Como reduzir o estresse em gatos

Como reduzir o estresse em gatos

Muitos tutores se perguntam como tratar estresse em gatos. E a verdade é que há várias medidas que você pode tomar para ajudar o bichano. Embora o estresse seja um mecanismo adaptativo cujo objetivo é garantir a sobrevivência em situações de perigo, também pode ser uma patologia com graves repercussões tanto físicas quanto comportamentais. Os gatos são especialmente suscetíveis ao estresse patológico, uma vez que são caracterizados por precisar exercer controle total sobre seu ambiente. Isso implica que o estresse em gatos pode ocorrer de forma repetida até se tornar crônico devido a mudanças mínimas no ambiente, como visitas ou a mudança na disposição dos móveis.

O estresse em gatos requer uma resposta imediata para evitar complicações. É muito importante saber como um gato estressado age para reconhecer os sintomas e também como acalmar um gato estressado. Portanto, neste artigo do PeritoAnimal, explicamos como reduzir o estresse em gatos.

O que é o estresse em gatos?

O estresse é um mecanismo absolutamente necessário. Por exemplo, o fato de um gato experimentar estresse durante uma mudança o deixa alerta e o ajuda a se adaptar a um novo ambiente; quando outro animal mostra agressividade em relação a ele, o estresse o permite fugir. Nessas situações, nenhuma intervenção é necessária, pois o estresse é uma resposta adaptativa genuinamente necessária para a situação.

Nos casos que mencionamos, o estresse no gato ocorre por um curto período de tempo e não representa uma ameaça. O problema surge quando o gato demonstra estresse de forma regular e em situações do dia a dia.

É importante conhecer os sintomas principais de estresse em gatos para poder tratar o problema da melhor maneira possível.

Sintomas de um gato estressado

O estresse constante em gatos causa alterações que podem prejudicar o organismo, que vão desde a diminuição da resposta do sistema imunológico até mudanças comportamentais. É nesse momento que devemos agir rapidamente se não quisermos que a saúde do gato seja significativamente afetada.

Em gatos estressados, podemos observar os seguintes comportamentos:

  • Atitude agressiva: seja com arranhões ou urina, o gato realiza marcações excessivas. Além disso, também apresenta comportamento agressivo em relação aos seus tutores e, no caso de haver outros gatos ou animais na casa, os conflitos são constantes. Basicamente, ele se sente irritado com o que o rodeia. Você pode se interessar pelo seguinte artigo do PeritoAnimal sobre "Como acalmar um gato nervoso?".
  • Redução das brincadeiras e do apetite: quando temos um gato estressado, percebemos que ele deixa de comer ou não come tanto quanto costumava. Além disso, também veremos que o estresse em gatos se manifesta fazendo com que o gato não interaja da mesma forma que costumava. Por exemplo, ele não mostra mais interesse em brincar ou passar tempo caçando e perseguindo presas.
  • Eliminação inadequada: ele é incapaz de urinar ou defecar na caixa de areia, fazendo isso em outros lugares.
  • Estereotipias: lambe-se em excesso, corre de um lado para o outro de forma compulsiva, repete algumas ações ou atitudes...

No caso de você estar se perguntando se um gato pode morrer de estresse, a resposta é muito mais complexa do que um simples sim ou não. Se o estresse em gatos se tornar agudo e crônico, ele pode desenvolver doenças que pioram seu estado de saúde e, consequentemente, levar à sua morte.

Como reduzir o estresse em gatos

Agora que você já leu sobre o que é o estresse e os sintomas de um gato estressado, provavelmente gostaria de saber como reduzir o estresse em gatos. Portanto, a seguir, apresentaremos uma série de pontos e considerações a serem levados em conta se você quer saber as melhores maneiras de tratar o estresse em gatos.

1. Cuide da alimentação

Entre as muitas rações balanceadas para gatos disponíveis hoje em dia, algumas são específicas para apoiar a nutrição em épocas de estresse. Um organismo estressado tem necessidades nutricionais ligeiramente diferentes e requer mais energia para lidar com o estado de alerta que o estresse provoca. Portanto, é altamente recomendável ajustar a alimentação do gato como um recurso importante no tratamento do estresse, juntamente com outros recursos. Obviamente, qualquer mudança na alimentação do gato deve ser feita gradualmente para evitar complicações digestivas.



