Como saber se o meu cachorro tem raiva

Como saber se o meu cachorro tem raiva

A raiva é uma das doenças caninas mais conhecidas mas, sabe realmente como detectar se o seu cachorro foi infectado? Conhecer os sintomas é vital para salvar a vida do nosso peludo, uma vez que se se não se tratar a tempo é mortal. Além disso é contagiosa inclusivamente ao ser humano, por isso ao tratá-la corretamente estamos nos protegendo a nós mesmos.

Os cachorros podem adoecer e ter uma atitude estranha algumas vezes, mas como saber se o meu cachorro tem raiva? Esta doença mostra sinais muito concretos que devemos conhecer para salvar a vida do nosso cachorro caso tenha sido infectado através de uma mordida de outro cachorro. O vírus da raiva incuba-se entre as primeiras três ou oito semanas depois de ter sido infectado, embora por vezes este período possa durar um pouco mais. Esta doença tem três fases, embora nem sempre todas se manifestem.

Se sofreu um luta, se se comporta de uma forma estranha ou tem febre e se você quer saber se o seu cachorro tem raiva continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir as informações sobre esta doença e detectá-la a tempo.

Passos a seguir:
1

Procure por feridas ou marcas de mordida: esta doença costuma ser transmitida através da saliva, então, como saber se o seu cachorro tem raiva? Se lutou com outro cão, procure imediatamente as feridas que lhe possa ter causado. Desta forma saberá se o seu cachorro está exposto à raiva. Se acredita que pode estar infetado deverá levá-lo rapidamente ao veterinário para que lhe faça uma revisão.

2

Os primeiros sintomas de poderá observar durante a primeira etapa da doença são atitudes muito estranhas e que, embora não sejam sintomas que confirmem a doença, podem servir para disparar o alarme.

Os cachorros podem apresentar dores musculares, febre, debilidade, nervosismo, medo, ansiedade, fotofobia ou perda de apetite, entre outros sintomas. Estes sinas podem ser devidos a outros problemas, mas se o seu cachorro foi mordido por outro cão, deveria levá-lo ao veterinário para saber que problema tem.

3

Em uma etapa mais avançada, o cachorro começará a mostrar uma atitude furiosa que é mais característica da doença e que lhe dá o nome de "raiva".

Os sintomas que apresentam serão os seguintes:

  • Salivação excessiva. Pode apresentar a típica espuma branca com a qual se relaciona esta doença.
  • Uma vontade incontrolável de morder coisas.
  • Irritabilidade excessiva. Diante de qualquer estímulo o cachorro fica agressivo, rosna e tenta morder.
  • Perda de apetite e hiperatividade.

Alguns sintomas menos comuns podem ser a falta de orientação e inclusivamente convulsões.

4

Se não tivermos atenção aos sintomas anteriores e não levarmos o cachorro ao veterinário, a doença entrará na fase mais avançada, embora existam cães que nem sequer a cheguem a sofrer.

Nesta etapa os músculos do cão começam a ficar paralisados, desde as suas patas traseiras até ao pescoço e a cabeça. Também terá letargia, continuará deitando espuma branca pela boca, ladrará de forma anormal e terá dificuldade para engolir devido à paralisação dos músculos.

É muito importante que os cachorros sejam devidamente vacinados para evitar esta terrível doença. Leia o nosso artigo completo sobre a vacina antirrábica.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu cachorro tem raiva, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.