menu
Partilhar

Como preparar o cachorro para a chegada de um bebê

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 9 setembro 2021
Como preparar o cachorro para a chegada de um bebê

Ver fichas de  Cachorros

A chegada de um bebê em casa é um evento muito feliz e também uma grande fonte de agitação e mudanças na casa. E se for o primeiro bebê da família, é um desafio ainda maior para os novos pais, mas também para os animais de estimação.

O cachorro também verá sua rotina familiar completamente alterada, ele receberá menos atenção e isto o afetará ainda mais se até agora o canino era tratado como uma "única criança" da casa. O peludo também terá que lidar com os novos cheiros e sons do bebê. Por isso, se você quer que dê tudo certo nessa fase de transformações, é bom pensar com antecedência em preparar o cachorro para a chegada do neném. Isso fará com que a transição seja mais fácil para todos.

Se sua família está prestes a aumentar, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, pois vamos te dar conselhos práticos sobre como preparar o cachorro para a chegada de um bebê.

Também lhe pode interessar: Socializar um cão adulto

Ensine novos comandos para o cachorro

A melhor maneira de começar a preparar um cachorro para a chegada de um bebê é estabelecer um bom controle verbal baseado em reforço positivo. Isso pode dar uma grande ajuda quando o novo integrantes da família chegar ao seu lar. Assim, os seguintes comandos podem ser especialmente úteis:

  • Sentado e deitado; Vem aqui: estes são comandos básicos que o cachorro deve conhecer para ser obediente e ter uma base para ensinar-lhe outros comandos.
  • Fica: pode ser particularmente útil para ajudar o cachorro a controlar seus impulsos.
  • Solta: para fazer o cachorro soltar os objetos, como brinquedos, do bebê.
  • Cumprimentar as pessoas com calma: um cachorro que pula por toda parte para te receber em casa pode parecer engraçado, mas uma vez que você tenha um bebê pode se tornar problemático e muito perigoso, além disso, durante a gravidez a futura mãe não vai querer que o cachorro pule em sua barriga.
  • Vá pra cama: se o cachorro tem uma cama ou um local em que se sente seguro, ele poderá se refugiar lá quando houver muito estresse em casa e é importante que você também saiba que se você não puder vigiar seu cachorro, basta mandá-lo para sua cama para ele se tranquilizar e descansar lá.
Como preparar o cachorro para a chegada de um bebê - Ensine novos comandos para o cachorro

Prepare o cachorro para as mudanças no modo de viver

Muitos cachorros experimentam ansiedade quando seu estilo de vida é drasticamente alterado. Você pode antecipar as mudanças que a chegada de um bebê trará e minimizar o estresse de seu cão, acostumando-o gradualmente a essas alterações:

Planeje e pratique tais mudanças em sua rotina

Você pode pensar em como seu horário diário vai mudar quando o bebê chegar, então comece agora uma transição lenta para estes novos horários: se você planeja tirar um cochilo à tarde, enquanto seu bebê estiver dormindo, comece a fazer isso antes do recém-nascido chegar. Se você planeja passear com o cachorro em uma hora diferente do atual, mude progressivamente seus horários para se adaptar ao que está por vir.

A vida com um bebê em casa pode ser imprevisível e pode ser uma boa saída acostumar o cão às mudanças de ritmo: tente variar os horários de alimentação de seu amigo peludo, alimentando-o uma ou duas horas antes ou depois de seu horário habitual para permitir que ele se adapte a isso. Se você sempre passeia com ele nas mesmas horas, você também pode variar um pouco o horário. Entretanto, tente manter uma certa estabilidade em todas essas mudanças. Uma situação descontrolada pode confundir e assustar o cachorro.

Você pode até praticar se levantar no meio da noite, como vai acontecer quando você tiver um bebê e ele chorar. Ensinar o cachorro a não entrar em pânico e permanecer calmo no lugar em que você estará cuidando do neném também é uma boa opção para preparar o cachorro a lidar melhor com o neném.

Modifique a atenção que você dá ao cachorro antes da chegada do bebê

Quando você tiver que cuidar do bebê, o tempo que você terá disponível para o cachorro certamente diminuirá. Para resolver este problema, siga três dicas importantes:

  1. Comece a acostumar o cachorro a ficar sozinho em casa, a receber menos atenção ou a se acostumar com outro membro da família. Se você não começar cedo com estas pequenas coisas antes da chegada do bebê, o peludo associará a diminuição da atenção com o bebê. Aí ele poderá ficar com ciúmes e isso se transformar em uma grande fonte de problemas.
  2. Progressivamente, dê menos atenção ao cachorro e organize sessões de brincadeiras e carícias mais curtas nas mudanças de horário do dia para que a chegada de seu bebê não marque uma mudança drástica na quantidade de tempo que você passa com ele, mas para que o cachorro tenha se acostumado à sua ausência. Lembre-se de que o ajuste será difícil.
  3. Incentive outros membros de sua família a passar tempo com ele e até mesmo considere contratar um passeador de cães para ajudar seu animal de estimação a se distrair e se divertir.

