Como saber se o maltês é puro?

Como saber se o maltês é puro?

Quando adotamos um novo companheiro, muitas vezes nos perguntamos se ele é ou não de raça pura. Na realidade, só podemos garantir que se trata de um animal de raça pura se ele tiver um pedigree para o comprovar. Caso contrário, só poderemos comparar as características do nosso cão com as do seu padrão de raça para adivinhar se é ou não um animal de raça pura.

De qualquer modo, é preciso lembrar que o importante ao adotar um novo companheiro não é que ele cumpra qualquer padrão de raça, mas sim podermos acolhê-lo em nossa casa e nos adaptarmos às suas necessidades e estilo de vida. Se você está se perguntando como saber se o maltês é puro, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

É realmente importante que o maltês seja de raça pura?

Só é realmente importante que o maltês seja de raça pura se você pretende participar em um concurso ou exposição canina que requeira que os animais sejam de raça pura. O fato de um maltês ser de raça pura implica que os seus antepassados tenham sido cruzados com indivíduos de raça pura e, portanto, assegura que manterá em grande parte as características do padrão oficial da raça, tal como estipulado por organizações como a Federação Cinológica Internacional (FCI) [1].

Se você não estiver considerando participar em tais concursos ou exposições, fará pouca diferença se o maltês é puro-sangue ou não. O importante é que seja capaz de se adaptar às suas necessidades e que se torne um membro da família, independentemente de ser de raça pura ou sem raça definida (SRD).

Características físicas do maltês: padrão oficial

Em primeiro lugar, devemos saber que os padrões oficiais das diferentes raças de cães são estabelecidos pelas sociedades caninas. A sociedade canina internacional mais prestigiada é a FCI, que utiliza os padrões da raça como referência para a perfeição de uma raça nas suas exposições caninas.

Se você se pergunta quais são as cores que podem ter um cachorro maltês ou qual o tamanho de um maltês, destacamos que as características enumeradas no padrão oficial da raça publicado pela FCI, que podem te ajudar a como saber se o maltês é puro, são as seguintes:

  • Aspecto geral: corpo pequeno e alongado, com pelos brancos muito compridos.
  • Tamanho: altura ao garrote de 21 a 25 cm nos machos e de 20 a 23 cm nas fêmeas.
  • Peso: entre 3 e 4 kg.
  • Cabeça: bastante extensa (pouco mais da metade do seu comprimento), com um stop muito marcado (junção frontonasal), formando um ângulo de 90°. O focinho é volumoso, arredondado e completamente preto. Os lábios superiores estão perfeitamente adaptados aos lábios inferiores e devem ser completamente pretos. Os dentes são brancos, a dentição é bem desenvolvida e completa, e os incisivos são articulados em forma de tesoura. Os olhos têm uma expressão de alerta, sendo grandes e arredondados. O globo ocular não está afundado, mas ligeiramente saliente. Os olhos não devem mostrar a esclerótica (brancos dos olhos) e são de cor ocre escuro. As arestas das pálpebras superiores e inferiores, bem como a terceira pálpebra, são pretas. As orelhas são quase triangulares e penduradas em ambos os lados da cabeça e pouco eretas.
  • Pescoço: sempre levantado.
  • Rabo: grosso na raiz e fino na ponta. Forma uma única curva em direção à parte de trás, com a ponta tocando a garupa. Um rabo enrolado para o lado do corpo também é admitido.
  • Extremidades: estrutura óssea bastante robusta, membros paralelos e verticais. As almofadas são pretas. As unhas devem ser pretas ou pelo menos de cor escura.
  • Pelo: branco puro (ou marfim pálido), denso, brilhante, sedoso, liso (sem ondas ou encaracolado) e muito comprido em todo o corpo. A pelagem deve cair muito ao chão como uma capa, sem se abrir, pode formar tufos ou ficar emaranhada.
  • Movimiento: com passos curtos e rápidos, movimento uniforme e deslizando no solo.

