Como saber se o gato está com calor?

Como saber se o gato está com calor?

Gato sente calor? Como identificar que ele está sofrendo com as altas temperaturas? À medida que os meses mais quentes do ano vão se aproximando, nossos gatos reduzem a sua atividade e tendem a se esconder, principalmente em locais onde as temperaturas ultrapassam os 30 ºC e não há ar condicionado. Os gatos sofrem muito com o calor, principalmente aqueles que estão acima do peso ou sofrem de alguma doença.

O calor excessivo repercute em sua saúde e pode provocar um golpe de calor ou hipertermia, quando a temperatura corporal sobe acima daquela considerada fisiológica para gatos. Um gato que se limpa demais, bebe mais água que o normal, está deprimido, se esconde pela casa ou se deita em superfícies frias, como o chão ou a banheira, está mostrando que começou a sentir calor. Se além disso ele também apresentar dificuldades respiratórias ou uma coloração azulada das membranas mucosas e da pele, é necessário agir imediatamente.

Se você se pergunta como saber se o gato está com calor, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para identificar os sintomas de calor, bem como o que você pode fazer para prevenir isso.

Os gatos sentem calor?

Sim, os gatos sentem calor. Os felinos usam a energia quem obtêm a partir da comida para seu crescimento, metabolismo e movimento. Os resíduos desses processos geram o calor necessário para manter a temperatura corporal correta.

Quando se dissipa menos calor do que é produzido, o gato tem a sensação de calor. Pelo contrário, quando se dissipa mais calor do que o produzido, o gato vai sentir frio. Os gatos são capazes de regular sua temperatura corporal em vários graus para não sentir calor ou frio. Mas quando a temperatura ambiente é mais alta, os gatos, assim como nós, sentirão calor.

Sintomas de um gato com calor

Embora os gatos domésticos descendam dos gatos selvagens do deserto, o calor ainda os afeta. É por isso que nos meses mais quentes do ano, sua atividade pode ser reduzida a ponto de, em alguns casos, o gato ficar praticamente o dia todo escondido nos locais mais frescos e escuros para se proteger das altas temperaturas.

Como curiosidade, os gatos não possuem glândulas sudoríparas distribuídas por toda a superfície do corpo como nós, mas apenas nas almofadas das patas.

Além desse comportamento, os sintomas que podem indicar que um gato está sentindo calor são os seguintes:

  • Aumento do consumo de água para compensar as perdas, melhorar a hidratação e refrescar o corpo. É preciso ter cuidado com esse sintoma, pois também pode indicar a existência de patologias como diabetes ou doença renal.
  • Fraqueza.
  • Inatividade.
  • Língua azulada ou arroxeada.
  • Hipersalivação.
  • Tremores musculares.
  • Excesso de limpeza.

Hipertermia em gatos

Quando as temperaturas exteriores são muito altas e os gatos não estão protegidos, podem sofrer de hipertermia ou insolação, aumentando a sua temperatura acima de 39,2 ºC, que é a temperatura corporal mais elevada que pode ser considerada normal para os gatos.

A temperatura corporal elevada pode causar ao gato com calor diferentes sinais clínicos, como por exemplo:

  • Ofegar excessivamente.
  • Respiração alterada, podendo se manter acelerada mesmo em repouso ou apresentar sérias dificuldades.
  • Tremores.
  • Convulsões.
  • Dificuldade para manter a postura.
  • Vômitos.
  • Erupções avermelhadas na pele.
  • Pele e mucosas azuladas por falta de oxigênio.

Temperatura ambiente ideal para gatos

Para saber se você está diante de um gato com calor, saiba que existe uma faixa de temperatura na qual os gatos podem regular bem suas perdas para manter constantemente uma boa temperatura corporal, de modo que não sintam calor ou frio.

Em geral, os gatos ficam muito confortáveis quando estão em temperaturas entre 17 e 30 ºC, embora isso dependa da raça. Desta forma, embora os gatos com pouco ou nenhum pelo, como os da raça sphynx, tenham essa faixa entre 20 e 30 ºC, os gatos com pelos longos ou grossos, como os siberianos, os maine coon ou os persas, a mantêm melhor entre 15 e 25 ºC. Portanto, eles toleram o calor pior do que os gatos de pelo curto.

Neste outro artigo, você descobre as diferentes formas de como refrescar o gato no calor.

O que fazer para prevenir o calor em gatos

Dadas as consequências negativas que o calor excessivo pode ter na saúde de nossos gatos, devemos protegê-los para evitar que sofram de insolação ou, simplesmente, para aliviar o estresse que o calor exerce sobre seus corpos. Aqui estão algumas dicas para evitar que estejamos diante de um gato com calor:

  • Leve-o para um lugar fresco e ventilado.
  • Se o gato já apresenta sinais de calor, sua cabeça, pescoço, costas e virilha podem ser umedecidos para resfriá-lo e normalizar sua temperatura.
  • Evite sair nas horas mais quentes ou em dias com temperaturas mais extremas.
  • Sempre mantenha o bebedouro com água limpa e fresca e troque-a com frequência. Uma boa ideia é colocar cubos de gelo várias vezes ao dia para mantê-la fresca, ou colocar uma fonte para gatos. A água em movimento estimula o consumo, favorecendo uma hidratação adequada.
  • Prevenir o sobrepeso e a obesidade, fornecendo nutrição adequada e promovendo a atividade física no dia a dia, já que gatos com sobrepeso sofrem mais com o calor.

Agora que você sabe como identificar se um gato com calor, recomendamos a leitura deste outro artigo em que falamos sobre os cuidados com o gato no verão.

Além disso, no vídeo a seguir do canal do PeritoAnimal no YouTube, você verá mais informações sobre como saber se um gato está com calor com dicas para protegê-lo:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o gato está com calor?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Bibliografia
  • Pérez, G. (2018). Primeros auxilios para gatos. Arcopress S.L.
  • PDSA. High temperature (fever) in cats. Disponível em: <https://www.pdsa.org.uk/taking-care-of-your-pet/pet-health-hub/symptoms/high-temperature-fever-in-cats>. Acesso em 4 de agosto de 2021.