses essa cartilagem ossifica, daí a importância de que a primeira cria seja antes desse momento. Em todo caso, não recomendamos a criação de porquinhos-da-índia em casa devido à superpopulação e ao número de porquinhos-da-índia abandonados.

Após o parto e durante a criação dos bebês, recomenda-se manter o macho afastado. Embora alguns adotem uma atitude indiferente em relação à cria, outros se tornam agressivos e são capazes de atacá-los. Além disso, lembre-se de que a fêmea pode engravidar novamente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o porquinho da Índia está no cio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.