Personalidade do maltês

O temperamento é outra das características que são levadas em conta ao estabelecer um padrão de raça, pelo que também nos pode ajudar a como saber se o maltês é puro-sangue ou não. O FCI inclui os malteses no grupo dos "cães de companhia" devido à sua natureza calma e afetuosa, especialmente com os membros da sua família. É considerado um cão muito inteligente, caracterizado por uma expressão de alerta permanente. Ele está sempre atento ao que se passa à sua volta, rápido, ágil e animado.

Têm uma personalidade alegre, brincalhona e amigável, embora não sejam excessivamente inquietos. Embora não seja habitual nesta raça, caso viva num ambiente um tanto estressante ou não receba uma educação adequada desde filhote, ele pode se portar mal ou ser um tanto rabugento. No entanto, a sua inteligência e vontade de aprender fazem dele uma raça muito fácil de adestrar. Descubra como adestrar um maltês neste outro artigo.

Como saber se o maltês é puro?

O único documento que pode provar que um cão é de raça pura é o pedigree. Esse documento garante que os antepassados são de raça pura e que foram cruzados com outros cães de raça pura. No Brasil, a única sociedade canina autorizada a processar e emitir pedigrees reconhecidos internacionalmente é a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

O processo de obtenção de um pedigree para um cão de raça pura é o seguinte. Quando um criador tem uma ninhada de cachorros de raça pura, deve informar a CBKC e registar oficialmente a ninhada. Se os procedimentos estiverem corretos, a CBKC emitirá ao tutor um número de RG e o certificado de Pedigree para cada um dos cachorros. O pedigree também pode ser tramitado pelo próprio criador, que transferirá este documento para o tutor final do cão.

Ou seja, a melhor forma de como saber se o maltês é puro é por meio do registro oficial e, na falta dele, o pedigree. Se não tiver nenhum destes documentos, é possível afirmar que o seu filhote é de raça pura se ele possuir a maioria das características listadas no padrão oficial da raça, mas você não terá 100% de certeza.

O que fazer se o maltês não for puro?

Como mencionamos no início, a menos que se queira entrar numa exposição ou competição canina, o fato de o maltês não ser de raça pura não tem qualquer importância. Isto significa apenas que alguns dos seus antepassados podem ter sido cruzados com cães de raça não pura e, portanto, as suas características anatômicas podem diferir ligeiramente do padrão oficial da raça.

Lembre-se que os padrões de raça são características que são subjetivamente selecionadas por certas organizações para diferenciar uma determinada raça. Além disso, estas normas mudam com o tempo, o que significa que as características hoje consideradas ideais para uma raça, podem mudar no futuro.

Além disso, não se esqueça de que o mais importante na criação de animais é que isso seja feito de forma responsável. Independentemente de os antepassados serem ou não de raça pura, a questão fundamental na criação de animais é assegurar que os progenitores estejam livres de qualquer doença hereditária ou infecciosa que possa ser transmitida aos seus filhotes e que, consequentemente, possa comprometer a sua saúde e bem-estar. Além disso, as liberdades de bem-estar animal nem sempre são respeitadas, razão pela qual recomendamos sempre que se opte pela adoção em vez da compra de animais.

Finalmente, o fato de o maltês não ser puro é irrelevante se o que é realmente importante para você é ter ao seu lado um companheiro de vida com o qual possa dividir as suas melhores experiências. Lembre-se que mesmo que a sua raça não seja pura, o seu coração será sempre puro. É por isso, e devido ao número de animais em abrigos e refúgios, que te encorajamos sempre a adotar responsavelmente e a não comprar animais.

Agora que você viu como saber se o maltês é puro, não perca o vídeo a seguir com tudo sobre o maltês!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o maltês é puro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Referências
  1. Federation Cynologique Internationale. (2018). Estándar FCI Nº65: Maltese. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/065g09-es.pdf>. Acesso em 10 de novembro de 2021.
Bibliografia
  • CBKC. Padrão oficial da raça maltês. Disponível em: <https://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_193.pdf>. Acesso em 10 de novembro de 2021.
  • Real Sociedad Canina de España. Pedigree. Disponível em: <https://www.rsce.es/es/tramitaciones/pedigree.html>. Acesso em 10 de novembro de 2021.