2. Ofereça um ambiente seguro e tranquilo

O gato convive com outros animais? Isso pode agravar o estresse e até mesmo ser a causa dele. De fato, é bastante comum encontrar um gato estressado devido a outro gato. Para determinar como os outros animais da casa afetam o estresse do gato, é necessário observar o comportamento deles e também o comportamento do gato estressado quando está com eles. Se você perceber que a companhia de outros animais piora o estresse do felino, será necessário manter os animais separados por um tempo até que o gato se recupere, e pode ser necessário trabalhar no comportamento das outras mascotes.

3. Mantenha a caixa de areia limpa

Gatos são animais extremamente exigentes com a limpeza. Portanto, uma caixa de areia suja pode ser um dos gatilhos do estresse em gatos. Para reduzi-lo, você deve verificar diariamente o estado da caixa de areia do gato e mantê-la da melhor maneira possível para evitar que o gato fique estressado com ela.

4. Passe mais tempo com ele

Diariamente, encontre um momento tranquilo para passar um bom tempo com o gato. Durante esse período, fale com ele com voz suave, dê-lhe todo o seu carinho e brinque com ele, sempre observando qualquer comportamento agressivo que possa surgir, pois isso não deve ser permitido. Brincar com o gato fornecerá a ele uma excelente ferramenta para lidar com o estresse, pois a melhor maneira de tratar o estresse em gatos é manter o bichano ativo como uma forma de canalizar o estado de alerta que seu organismo está experimentando. Durante as brincadeiras, você está estimulando-o de maneira positiva, além de proporcionar exercício a ele.

5. Experimente terapias naturais

O estresse responde muito bem às terapias naturais, o que nos dá a oportunidade de melhorar a qualidade de vida de nosso gato de forma completamente respeitosa ao seu organismo. Você pode optar por fornecer ao seu gato vários tranquilizantes naturais, como feromônios, que permitem que o gato sinta que o ambiente está sob seu controle e território. Outras opções igualmente adequadas são os florais de Bach e a homeopatia. Para aplicar com sucesso essas terapias naturais, recomendamos que você faça isso sob a supervisão de um veterinário holístico.


6. Visite o veterinário

Um gato estressado pode apresentar vários problemas de saúde, desde doenças infecciosas até alopecia, alergias e vários distúrbios cutâneos. Portanto, é essencial que um veterinário avalie o estado de saúde do gato para iniciar um tratamento farmacológico, quando necessário. Outra razão importante para visitar o veterinário é que o estresse pode ser causado por uma doença física, e é importante descartar essa possibilidade.

Mais dicas para tratar o estresse em gatos

Além do que foi mencionado para reduzir o estresse em gatos, você também pode experimentar as seguintes opções:

  • 7. Crie um espaço antiestresse: Construa um lugar onde o gato possa ficar mais isolado e tranquilo, como uma espécie de "refúgio" ou "cabana". No entanto, certifique-se de que o gato não se sinta encurralado e, sob nenhuma circunstância, o confine.
  • 8. Permita que ele marque território: A marcação dos gatos ajuda a reduzir o estresse e torna um local desconhecido familiar para eles. Se você observar que ele esfrega contra os móveis ou marca com as patas, permita que ele faça isso.
  • 9. Use música relaxante: O estresse em gatos pode ser causado por ruídos muito altos para eles, como construções ou o choro de um bebê. Portanto, tente colocar música relaxante para gatos ou ruído branco. Fique com ele e observe como ele reage.
  • 10. Distribua seus brinquedos: Se você perceber que ele tem lugares preferidos, deixe seus brinquedos e utensílios nesses lugares. Isso pode fazer com que ele se sinta mais seguro e relaxado se houver algum lugar onde ele tenha medo.

Lembre-se de que cada gato é único, e o que funciona para um pode não funcionar para outro. É importante observar o comportamento do gato e, se o estresse persistir, consultar um veterinário ou especialista em comportamento felino para obter orientações específicas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como reduzir o estresse em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.