Como saber se o gato é Siamês

Como saber se o gato é Siamês

Mesmo quem não entende muito de gatos certamente já ouviu falar de gato Siamês. Além de ser uma das, se não a mais, popular raça de gatos do mundo, o Siamês é apaixonante com suas cores em tons de marrom e creme, e grandes olhos azuis.

É, sem dúvidas, um ótimo gato para se ter como companhia, pois é elegante, leal, amoroso, falante e muito brincalhão. Como os filhotes nascem todos brancos, e somente adquirem a cor característica de um Siamês conforme ficam mais velhos, muitas pessoas têm dúvidas se o gato é realmente Siamês, por isso continue aqui no PeritoAnimal e tire suas dúvidas. Vamos te explicar como saber se o gato é siamês.

Características dos gatos Siameses

A raça é originária da Tailândia, partindo do Sudeste Asiático até chegar na Inglaterra, onde tornou-se popular por seu carisma, companheirismo e elegância, e de lá espalhando-se por todo o mundo.

O gato Siamês legítimo possui corpo fino e alongado com cores variando do branco ao creme ou bege, patas longas e finas e cauda igualmente longa totalmente escuras. A cabeça é triangular e com o nariz levemente afinado, e orelhas marrons mais proeminentes e pontudas, a máscara do focinho, boca e olhos de cor igualmente amarronzada ressalta seus olhos grandes, amendoados e azuis que podem variar desde um azul mais claro até a um azul turquesa.

Os filhotes de gatos Siameses nascem totalmente brancos e sua pelagem escurece conforme o tempo, apenas quando chegam a idade entre 5 e 8 meses é que a coloração adquire o aspecto padrão definitivo, onde um adulto pode pesar cerca de 4 a 6kgs. Siameses não possuem pelo longo, de modo que o pelo curto é característico da raça, daí a confusão, pois este padrão de cor também é encontrado em outras raças de gatos como o Sagrado da Birmânia e o Persa, por exemplo.

Neste artigo do PeritoAnimal, você pode ler mais a respeito da raça Siamês.

Comportamento dos gatos Siameses

Os gatos Siameses caíram no gosto popular por seu carisma, companheirismo e lealdade. São gatos que se apegam muito ao dono, pois como são brincalhões gostam muito de interagir com as pessoas, porém como todo gato, eles têm seus momentos de paz e sossego, durante os quais não gostam de ser perturbados, e se forem podem ser um tanto quanto temperamentais e imprevisíveis.

São gatos bastante falantes e miam para tudo, e uma curiosidade é que as fêmeas de gatos siameses entram na época do cio mais cedo do que outras raças, e como as fêmeas podem ficar bastante agitadas e arredias nessa fase, é aconselhável castrar os gatinhos para evitar este tipo de comportamento caso você não tenha pretensão de procriar esta raça.

Por ser uma raça considerada elegante, eles possuem um andar esbelto e gracioso, e ao mesmo tempo, espírito aventureiro com um grande extinto de caça, o que faz com que tentem capturar o brinquedo com pulos e acrobacias. Têm espírito aventureiro e gostam de explorar todos os cantos da casa, quintal e jardim, e caso não encontrem nada com o que se distraírem, podem desenvolver problemas de comportamento, nos quais passarão a destruir os móveis e fazer as necessidades fora da caixa de areia.

Como saber se meu gato é Siamês

Enquanto filhotes é difícil ter certeza sem levar em consideração as características dos pais. Se a mãe e o pai dos gatinhos forem siameses, certamente os filhotes adquirirão a coloração específica conforme avançam a idade adulta. Caso você tenha resgatado uma ninhada e não sabe a procedência dos filhotes e nem onde estão os pais, fica difícil saber se eles terão o padrão de um gato siamês ou outra coloração. Em se tratando de gatos comuns, como gatas podem engravidar de vários gatos em uma mesma gestação, alguns dos filhotes podem nascer com aspecto de Siamês e outros podem nascer brancos, pretos, etc. em uma mesma ninhada.

É aconselhável aguardar até os 2 e 3 meses de idade, que é quando o padrão da raça já está mais visível.

Gato Siamês puro

O corpo do gato Siamês puro difere do gato Siamês popular, que foi uma provável cruza entre um gato doméstico comum e um Siamês puro, desta forma perpetuando o padrão de cores característico da raça siamesa, porém com o corpo de um gato doméstico comum.

O gato siamês comum, apesar de manter o temperamento da raça, possui corpo mais robusto e musculoso, cauda mais grossa e cabeça mais redonda. Enquanto que o gato siamês puro possui corpo mais alongado e longilíneo, cabeça triangular e orelhas mais pontudas e proeminentes lateralmente à cabeça. As cores mais escuras podem variar desde cinza, até chocolate e preto. Os filhotes nascem totalmente brancos ou com uma leve coloração areia, sendo que ao fim do primeiro mês de vida dos filhotes já é possível observar as cores características nas extremidades do focinho, patas e cauda.

Leia o nosso artigo sobre os tipos de gatos siameses.

Como saber se meu gato é puro

Para que um gato seja considerado "puro", ele não pode ter tido nenhuma mistura com outras raças ao longo de sua linhagem, e a única forma de atestar isso é por meio de um certificado específico emitido por entidades de criadores de gatos profissionais, como um Pedigree, que é um documento contendo toda as informações sobre a linhagem daquele gato, até seus tataravós e irmãos de ninhada, e com quem eles cruzaram até chegar no seu gato.

Este certificado é emitido apenas por criadores profissionais e você recebe junto com o filhote que está adquirindo do gatil. Então, mesmo que você tenha encontrado um gatinho siamês na rua, apesar de ele ter as cores e padrão da raça, não existem meios de atestar qual a linhagem daquele gato e quem foram seus ascendentes, desta forma não é possível emitir o pedigree de um gato após adulto, pois para isso, além de provar sua linhagem, você precisaria estar cadastrado junto a uma Associação responsável de criadores de gatos profissionais, e solicitar o pedigree dos filhotes antes mesmo de eles nascerem, comunicando a chegada de uma ninhada pela cruza entre os pais programados. Portanto, se a sua intenção não é participar de exposições e eventos, seu gato não precisa ser puro, para ser amado e bem cuidado.

Você adotou recentemente um gatinho desta raça? Veja a nossa lista de nomes para gatos siamês!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o gato é Siamês, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.