Como saber se o cachorro está com dor de barriga

Como saber se o cachorro está com dor de barriga

Os cachorros podem ser bastante gulosos e alguns, inclusive, podem ter o perigoso costume de comer tudo que está pela frente. Por isso, um dos problemas frequentes que um tutor deve estar preparado para identificar e saber como lidar é a dor de barriga em cachorro.

Pensando nisso, neste novo artigo de PeritoAnimal vamos explicar como saber se o cachorro está com dor de barriga. Aqui, falaremos brevemente sobre os sintomas, as causas e os possíveis tratamentos para um cachorro com dor de barriga. Continue lendo!

Causas da dor de barriga em cachorro

Na maioria dos casos, um cachorro com dor de barriga está sofrendo as consequências dos maus hábitos alimentares ou de uma dieta desequilibrada. Como adiantamos na introdução, os cachorros que têm o costume de comer tudo que está pela frente podem desenvolver sérios problemas digestivos. Além disso, correm o risco de ingerir substancias ou alimentos tóxicos que podem provocar sintomas de envenenamento nos cachorros.

O excesso de comida diária também pode provocar diarreia, inchação abdominal, vômitos, gases e outros sintomas de dor de barriga em cachorro. Para evitar essas complicações, é essencial contar com a orientação de um veterinário para ajustar a quantidade de comida adequada ao seu cachorro, considerando a idade, o estado de saúde e as necessidades específicas do organismo.

Um cachorro com dor de barriga e gases também pode estar consumindo alguns nutrientes de forma exagerada ou desequilibrada. Por exemplo, o consumo excessivo de fibras ou carboidratos pode provocar flatulências excessivas no trato gastrointestinal dos cães, assim como diarreias e vômitos. Por isso, novamente reafirmamos a importância de contar com ajuda profissional para proporcionar uma dieta compatível às necessidades nutricionais do seu melhor amigo.

Porém, a dor de barriga nos cachorros também pode aparecer como um sintoma de alguma doença subjacente. Principalmente quando o cachorro apresenta a barriga inchada constantemente com sinais de dor e/ou diarreia persistente, que pode ou não estar acompanhada de sangue e muco. Por isso, um cachorro com dor de barriga precisa receber atenção veterinária, para descartar qualquer causa patológica e verificar o tratamento mais adequado para aliviar os sintomas e recuperar o bem-estar.

Algumas doenças que podem apresentar como sintomas dor de barriga em cachorro, são:

  • Gastrite;
  • Pancreatite;
  • Infecção urinária;
  • Parasitas intestinais;
  • Torção gástrica.

Como saber se o cachorro está com dor de barriga

Agora que vimos brevemente as causas da dor de barriga em cachorro, podemos passar para a questão central deste artigo: como saber se o cachorro está com dor de barriga?

Quando falamos da saúde dos nossos melhores amigos, saber reconhecer rapidamente os sinais negativos é tão importante quanto saber preveni-los. Lembre-se que, quanto mais rápido for diagnosticado um problema de saúde, geralmente, maiores serão as chances de cura e mais eficaz será o tratamento.

Infelizmente, é comum que os tutores não reconheçam os primeiros sintomas de dor de barriga e se assustem ao ver que seu cachorro está com diarreia ou vômito. Porém, existem vários sinais que permitem saber se o cachorro está com dor de barriga. Confira alguns deles a seguir:

  • Dilatação abdominal (barriga inchada e dura);
  • Apatia;
  • Desânimo;
  • Isolamento (falta de interesse em brincar, passear e fazer atividades cotidianas);
  • Falta de apetite;
  • Sede;
  • Respiração alterada (o cão pode respirar mais fundo e de forma acelerada);
  • Gases excessivos;
  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Diarreia (pode haver presença de sangue nas fezes);
  • Dificuldade para defecar;
  • Dificuldade para urinar;
  • Sinais de dor.

Cachorro com dor de barriga: o que fazer

Como vimos, a dor de barriga em cachorro pode ter diferentes causas e seus sintomas não devem ser ignorados. Por isso, se seu cachorro está com diarreia, o ideal é levá-lo ao veterinário para examiná-lo, identificar a causa específica do mal estar digestivo e poder iniciar um tratamento eficaz e seguro para recuperar seu bem-estar.

Além disso, o veterinário poderá te ajudar a estabelecer uma alimentação mais apropriada às necessidades nutricionais do seu pet, para evitar outros transtornos digestivos no futuro ou casos de desnutrição ou anemia pela falta de alguns nutrientes. Também será importante revisar a quantidade de comida que o cãozinho ingere diariamente e constatar se o tipo de dieta que consome é a mais apropriada para o seu organismo.

Saiba mais sobre a alimentação de cachorros filhotes e adultos nesse vídeo do YouTube:

O que dar para cachorro com dor de barriga

Para muita gente, a dor de barriga em cachorro pode ser vista como algo “normal”, o que é extremamente perigoso, e, tão arriscado quanto ignorar os sintomas de transtornos digestivos no seu cachorro, é recorrer à automedicação. Muitos medicamentos humanos são proibidos para cães e também existem plantas venenosas que podem prejudicar a saúde do pet.

Por isso, antes de preparar qualquer remédio caseiro para dor de barriga de cachorro, consulte um veterinário para saber se esta preparação realmente ajudará na recuperação do seu cãozinho e evitar qualquer efeito adverso. O veterinário também recomendará uma dieta especial para que o cachorro se mantenha bem hidratado e reponha os nutrientes e eletrólitos que perdeu por causa da diarreia.

Aqui no Perito Animal, você pode ler um pouco mais sobre a alimentação para cães com diarreia e conhecer alguns remédios naturais seguros para cachorros com dor de estômago. Além disso, lembre-se que é fundamental deixar água fresca e limpa sempre à disposição do seu melhor amigo para prevenir sintomas de desidratação.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o cachorro está com dor de barriga, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.