Como saber se o meu gato está gordo?

Como saber se o meu gato está gordo?

A obesidade é um distúrbio comum em gatos, principalmente com o avanço da idade, por isso, os cuidadores devem saber que esse não é apenas um problema de ordem estética. A obesidade e o sobrepeso vão afetar à saúde do nosso gato, portanto, é uma condição que devemos evitar. Neste artículo do PeritoAnimal vamos explicar como saber se um gato está gordo, as consequências deste problema e as medidas que podem ser tomadas para que o felino recupere o seu peso ideal.

Condição corporal do gato

Os gatos são caracterizados pela sua forma ágil e elegante. Capazes de saltar, trepar e correr, eles funcionam como máquinas perfeitas, para isso devem manter uma condição corporal adequada. Assim, embora não seja possível determinar o peso ideal de acordo com a idade, existem critérios que especificam se o gato está no seu peso ideal, mais magro, muito mais magro ou, ao contrário, com excesso de peso ou com obesidade em maior, ou menor grau. Os critérios estão em uma série de itens que podem ser encontrados em centros veterinários.

Um gato no peso ideal está bem-proporcionado, podemos apreciar a sua cintura e as costelas resultam palpáveis, ou ainda visíveis. Além disso, o acúmulo de gordura abdominal é mínimo. Já em um gato obeso sera difícil tocar as costelas, pois, uma camada de gordura o impedirá. O felino apresentará um abdome arredondado, também devido ao acúmulo de gordura. Nem a cintura será distinguida. Em alguns casos, haverá também depósitos de gordura na parte inferior das costas. Portanto, a condição corporal de um gato é avaliada segundo a observação e palpação.

Como fazer um gato perder peso?

Já vimos como saber se um gato está gordo, agora vamos comentar quais elementos nos ajudarão a mantê-lo na sua condição corporal ideal:

  • Em primeiro lugar, é importante realizar a revisões veterinárias. É comum que, como cuidadores, nos custe perceber que o nosso gato está acima do seu peso ideal. Nestes casos, o veterinário poderá avaliá-lo seguindo as diretrizes que já comentamos.
  • O exercício também é básico. Um gato com acesso ao exterior geralmente tem oportunidades para ficar em forma, no entanto, um gato que mora em um apartamento pode não exibir toda a atividade necessária. Para evitar o estilo de vida sedentário, devemos implementar medidas de enriquecimento ambiental. Leia o nosso artigo sobre o exercício para gatos obesos.
  • Naturalmente, a alimentação é um pilar básico para manter o peso ideal de um gato. Isto deve ser adaptado à idade do animal e às suas circunstâncias vitais e deve sempre ser fornecido na quantidade adequada.
  • Da mesma forma, controlar o abuso de prêmios ou restos de comida humana.
  • Em gatos esterilizados, devemos reduzir o consumo de energia.
  • Finalmente, qualquer mudança repentina na condição corporal do nosso gato, tanto a perda de peso como o ganho é uma razão para consultar o veterinário.

Como vemos, existem muitos fatores envolvidos no excesso de peso. Além dos mencionados, também influenciam, a raça, o sexo ou a idade ou aqueles que dependem dos cuidadores como a escolha da dieta, e como ela é oferecida, além do tipo de ambiente que oferece e até mesmo a sua percepção da condição física do animal. Esses últimos são fatores sobre os quais podemos intervir.

Consequências da obesidade em gatos

Se, após todas as orientações que vimos sobre como saber se um gato está gordo, concluímos que o nosso amigo peludo está com excesso de peso, devemos levar a sério a recuperação da sua condição corporal ideal. A obesidade é um fator de risco para o aparecimento de distintas doenças e, ainda, pode piorar os sintomas clínicos de outras. Por outro lado, os animais obesos têm uma tolerância limitada ao exercício e ao calor e, apresentam mais complicações ao usar a anestesia.

Melhor alimento para gatos obesos: instruções e recomendações

Além de aumentar a atividade física e enriquecer o meio ambiente quando sabemos que nosso gato está gordo, podemos tentar ajudá-lo a perder peso através da alimentação. Para isso, devemos contar com a ajuda do nosso veterinário que, com base no consumo atual do nosso gato, calcule a quantidade que lhe daremos diariamente para emagrecer.

É importante reduzir o consumo de gordura, mas, não o de proteína e, ainda, aumentar a quantidade de fibra e água ingeridas, portanto, os alimentos úmidos podem ajudar nesses casos. Também é melhor racionar em várias porções a comida em lugar de oferecê-la livremente durante todo o dia. Uma dieta para reduzir o peso também pode incluir prêmios, porém, sempre conscientes das calorias que fornecem, que em nenhum caso podem exceder 10% da energia diária. O veterinário deve controlar a progressão do peso para reavaliar a dieta.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu gato está gordo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.