Aplique agora as novas regras da casa

Se você deixar o cachorro fazer coisas que você não planeja mais permitir quando seu bebê estiver em casa, faça essas mudanças agora: por exemplo, se ele dorme na sua cama à noite mas você vai mudar esse costume assim que o bebê chegar, comece a acostumá-lo a essas mudanças agora. Tente pensar em todas as mudanças que acontecerão quando você tiver seu bebê em casa e aplique agora para que ele não associe seu bebê com a experiência desagradável e o estresse das mudanças.

Como preparar o cachorro para a chegada de um bebê - Prepare o cachorro para as mudanças no modo de viver

Prepare o cachorro para novas experiências com a chegada do neném

Para os cachorros que ainda não passaram muito tempo com bebês, eles podem parecer estranhos e até mesmo assustadores: recém-nascidos fazem sons estridentes, têm cheiros diferentes, têm um aspecto bem distinto dos humanos adultos e se movem de outras formas. Portanto, apresentar ao cachorro o maior número possível de sons e cheiros de bebês e observar como lidam com os movimentos de bebês (na rua e em um parquinho, por exemplo), é importante para ele se familiarizar o mais possível com essas novas sensações quando o seu bebê chegar à casa.

Ver novos objetos

Outro item fundamental na hora de preparar o cachorro para a chegada do bebê é começar a colocar utensílios do neném, tais como brinquedos e cadeirinha de bebê para carro e apresentá-los ao cachorro um de cada vez para que ele possa se acostumar com estes novos objetos. Você também pode colocar objetos menores no chão quando estiver em casa, para que ele se acostume com a presença de brinquedos no chão e aprenda a não pegá-los: ele pode investigá-los, mas se ele pegar um imediatamente você deve redirecionar sua atenção para seus próprios brinquedos para cães.

Cheiros

Comece a usar alguns dos cremes, géis e shampoos do bebê em você para que seu cão associe estes cheiros com algo familiar e conhecido. Se você puder: apresente ao cachorro roupas, cobertores ou tecidos impregnados de cheiros de bebê para que o peludo também se familiarize com estes novos cheiros.

Ruídos

Se seu cão é sensível a ruídos estranhos, ele pode ficar agitado ou assustado quando ouvir o bebê gritar ou chorar. Para ajudar o cachorro a se adaptar, você pode obter gravações de bebês chorando ou gritando ou fazendo barulhos quando eles brincam. Cada vez que ele ouvir a gravação, dê muita atenção e recompensas ao cachorro, para que ele associe positivamente estes novos ruídos. Se o cachorro se assutar com estes sons, comece com o volume muito baixo e vá aumentado progressivamente o volume das gravações.

Pratique com uma boneca

Alguns especialistas behavioristas de cães recomendam praticar a relação do cachorro com o neném com uma boneca semanas antes da chegada de seu bebê: você pode simular atividades clássicas de cuidados com o bebê na frente de seu cão, ensinando-o a dar beijos suaves na boneca. Se ele tentar mordê-la, diga-lhe "não" firmemente e redirecione sua atenção para seus brinquedos e recompense-o quando ele se concentrar em seus brinquedos.

Obviamente o cachorro perceberá rapidamente que a boneca é um objeto e não um ser vivo, mas suas primeiras reações lhe permitirão ver o que você precisará enfatizar quando você apresentar seu verdadeiro bebê a ele.

Acompanhe o cachorro em parques infantis onde crianças e bebês brincam

Você pode passear com o cachorro em parques infantis, sempre com muito cuidado e pedindo permissão dos pais para que seu melhor amigo peludo se aproxime, principalmente para que ele se acostume a ver crianças se movendo e correndo.

Agora você sabe tudo o que precisa para preparar o cachorro para a chegada de um bebê para que esta tremenda mudança em sua vida doméstica ocorra da maneira mais tranquila possível. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, não hesite em consultar um especialista na área.

Como preparar o cachorro para a chegada de um bebê - Prepare o cachorro para novas experiências com a chegada do neném

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como preparar o cachorro para a chegada de um bebê, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação avançada.

Bibliografia
  • American Kennel Club. Introducing your dog to your new baby. Disponível em: <https://www.akc.org/expert-advice/training/introducing-dog-to-baby/>. Acesso em 20 de setembro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como preparar o cachorro para a chegada de um bebê
1 de 4
Como preparar o cachorro para a chegada de um bebê

Voltar ao topo da página